Casagrande detona Gabigol após aglomeração: “Não sabe o que é ser ídolo”

O comentarista Walter Casagrande fez duras críticas ao atacante Gabigol, após o atacante do Flamengo ter sido flagrado em um cassino clandestino em São Paulo, na qual estavam presentes mais de 150 pessoas. Para Casagrande, o camisa 9 não sabe seu tamanho como ídolo esportivo e merece ser punido pelo time.

Gabriel Barbosa, o Gabigol, não tem a mínima noção do que é ser um ídolo. Deveria estar incentivando a vacinação, o uso de máscara, o distanciamento social. Aproveitar a grande fase que atravessa para ajudar na informação correta, mas, em vez disso, é detido pela polícia”, comentou em seu blog.

Vacina de Oxford não tem relação com coágulos, assegura fabricante

Não há qualquer relação entre os coágulos sanguíneos e a vacina da AstraZeneca, defendeu nesta segunda-feira (15) o diretor da equipe científica da Universidade de Oxford que desenvolveu o medicamento após sua suspensão por vários países. Andrew Pollard, diretor do grupo de vacinas de Oxford, garantiu que “há evidências muito tranquilizdoras de que não há aumento no fenômeno dos coágulos aqui no Reino Unido, onde a maioria das doses na Europa foi administrada até agora.”

“É absolutamente essencial que não tenhamos o problema de não vacinar as pessoas e correr um risco enorme, um risco conhecido da covid-19, em comparação com o que os dados que obtivemos dos reguladores mostram até agora: nenhum sinal de problema”, sublinhou em declarações à BBC Radio 4.

Irlanda e Holanda se somaram, neste domingo (14), à lista de países que proibiram as aplicações do imunizante de Oxford, principalmente da Europa, que suspenderam o uso da vacina AztraZeneca por precaução. Anteriormente, a Dinamarca, a Noruega e a Tailândia tinham feito isso.

Volume do crédito consignado bate recorde e supera R$ 440 bi

O volume do crédito consignado bateu recorde em janeiro deste ano, com R$ 442,8 bilhões contratados. De acordo com dados do Banco Central, é o maior valor já registrado nesta modalidade de empréstimo. Em um ano, o valor total aumentou 14%, coincidindo com o período da pandemia de coronavírus. Em janeiro de 2020 era de R$ 388,6 bilhões.

A modalidade é concedida a quem tem salário, aposentadoria ou pensão creditados em conta corrente. Por ser descontado diretamente na folha de pagamento ou da aposentadoria do cliente, é uma opção de empréstimo fácil e tem uma das menores taxas do mercado.

Governo permite a fabricantes reajustar remédios em até 4,88%

As farmacêuticas ganharam o aval do governo federal para reajustar o preço dos medicamentos no país em até 4,88%. O percentual consta de uma resolução publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial da União. Em junho do ano passado, durante a pandemia, o governo federal já havia permitido aumentar os preços dos remédios em até 5,21%.

A decisão de reajustar os medicamentos entra em vigor hoje. Portanto, as farmacêuticas já podem praticar os novos preços e repassar aos consumidores.

Perda de olfato pode ser indício de covid-19 mais leve, diz estudo

A perda do olfato não é apenas um dos fatores para o diagnóstico precoce da covid-19, mas também um sintoma de um bom prognóstico da doença, de acordo com uma investigação internacional liderada por cientistas da Universidade Complutense e o Hospital Clínico San Carlos de Madri, na Espanha.

Por meio de estudo realizado em vários centros, com a maior amostra utilizada até agora (5.868 pacientes internados), os pesquisadores confirmaram que embora sua origem ainda seja um mistério, a anosmia – perda do olfato – pode atuar como um bom fator prognóstico para a doença.

Além de identificar a anosmia como um fator de bom prognóstico, os pesquisadores também determinaram que as disfunções olfativas e gustativas são mais frequentes em mulheres (12,41% versus 8,67%), em menores de 65 anos e em pacientes com patologias renais, pulmonares, cardíacas, neurológicas ou oncológicas.

