Barões da Pisadinha levam forró eletrônico ao topo de serviços de streaming

Atualmente, o ritmo que está dominando os rankings brasileiros nos streamings é a pisadinha. Artistas nordestinos ocupam cinco das dez primeiras posições do Spotify, com destaque para Os Barões da Pisadinha. Nesta vertente eletrônica do forró, saem a sanfona, a zabumba e o triângulo e entra o teclado. Os Barões da Pisadinha já podem ser chamados de fenômeno. A música Recairei tem quase um milhão de plays por dia e se tornou a faixa brasileira mais reproduzida na parada Spotify Global 200. O duo formado pelos baianos Rodrigo Barão e Felipe Barão ainda tem os hits Basta Você Me Ligar e Tá Rocheda e viu seu sucesso impulsionado por Neymar, que chegou para jogar ao som da banda.

A música já conta com mais de 50 milhões de visualizações em seu canal no YouTube.

Taxa de ocupação de leitos críticos na rede pública para Covid-19 no RN; Seridó 62,9%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 65,5%, registrada no fim da manhã desta terça-feira(05). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 286. Até o momento desta publicação são 81 leitos críticos (UTI) disponíveis e 154 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 134 disponíveis e 132 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região Metropolitana de Natal apresenta 62% dos leitos críticos ocupados, a região Seridó tem 62,9% e a Região Oeste 72,2%.

FIES oferecerá 93 mil vagas para financiamento estudantil em 2021

FIES oferecerá 93 mil vagas para financiamento estudantil em 2021 -                                 NE10

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vai oferecer 93 mil vagas em 2021. Com isso, o aporte financeiro do Ministério da Educação (MEC) será de R$ 500 milhões para viabilizar as vagas. Esses números estão no Plano Trienal do Fundo de Financiamento Estudantil, publicado no último dia de dezembro.

O plano traz a previsão para os próximos três anos. Nesse período, serão ofertadas, no total, 279 mil vagas. O Fies é o programa do governo federal que tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). O período de inscrições para o processo seletivo do Fies para o 1º semestre de 2021 é do dia 26 até as 23h59 de 29 de janeiro de 2021. O resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro.

Jovem com autismo e pai concluem faculdade de Direito juntos

Ideia de Luís Felipe era deixar o curso na metade, mas foi até o fim ao lado de Lucas - Acervo pessoal

Ingressar na faculdade e se formar em um curso superior é o sonho de muitos jovens de 18 anos. Assim também foi com Lucas Weberling, atualmente com 23, morador de Serra (ES). Ao concluir o ensino médio em 2016, o jovem — inspirado na mãe, que é advogada — sonhava ingressar no curso de Direito. Para ajudá-lo nessa jornada, seu pai, o técnico industrial Luís Felipe Soares, 46, também se matriculou no curso.

Lucas foi diagnosticado aos 12 anos com autismo de grau leve que afeta a capacidade de se socializar e de se comunicar com eficiência. Para evitar que filho sofresse bullying na faculdade, o pai decidiu voltar aos estudos e auxiliá-lo durante os cinco anos de graduação.

Luís Felipe explica que se matricular na mesma turma que o filho foi uma decisão tomada em família. Segundo o pai, Lucas sofreu preconceito e bullying durante a vida escolar, passando a ser aceito pelos colegas apenas no ensino médio. Como a mãe de Lucas já era formada em Direito, a missão de acompanhar o jovem nos estudos foi incumbida ao pai. No final do ano de 2015, os dois prestaram vestibular juntos; no ano seguinte, eles ingressaram em uma faculdade particular da cidade.

Diferente do que aconteceu no período de escola, Luís Felipe conta que Lucas foi bem aceito pelos colegas de sala de aula e pelos professores. E lembra que, apesar do transtorno, o jovem foi tratado como um aluno comum.

A história que teve início há cinco anos foi concluída em dezembro, quando pai e filho terminaram a faculdade. A colação de grau dos dois está marcada para ser realizada em fevereiro. “Agora vamos prestar o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Lucas quer prestar um concurso público. E nós vamos apoiá-lo com certeza”, acrescenta Luís Felipe.

 

Jardim do Seridó: Criminosos cortam dedo de mulher com foice durante arrastão em casa

Parte do dedo da jovem foi decepado pelos criminosos — Foto: Cedida

Bandidos cortaram parte do dedo de uma jovem de 20 anos com uma foice durante um arrastão em uma casa na zona rural do município de Jardim do Seridó, distante cerca de 240 quilômetros da capital Natal. O caso aconteceu por volta das 22h30 do sábado (2) e foi confirmado pela Polícia Militar da região. A família mora numa comunidade conhecida como Barra do Rio. A vítima foi a filha do casal.

Segundo a Polícia Militar, além de ferirem a jovem, os criminosos também roubaram vários pertences da casa.

“A família viveu momentos de terror nas mãos de criminosos que invadiram a residência deles na comunidade de Barra do Rio, na zona rural de Jardim do Seridó. Além de roubarem valores e bens, os criminosos ainda cortaram o dedo da filha do homem com uma foice”, disse o sargento Cleando César, da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar, em Jardim do Seridó.

