OMS afirma que não há razão para parar uso da vacina de Oxford

OMS não recomenda interromper uso de vacina da Oxford

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (12) que não há razão para interromper o uso da vacina de Oxford contra a covid-19, após vários países da Europa suspenderem a aplicação como medida de precaução devido ao medo da formação de coágulos sanguíneos nos vacinados. O imunizante faz parte das vacinas autorizadas no Brasil e, aqui, não houve casos de trombose registrados.

“Sim, deveríamos continuar utilizando a vacina da AstraZeneca, não há razão para não utilizá-la”, declarou Margaret Harris, porta-voz da OMS, em um encontro com imprensa em Genebra.

As suspeitas sobre a vacina começaram na última segunda-feira, após a morte de uma enfermeira, de 49 anos, na Áustria. A vítima morreu por graves distúrbios de sangramento e tinha tomado o imunizante dias antes. O país suspendeu o uso do lote na campanha de vacinação local.

Anvisa também investiga formação de coágulos após vacina de Oxford

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou nesta sexta-feira (12) que recebeu cinco notificações de pessoas que tiveram tromboembolismo (formação de coágulos) após receberem a vacina Oxford/AstraZeneca no Brasil. A gerente de Farmacovigilância da Anvisa, Helaine Carneiro Capucho, ressaltou que quatro casos já foram apurados e apenas um continua sendo analisado.

Ela afirmou que nas investigações já concluídas, “não é possível afirmar que foi a vacina que causou o evento adverso”, já que o imunizante começou a ser aplicado primeiro em pessoas mais velhas.

“Idosos podem ser acometidos por essas doenças independente de vacinação ou não.”

A informação chega no momento em que alguns países da Europa decidiram suspender o uso total ou parcial do produto da AstraZeneca após problemas de coagulação em pacientes que haviam recebido a vacina.

Moradores de cidade do Acre pagam R$ 8,20 pelo litro da gasolina

preco gombustivel Moradores de cidade do Acre pagam R$ 8,20 pelo litro da gasolina

Com o sexto reajuste dos combustíveis em 2021 anunciado na última segunda-feira (8), o preço do litro da gasolina chegou a R$ 8,20 em Marechal Thaumaturgo (AC), município a 577 km da capital Rio Branco, na fronteira do Brasil com o Peru.

A cidade é isolada. Só de barco ou avião é possível chegar lá. Para complicar a situação, o aeroporto está interditado desde dezembro pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), por causa das péssimas condições da pista.

Donos de bares e restaurantes questionam TJRN sobre qual decreto seguir

A Abrasel, imbuída em sua missão que é representar e desenvolver o setor de Alimentação Fora do lar, contribuindo para um Brasil mais simples de se empreender e melhor de se viver, vem respeitosamente consultar este Tribunal a respeito de como as empresas do nosso setor devem funcionar diante da existência de decretos conflitantes nos âmbitos estadual e municipais.

Inicialmente gostaríamos de orientação de Vossa Excelência quanto ao horário de fechamento de nossas empresas. Podemos trabalhar até que horas? Até as 20 horas, conforme decreto do Governo do Estado do Rio Grande do Norte ou até as 21 horas, como reza o decreto da Prefeitura de Natal?

Igual dúvida temos em relação aos domingos. Podemos ou não trabalhar neste dia?

E nos resta ainda, Vossa Excelência, outra dúvida: Como estamos diante de decretação de Toque de Recolher, que orientação passar a clientes e trabalhadores que após o encerramento das atividades, precisam se deslocar para suas casas.

Paolo Passariello
Presidente da Abrasel no RN

Caixa convida brasileiros a atualizarem dados no Caixa Tem

caixa tem atualizacao Caixa convida brasileiros a atualizarem dados no Caixa Tem. Veja como

A Caixa Econômica Federal convidou, nesta quinta-feira (11), os usuários do aplicativo Caixa Tem para atualizar os dados cadastrais, neste mês de março. Uma série de falhas foi registrada no aplicativo ao longo do ano passado. A ação tem o objetivo, segundo o banco, de oferecer “mais segurança, vantagens e praticidade aos clientes”.