Os resultados obtidos sobre um dos primeiros sintomas do coronavírus podem servir de critério na classificação dos pacientes ou na tomada de decisões terapêuticas, segundo a Universidade Complutense de Madri em nota divulgada esta segunda-feira (15).

‘Não estou doente e continuo até quando o presidente quiser’

Pazuello: "Continuo como ministro da Saúde"

Foto: Tony Winston/MS

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, contestou há pouco as informações de que tenha pedido demissão por estar com problemas de saúde. Em resposta encaminhada em primeira mão ao blog, o ministro declara: “Não estou doente! Continuo como ministro da Saúde até que o presidente da República peça o cargo. A minha missão é salvar vidas”. A frase foi ditada pelo ministro, palavra por palavra, para ser encaminhada à imprensa.

Pazuello ainda acrescentou: “pode ter uma substituição? Pode. O cargo é do presidente. Assim como o de qualquer ministro”, disse. “Mas até o presente momento, segue a vida normal”, declarou.

Nesta segunda-feira (14), está prevista uma entrevista coletiva de Pazuello, às 16h, para um balanço da pandemia, com foco em Acre e Rondônia.

Marquezine é detonada após revelar internação do pai por covid

Em postagem no Twitter, Bruna diz que passou o Réveillon chorando, mas seguidores não acreditaram

Bruna Marquezine amanheceu nos assuntos mais comentados do Twitter deste domingo (14) após receber uma enxurrada de críticas sobre suas saídas na pandemia.

A polêmica em torno da falta de isolamento de Bruna começou depois que ela e Enzo Celulari publicaram sua primeira foto juntos como um casal. Ela explicou que não estava mais praticando o isolamento, mas o distanciamento social.

“Em nenhum momento eu liguei o “fod*-*e”. Refaço meus exames e testes praticamente toda semana. Encontro praticamente o mesmo grupo de pessoas (que quase moram comigo) desde que parei de praticar o isolamento e passei a praticar o distanciamento social. Não escondo nada de ninguém. É tão fácil falar isso quando a vida de vocês não é exposta como a minha infelizmente é.”

O  desabafo não parou por aí, e Bruna revelou que teria passado a virada do ano chorando pela internação do pai por causa da covid-19, mas os seguidores resgataram suas fotos de Réveillon em uma ilha com Manu Gavassi, Thelminha e Rafa Kalimann, que também foram criticadas na época.

Depois do “exposed”, Bruna apagou os tweets antigos e fez uma nova publicação, na qual diz que pretende repensar suas atitudes.

Primeira cidade a vacinar em massa encerra etapa de imunização

Primeira cidade a vacinar os moradores em massa contra a covid-19, Serrana (SP) encerra neste domingo (14) etapa de imunização. Segundo a Agência Brasil, a população participa de estudo clínico do Instituto Butantan para medir a eficácia da CoronaVac contra a disseminação do novo coronavírus.

De acordo com o Instituto Butantan, neste domingo, estão sendo vacinados os últimos moradores do grupo azul, que tem a maior quantidade de moradores. A cidade, de 45,6 mil habitantes, foi dividida em quatro regiões de vacinação (verde, amarela, cinza e azul), dos quais cerca de 30 mil estão aptos a serem imunizados.

SEGUNDA FASE

Na quarta-feira (17), a pesquisa entra em uma nova etapa, quando a população começa a receber a segunda dose da vacina. O cronograma seguirá o processo da primeira dose, começando pelos moradores da região verde e passando para as regiões amarela, cinza e azul.

Segundo o Instituto Butantan, as primeiras conclusões da pesquisa devem começar a ser divulgadas cerca de um mês após o encerramento da aplicação da segunda dose, ou seja, três meses após o início do estudo clínico. Como a vacinação em massa começou em 17 de fevereiro, os resultados devem sair em meados de maio.

