BBB21: Globo anuncia novidades a partir desta sexta (08)

Falta pouco! Depois do sucesso do BBB 20, está todo mundo animado com a estreia do BBB 21. E já tem coisa boa vindo por aí! A Globo já confirmou que as primeiras notícias do reality já saem na próxima sexta-feira (8). Mesmo que não se saiba exatamente o que será divulgado, muita gente já espera que seja lista com os nomes oficiais, considerando que o programa começa no dia 25 de janeiro e os participantes terão que fazer uma quarentena de 14 dias para se confinarem na casa mais vigiada do Brasil.

O Big Brother Brasil 21 vai ser mais longo, com 100 dias de duração e assim como na edição anterior, terá um grupo de famosos e outro de anônimos misturados.

Fazenda guarda marcas da passagem do bando de Lampião pelo interior do RN

Fazenda guarda marcas da passagem do bando de Lampião pelo RN, em Marcelino Vieira — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca

A Fazenda Califórnia, no Sítio Lajes, zona rural do município de Marcelino Vieira, é uma daquelas propriedades onde a terra não para de ser produtiva. São cerca de 15 hectares que recebem diversos cultivos ao longo do ano. Agora, é tempo de esperar o ponto certo para colher o feijão verde. A área onde o grão foi plantado já recebeu a batata-doce, meses atrás. Em outra parte, os maracujás estão crescendo e sementes de melancias serão plantadas para fazer um cultivo em consórcio e aproveitar ainda mais a área.

A fartura da produção se deve a boa oferta de água. A fazenda é privilegiada com três cacimbões. Em mais de trinta anos que foram construídos, os reservatórios nunca secaram. Mas não é só pela produtividade que a Fazenda Califórnia é conhecida. Existe outra história que chama atenção: a passagem do bando de Lampião no Rio Grande do Norte, em junho de 1927.

É um capítulo da história conhecido por poucos. Naquele ano, antes de chegar em Mossoró, o bando de Lampião percorreu 13 cidades do estado, na região oeste. A casa grande da Fazenda Califórnia guarda um pedaço dessa passagem.

Enquanto passavam por Marcelino Vieira, na época chamada de Vila Vitória, os cangaceiros foram até a Fazenda Califórnia. As marcas da passagem do bando estão presentes até hoje nas três portas de madeiras que dão acesso ao interior da casa. Até hoje é possível ver o desgaste da madeira provocado pelos canos das armas dos cangaceiros.

Segundo Iramar Oliveira, atual administrador da fazenda que foi herdada da família, a visita indesejada do bando de Lampião foi motivada por uma vingança. “A história que a gente conhece é que um homem estava levando seus animais para a cidade de Luiz Gomes e teria parado aqui na fazenda para descansar. A dona da casa, a senhora Liberalina, negou abrigo. Dias depois, o homem voltou com o bando de lampião para se vingar”, conta Iramar. Essa história é passada de geração em geração.

Por causa desse fato, a casa se tornou um espaço de visitação de curiosos e pesquisadores.

PRF registra 13 acidentes em rodovias federais do RN no feriadão de Ano Novo

Carros ficaram destruídos após baterem de frente na BR-304 — Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 13 acidentes em rodovias federais que cortam o Rio Grande do Norte, durante o feriadão de Ano Novo. De acordo com a corporação, uma pessoa morreu e duas ficaram feridas, na colisão mais grave, que ocorreu em Angicos, na região central do estado. No ano anterior, cinco mortes nas estradas foram registradas no período.

Também houve redução do número de infrações registradas nas estradas. Foram 370 autuações – a maioria por ultrapassagem indevida, falta de cinto de segurança ou capacete. Para se ter uma ideia, no réveillon de 2020, foram mais de 890 infrações registradas.

Os policiais rodoviários ainda prenderam quatro pessoas entre o dia 31 de dezembro e esta segunda-feira (4), enquanto dez prisões foram registradas no ano anterior. Para a corporação, a redução de casos tem relação com a diminuição da circulação de pessoas, por causa da pandemia da Covid-19.