A atualização é feita totalmente pelo celular, não sendo preciso ir até uma agência do banco. Basta acessar o aplicativo e seguir as orientações. De acordo com nota publicada pelo banco, a atualização cadastral será realizada de forma escalonada, seguindo o mês de nascimento dos clientes.

Arcebispo Dom Mauro morre por complicações da Covid-19, em Cascavel

Arcebispo Dom Mauro morre por complicações da Covid-19 — Foto: Divulgação/Arquidiocese de Cascavel

O arcebispo Mauro Aparecido dos Santos, de Cascavel, no oeste do Paraná, morreu por complicações da Covid-19, por volta das 18h30 desta quinta-feira (11). Ele tinha 67 anos e era bispo da arquidiocese desde 2007. Dom Mauro testou positivo para a doença em 16 de fevereiro e foi internado em um hospital particular da cidade. No dia 19 de fevereiro, o religioso apresentou piora no quadro de saúde e foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da ala Covid-19. Nascido em Fartura (SP), Dom Mauro foi ordenado sacerdote em 1984, em Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná.

Além de Cascavel, ele também passou pelas dioceses de Jacarezinho, Campo Mourão e Umuarama. O religioso presidiu a regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre 2014 e 2021.

Clubes aceitam jogar fora de São Paulo para evitar pausa no Estadual

Os clubes que disputam o Campeonato Paulista aceitam a possibilidade de jogar as partidas restantes da competição em outro Estado. Os 16 participantes do torneio e mais a Federação Paulista de Futebol (FPF) participaram de reunião virtual nesta quinta-feira (11) para discutir soluções no calendário após o governo estadual anunciar que do dia 15 até 30 de março estão suspensas atividades esportivas coletivas por causa da pandemia. A conversa terminou com a seguinte conclusão: o Estadual vai manter o calendário e terminar em 23 de maio, mesmo que isso signifique disputar os compromissos fora de São Paulo.

Enfermeiro cria obras de arte com frascos de vacinas contra covid-19

Enfermeiro produz obras de arte há cerca de três anos

Um enfermeiro canadense que está na linha de frente do combate à covid-19 no país decidiu utilizar os tão valorizados frascos de vacina para fazer obras de arte. Shawn Toovey trata de pacientes infectados pela doença na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital St. Paul, em Vancouver. Lá, o enfermeiro de 51 anos conta com a ajuda de colegas para coletar objetos plásticos que não tiveram contato com pacientes para usá-los em seus quadros.

“Jogamos toneladas e toneladas de lixo fora todos os dias, e eu sempre trago para casa bolsas cheias de material reciclável. Tenho milhares e milhares de peças de plástico para trabalhar e muitas ideias”, destacou o enfermeiro em entrevista à CBC News.

Uma de suas obras mais famosas é a de um coração vermelho formado por tampas de medicamentos utilizados no tratamento de pacientes que tiveram covid-19. O quadro agora será o prêmio de uma rifa para arrecadar fundos para a Associação Canadense de Saúde Mental.

Novavax anuncia que sua vacina é eficaz contra casos graves de covid

Imunizante mostrou bons resultados contra casos graves de covid-19

A vacina contra covid-19 da empresa de biotecnologia americana Novavax demonstrou ser 100% protetora contra casos graves da doença, incluindo hospitalização e morte, disse a empresa nesta quinta-feira (11) após seus testes. Porém, sua eficácia contra a variante sul-africana caiu bastante quando incluídos casos leves e moderados, mostraram os estudos.

Os resultados anunciados nesta quinta são das análises finais, após a divulgação de resultados provisórios no final de janeiro.