Butantan libera 3,3 milhões de doses da Coronavac nesta segunda-feira

O Instituto Butantan entrega na manhã desta segunda-feira (15) mais 3,3 milhões de doses da vacina do contra a Covid-19 Coronavac ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. O governador de São Paulo, João Doria, acompanhará a saída do carregamento do instituto, na capital paulista.

Até o fim deste mês, o Butantan entregará ao país 22,7 milhões de doses. No fim de abril, o número de vacinas fornecidas pelo instituto ao PNI somará 46 milhões.

O Butantan ainda trabalha para entregar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades.

Monopólio da Petrobras faz o Brasil ter gasolina 50% mais cara que nos EUA

O monopólio da Petrobras lhe garante liberdade para manter a política criminosa de preços e a lorota de “lei de mercado”. Aliada à ganância de distribuidoras e a impostos, a estatal faz o preço da gasolina no Brasil ser 50% maior que nos EUA, onde vigora a verdadeira lei de mercado, com livre concorrência.

Enquanto os brasileiros estão pagando até R$6 na bomba, na Flórida o galão (3,79L) custa US$ 2,75, ou R$ 4,03 por litro. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. Inacreditavelmente, o preço da gasolina sofreu seis reajustes apenas em 2021 e acumula alta de 53% nas refinarias. Nas bombas, foram 16,7%.

A cada aumento, a Petrobras culpa o mercado internacional. Desde 2019 o preço nos EUA subiu 7,42%, mas no Brasil o preço médio subiu 16,3%.

Semana do Consumidor começa oficialmente hoje em todo o país

Nesta Semana do Consumidor, que começa nesta segunda-feira (15), as lojas virtuais estão com promoções de até 80% e parcelamentos em 12 vezes. Contudo, é preciso tomar cuidado para não cair em ofertas enganosas e ter prejuízo financeiro com a compra dos produtos.

A Semana do Consumidor foi criada pelo comércio para tentar aumentar as vendas em função do Dia Internacional do Consumidor, que é comemorado hoje. No Brasil, apesar de diversas conquistas, como o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que completou 30 anos no ano passado, muitos consumidores ainda precisam recorrer à Justiça para obter ressarcimento de compras malsucedidas.

Tragédia: Padre de Caruaru (PE) morre afogado após salvar duas pessoas em açude

whatsapp image 2021 03 13 at 23.17.22 Padre de Caruaru (PE) morre afogado após salvar duas pessoas em açude

O Pe. Fernando de Lima Silva, de 38 anos, morreu afogado neste sábado (13) dentro de um açude em Serra Negra, na zona rural de Bezerros, no Agreste de Pernambuco. A informação foi confirmada pela Diocese de Caruaru, onde o sacerdote estava sediado.

Segundo a nota oficial da Diocese, o padre se afogou após salvar a vida de duas pessoas. A entidade ainda não sabe informar quem eram essas pessoas e o que aconteceu no momento do afogamento do sacerdote.

O lema sacerdotal de Pe. Fernando era “O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas”. Ele nasceu na cidade de Taquaritinga do Norte, também no Agreste de Pernambuco, e atualmente estava como administrador da Área Pastoral Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Gravatá. Foi ordenado padre no dia 5 de fevereiro de 2014.

Segundo a Prefeitura de Gravatá, o carro levando o corpo do sacerdote vai passar por algumas ruas da cidade, mais precisamente nas comunidades onde ele celebrava, além da matriz de Sant’Ana, no Centro. Em seguida, o velório e o enterro serão realizados em Taquaritinga do Norte.

Gabigol, do Flamengo, é flagrado pela polícia em evento com aglomeração dentro de cassino clandestino

Gabigol, do Flamengo, é detido em aglomeração dentro de cassino clandestino em São Paulo — Foto: Inderson Oliveira/TV Globo

O atacante Gabigol, do Flamengo, foi flagrado em cassino clandestino na madrugada deste domingo, em Vila Olímpia, Zona Sul de São Paulo. Havia aglomeração no evento, com cerca de 200 pessoas, e o local foi fechado pela Polícia Civil. A GloboNews acompanhou a operação.