Doenças tropicais e pandemia: prevenção é a palavra-chave

Getty Images

A explosão de casos de covid-19 em quase todo o território nacional tem lotado hospitais e unidades de pronto atendimento, que estão trabalhando com sua capacidade máxima. A chegada do verão eleva ainda mais essa tensão. A estação mais quente do ano também é conhecida pela intensa propagação de vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, Zika e chikungunya.

Outro ponto de preocupação é que, devido à pandemia do novo coronavírus, o verão teve início com a ausência de um importante dado de vigilância epidemiológica: o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti, mais conhecido como LIRAa.

A combinação entre altas temperaturas e chuvas favorece o aumento da população do vetor com um duplo resultado: em contato com a água das chuvas, os ovos colocados há semanas ou meses podem eclodir e dar origem a milhares de novos mosquitos. Ao mesmo tempo, com as chuvas, aumenta a oferta de criadouros para as fêmeas do Aedes colocarem seus ovos. “Quanto maior a quantidade de insetos, maiores são as chances de transmissão dos vírus pelo Aedes. Precisamos redobrar a atenção com a chegada do verão”.

A recomendação principal é eliminar todos os recipientes que acumulem água. Quando não puderem ser descartados, a orientação é que sejam devidamente vedados ou, ainda, tratados.

Internado há mais de um mês, Genival Lacerda segue na UTI

Artista ainda conta com ajuda de aparelhos para respirar

Internado há mais de um mês, Genival Lacerda, de 89 anos, segue internado no Hospital Unimed I, na Ilha do Leite, na região central do Recife, após ser diagnosticado com covid-19. O boletim médico deste sábado (2) informa que o estado de saúde do artista é “delicado”.

“Teve uma piora no quadro de infecção respiratória sendo necessário o ajuste de antibiótico; a pressão diminuiu, sendo necessário o uso de medicação para controlar. O estado de saúde é muito delicado no momento”, informou.

Mega-Sena acumula no 1º sorteio de 2021

Após pagar o maior prêmio da história para duas apostas na quinta-feira (31), a Mega-Sena acumulou nesta sábado (2) com nenhuma aposta vencedora do concurso 2.331 da loteria, o primeiro de 2021. Os números sorteados foram: 11 — 13 — 16 — 36 — 53 — 57.

Para o próximo sorteio, marcado para acontecer na quarta-feira (6), o prêmio prometido pela Caixa para quem acertar a sena é de R$ 4 milhões.

Brasil registra 6.769.420 pessoas recuperadas do coronavírus

O Brasil registrou neste sábado (2) mais 13.136 pacientes recuperados do coronavírus, totalizando 6.769.420 pessoas curadas da doença. O número de pessoas curadas já representa 87,7% do total de casos acumulados.

A quantidade de pessoas curadas no Brasil é mais de nove vezes superior ao número de casos ativos (751.260), que são os pacientes em acompanhamento médico.

Contas de luz terão redução em janeiro após volta da bandeira amarela

As contas de luz voltam à bandeira amarela neste mês de janeiro de 2021, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica. A justificativa é de que a agência identificou melhoria no cenário de produção hidrelétrica, com elevação das vazões dos afluentes dos principais reservatórios. A mudança deve provocar uma redução significativa no valor das contas em relação a dezembro, quando estava em vigor a bandeira vermelha.

Álvaro Dias toma posse em Natal e diz que vai investir no turismo

Álvaro Dias (PDT) tomou posse nesta sexta (1º) na Câmara Municipal de Natal — Foto: Carla França/Assessoria PMN

O prefeito reeleito Álvaro Dias tomou posse na tarde desta sexta-feira (1º) para o novo mandato à frente da Prefeitura de Natal. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal da cidade e comandada pelo presidente da casa legislativa, vereador Paulinho Freire (PDT).

No discurso de posse Álvaro Dias afirmou que vai investir no turismo para a geração de emprego e renda e destacou projetos que foram bandeiras da sua campanha como o novo mercado da Redinha e a recuperação da infraestrutura da praia de Ponta Negra.

