A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (12) que não há razão para interromper o uso da vacina de Oxford contra a covid-19, após vários países da Europa suspenderem a aplicação como medida de precaução devido ao medo da formação de coágulos sanguíneos nos vacinados. O imunizante faz parte das vacinas autorizadas no Brasil e, aqui, não houve casos de trombose registrados.
“Sim, deveríamos continuar utilizando a vacina da AstraZeneca, não há razão para não utilizá-la”, declarou Margaret Harris, porta-voz da OMS, em um encontro com imprensa em Genebra.
As suspeitas sobre a vacina começaram na última segunda-feira, após a morte de uma enfermeira, de 49 anos, na Áustria. A vítima morreu por graves distúrbios de sangramento e tinha tomado o imunizante dias antes. O país suspendeu o uso do lote na campanha de vacinação local.


/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/M/A/PEw8ehQCONA6vJWQ94ew/dom.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/o/S/7BosNDSVK56e8BCgXXdA/ecc87f3a-d656-4b34-8337-3b34e14c5070.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/k/A/dNtyCVTxqBsADGKDBUYg/51f6297e-fe13-4ad2-af7e-41783643bd9e.jpg)