Eduardo Brotero, delegado de polícia e supervisor do GARRA (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos)/DEIC, explicou o ocorrido.

– Hoje nós tivemos a informação através de uma força-tarefa montada pelo governo do estado com a Polícia civil, Polícia militar, Procon, Corpo de Bombeiros, vigilância sanitária e outros órgãos como a Guarda Civil Metropolitana de que no lugar que nós fomos haveria uma festa clandestina com aglomeração de pessoas que é o que nós estamos combatendo. Chegando no local, pra nossa surpresa, não se tratava de uma festa clandestina, e sim de um cassino clandestino. Na verdade bastante grande. Com diversas pessoas aglomeradas, se expondo ao contágio novamente.

– Portanto foram conduzidos na verdade qualificados por conta da pandemia alguns qualificados e outros encaminhados já para prestar esclarecimento aqui na delegacia e os funcionários e o responsável pelo local também devem responder por crime contra a saúde pública e jogo de azar, contravenção. Os demais serão ouvidos posteriormente porque senão a gente causaria outra aglomeração aqui – explicou Brotero.

Além de Gabigol, o cantor MC Gui também foi flagrado no evento realizado na Rua Alvorada, em Vila Olímpia, Zona Sul de São Paulo.

Segundo informações da GloboNews, todas as pessoas foram encaminhadas para a Delegacia de Crime contra a Saúde Pública, no Centro de SP. Elas assinaram termo circunstanciado, comprometendo-se a prestar esclarecimentos à polícia depois, e foram liberadas.

Fonte: G1

Em meio à pandemia, especialistas alertam para os cuidados contra a dengue

EPA

“A medida mais importante a ser adotada pela população é a conscientização”, afirma Simone Prado, a respeito da dengue. Enfermeira e integrante da equipe de Vigilância em Saúde do CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”), ela alerta que se informar a respeito das causas e riscos da doença é fundamental, a fim de “evitar a presença de mais um agravante diante do cenário em que vivemos”.

A dengue é uma doença viral que, na maior parte dos casos, se manifesta de forma benigna, com sintomas como febre, indisposição e dores nos músculos e atrás dos olhos. Entre cinco e sete dias depois, a temperatura volta ao normal e os incômodos vão desaparecendo, mas o cansaço pode persistir. A enfermidade também pode se apresentar com maior gravidade na chamada “dengue complicada”.

Em 2021, segundo o Ministério da Saúde, foram registrados 54.049 casos e oito mortes por dengue no país, entre os dias 1º de janeiro e 20 de fevereiro. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve uma diminuição de aproximadamente 77% nos casos.

No entanto, estados como o Acre lidam com um surto de dengue, ao mesmo tempo que enfrentam a pandemia. Números da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) apontam que, do primeiro dia do ano até 23 de fevereiro, as notificações de registros triplicaram em relação ao mesmo período de 2020, saltando de 2.598 para 7.514.

Dicas de prevenção contra a dengue: Tampar os tonéis e caixas d’água: Manter calhas sempre limpas; Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo; Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; Manter lixeiras bem tampadas; Manter ralos limpos e com aplicação de tela; Manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.

Rachel Sheherazade entra com processo contra o SBT

Rachel Sheherazade entra com processo contra o SBT

Rachel Sheherazade entrou com processo contra o SBT pedindo na Justiça a comprovação de vínculo empregatício dela no canal. Além disso, a apresentadora quer o pagamento de todos os direitos trabalhistas que acumulou durante quase 11 anos que exercia seu ofício na emissora. Na empresa, Rachel trabalhou como pessoa jurídica enquanto era contratada e ficou à frente do telejornal SBT Brasil.

A ação tramita na 3ª Vara do Trabalho de Osasco, cidade localizada na região metropolitana de São Paulo, onde fica a sede do SBT.