Dr Tadeu é empossado como novo Prefeito de Caicó

O prefeito Doutor Tadeu tomou posse na Câmara Municipal de Caicó, em sessão solene, na tarde desta sexta-feira (1º). Além dele, também foi empossado o vice-prefeito eleito no pleito de 15 de novembro, Toinho Santiago.

A sessão foi presidida pelo presidente recém-empossado do Poder Legislativo, Ivanildo do Hospital. Doutor Tadeu destacou os desafios da administração municipal e as prioridades nos próximos quatro anos. “Assumo num dos piores momentos da nossa história. Pandemia de covid-19, crise financeira mundial, salário de servidores em atraso e uma dívida milionária onde faltou gestão”, disse.

Representando a Assembleia Legislativa do RN, o deputado estadual Vivaldo Costa prestigiou a sessão de forma remota. “Vamos cuidar dos pobres que, em virtude da pandemia de convid-19, estarão mais necessitados do Poder Público. E vamos priorizar áreas importantes, como a saúde e a geração de emprego”, destacou o parlamentar.

Ivanildo do Hospital é eleito presidente da Câmara de Caicó; Veja como votou cada vereador

Depois da votação, os vereardes de Caicó, elegeram o edil Ivanildo dos Santos (PSDB), como presidente da Câmara para o biênio 2021/2022.

Confira os votos:

Alisson / Ivanildo

Anderson/ Max

Mancuso / ivanildo

Diogo / Max

Ivanildo / Ivanildo

Zé Filho: Max

Júlio / Ivanildo

Maria / Ivanildo

Max : Max

Preto / Ivanildo

Lobao / Ivanildo

Renato / Ivanildo

Rosângela / Max

Tales / Ivanidlo

Veraneios / Ivanildo

Além do novo presidente, foi eleito 1º vice-presidente Lobão Filho, Mancuso Queiroz o 2° vice-presidente, enquanto Júlio Filho comandará a 1ª secretaria da casa e Tales Rangel a 2ª secretaria.

RN registra 270 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h; Recuperados são 68.394

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (1º). Foram mais 270 casos confirmados, totalizando 118.353. Na quinta-feira (31/12) eram 118.083 infectados. Nenhum óbito por covid registrado ou ocorrido de fato nas últimas 24 horas. Portanto, o número de mortes permanece em 2.993 no Rio Grande d o Norte. Outros 474 óbitos estão sob investigação.

Casos suspeitos somam 58.867 e descartados são 275.849. Recuperados são 68.394.

Taxa de ocupação de leitos críticos na rede pública para Covid-19 reduz no Seridó: 62,9%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 64,5%, registrada no início da tarde desta sexta-feira (1º). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 288. Até o momento desta publicação são 81 leitos críticos (UTI) disponíveis e 147 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 123 disponíveis e 143 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região Seridó apresenta 62,9% dos leitos críticos ocupados, a região Metropolitana de Natal tem 60,3% e a Região Oeste 71,4%.

Motorista perde controle do carro e bate em poste na Via Costeira, em Natal

Motorista perde controle do carro e bate em poste na Via Costeira, em Natal — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

Uma motorista perdeu o controle do carro nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (1º) e bateu em um poste na Via Costeira, em Natal. O acidente foi registrado próximo à base do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE). A mulher estava com o filho no veículo – um Jeep Compass de cor branca – e os dois tiveram pequenas escoriações.

De acordo com policiais militares que atenderam a ocorrência, a motorista disse que foi trancada por um carro preto, que vinha em alta velocidade no sentido Ponta Negra-Areia Preta. Ela não conseguiu identificar o modelo do carro. Após ser fechada na pista, acabou subindo o canteiro e bateu no poste, que fica do lado oposto, no sentido Areia Preta-Ponta Negra. O poste não chegou a cair.

Datafolha: 68% dos brasileiros acham que 2021 será melhor

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” nesta quinta-feira (31) diz que 68% dos brasileiros avaliam que 2021 será um ano melhor do que 2020 para si próprios. Quando questionados se ele será melhor também para os brasileiros em geral, o percentual cai para 58%.