Efeito do lockdown é mais danoso que a covid-19, diz Bolsonaro

Jair Bolsonaro voltou a criticar os governadores que endureceram as restrições para conter a escalada da covid-19 durante transmissão em rede social nesta quinta-feira (11). Ele criticou medidas de isolamento adotadas, como toque de recolher em São Paulo e no Distrito Federal em determinados horários, e comparou a restrição a um estado de sítio.

Para Bolsonaro, o efeito colateral do lockdown é mais danoso do que o próprio vírus. Ele voltou a apontar os impactos do fechamento das atividades sobre o emprego, tendo como potencial consequência o aumento das tensões sociais.

Governo vai editar MP para pagar novo auxílio emergencial

O governo federal prepara Medida Provisória que vai definir o pagamento da nova rodada do auxílio. O novo benefício terá quatro parcelas a partir de março, com valor médio de R$ 250. O Ministério da Cidadania, responsável pela distribuição do recurso, afirma que trabalha na conclusão dos detalhes da Medida Provisória. “Após a tramitação da PEC, os pagamentos terão início o mais breve possível”, disse a assessoria de imprensa da pasta em nota.

Lockdown em todo o Ceará (CE)

A partir do próximo sábado (13), todo o Ceará entrará em lockdown devido ao agravamento da Covid-19. A medida vale até o dia 21 de março e, durante o período, apenas atividades essenciais, como indústria, construção civil, supermercados e unidades de saúde, podem funcionar.  O isolamento social rígido geral foi anunciado pelo governador Camilo Santana (PT) na noite desta quinta-feira (11).

Covid-19: Hospitais da Rede Privada de Natal (RN) em colapso

O negócio está difícil. Nas últimas 24 horas é gente demais procurando os Hospitais da Rede Privada por causa da Covid-19. Os leitos estão praticamente lotados e muitas vezes os pronto-socorro fecham porque atingiram a capacidade máxima.

Governo distribui 30,4 mil novas doses de vacina contra Covid-19 para municípios do RN a partir desta sexta-feira (12)

Rio Grande do Norte recebeu 30.490 doses de vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (10) — Foto: Sesap

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu na tarde desta quarta-feira (10), um novo carregamento com doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19. O Rio Grande do Norte recebeu 43.200 doses da vacina. Segundo a Secretaria, 30.400 doses do imunizante devem ser distribuídas para os municípios a partir desta sexta-feira (12).

A distribuição está prevista para iniciar às 7h. Segundo a Sesap, 21.270 doses da vacina CoronaVac serão destinadas para a primeira dose de pessoas na faixa dos 75 a 79 anos. Além disso, também será enviada a segunda dose, referente à quarta remessa, do público de 80 anos a 84 anos, o que corresponde a 9.220 doses.

A Sesap sugere que seja seguido o seguinte cronograma, de acordo com o nível de prioridade de vacinação:

  • Pessoas com 80 a 84 anos – de 08/03 a 16/03
  • Pessoas com 75 a 79 anos – a partir de 15/03

A Secretaria informou através de uma nota técnica que os municípios devem adotar estratégias para ampliar o acesso à vacina.

Duas irmãs morrem de Covid-19 em intervalo de 20 minutos, em estados diferentes

Duas irmãs morrem de Covid-19 em intervalo de 20 minutos, em estados diferentes — Foto: F de Assis/Arquivo Pessoal

Duas irmãs paraibanas morreram de Covid-19 nesta quinta-feira (11). As mortes de Anália Maria Oliveira, de 58 anos, e Ana Lúcia Nobrega, de 56 anos, aconteceram quase no mesmo horário, com uma diferença de 20 minutos, mas em estados diferentes: na Paraíba e no Rio Grande do Norte.

Anália Maria estava internada em Pombal, no Sertão da Paraíba, há cerca de seis dias. O quadro dela estava evoluindo bem, mas se agravou desde a quarta-feira (10). Ela foi entubada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no início da manhã desta quinta, mas não resistiu.

Já Ana Lúcia estava entubada na UTI, em hospital da cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, há cerca de 12 dias.