A Polícia Civil vai investigar o caso.

Datafolha: 41% acham que situação econômica do país vai piorar

Pesquisa Datafolha divulgada na noite desta segunda-feira (4) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra que 41% dos brasileiros acreditam que a situação econômica do país vá piorar nos próximos meses. Para 28%, ela permanecerá como está, totalizando 69% que consideram que a situação não vai melhorar. Outros 28% acham que haverá melhora.

Os percentuais do levantamento são:

  • 41% acham que a situação econômica do país vai piorar
  • 28% acham que a situação econômica do país vai ficar como está
  • 28% acham que a situação econômica do país vai melhorar

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 8 e 10 de dezembro de 2020, com 2.016 pessoas, por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Famosos do ‘Big Brother Brasil 21’ serão confinados na segunda-feira

O “Big Brother Brasil 21” só começa no dia 25 de janeiro, mas os participantes já estão confinados num hotel, no Rio, desde domingo, dia 3. Foi Boninho, diretor do “BBB”, quem contou a novidade aos seus seguidores. O Todo Poderoso do reality revelou ainda que, neste ano, não vai haver Casa de Vidro ou algo semelhante, e que, num primeiro momento, serão apenas 14 competidores na disputa.

Os famosos, que fazem parte do grupo Camarote, ainda não estão confinados. Os sete participantes conhecidos só vão para o hotel na próxima segunda-feira, dia 11. Enquanto isso, todos estão sendo monitorados com exames de Covid.

E por falar em exame, os participantes vão continuar sendo testados para o coronavírus mesmo quando entrarem na casa do “BBB”. A ideia é que eles façam exames rápidos a cada três dias.

Governo começa a pagar Bolsa Família em 18 de janeiro; veja o calendário

Primeiros a receber são os beneficiários com NIS de final 1; calendário de pagamentos se estende até 23/12 - Lidianne Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo

A Caixa Econômica Federal divulgou hoje o calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021, com início no próximo dia 18 para os beneficiários com NIS (Número de Identificação Social) de final 1. Hoje, mais de 14 milhões de famílias são contempladas pelo programa federal.

Caixa acaba de divulgar o calendário do Bolsa Família 2021; confira |  Notícias de Mogi

 

Dr Tadeu age rápido e Centro Covid-19 de Caicó vai abrir de domingo a domingo a partir de agora

Coronavírus: Prefeitura de Caicó abre Unidade de Referência de Sintomáticos  Respiratórios - Gláucia Lima

Uma articulação da nova gestão de Caicó, oportunizou que o Centro Especializado de Covid-19, localizado na Rua Otávio Lamartine, no centro da cidade, está funcionando das 7 até 22 horas, inclusive já a partir desta segunda-feira, 4. A secretária de Saúde, Evaneide Nóbrega, informou que a abertura se dará de domingo a domingo, com atendimento médico, sem interrupções.

O secretário de Planejamento e Articulação Institucional, Gedson Santos, acrescentou que a equipe esteve empenhada desde o fim de semana para manter contatos com profissionais e conseguir fortalecer as equipes e a assistência aos usuários que procuram o serviço.

Caicó tem 873 pessoas acometidas com a Covid-19

O boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Caicó traz a informação nesta segunda (04), que atualmente a capital do Seridó tem 873 caicoenses com o vírus da Covid-19 em acompanhamento, isso quer dizer que são pessoas que estão positivadas e sendo acompanhadas até a sua recuperação.

Nesta segunda foi divulgado mais 85 casos de covid-19 e a recuperação de mais 47 caicoenses.

Oposição quer manter auxílio emergencial por mais 4 meses

No primeiro dia útil de 2021, a oposição confirma a disposição de pressionar pela manutenção de gastos públicos emergenciais para socorrer a parcela mais pobre da população e trabalhadores informais que perderam sua renda por causa da pandemia de coronavírus. O líder da minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT/CE), protocolou hoje projeto de lei que prevê a continuidade do pagamento do auxílio emergencial em seu valor cheio, de R$ 600, pelo menos até abril. Pelo texto, a primeira parcela já seria paga já em janeiro.

Para o deputado, “o auxílio ganha ainda mais importância com o aumento desenfreado do desemprego, que já atinge 14,1 milhões de brasileiros”. A despesa extra não está nos planos da equipe econômica, apesar de declarações desencontradas do ministro Paulo Guedes, no correr dos últimos meses do ano passado. O próprio presidente Bolsonaro sinalizou com o fim do auxílio, considerado um dos responsáveis pelo aprofundamento do desequilíbrio fiscal. A meta para o ano de 2021 é de déficit de R$ 247,1 bilhões.

Inglaterra voltará ao lockdown contra covid-19 nesta terça (05)

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou em um pronunciamento pela televisão nesta segunda-feira (4) um novo lockdown devido ao novo coronavírus para toda a Inglaterra até pelo menos a metade de fevereiro, semelhante ao que foi imposto quando a pandemia chegou ao país em março. O objetivo é conter o avanço da chamada cepa britânica do vírus.

As medidas, que entrarão em vigor a partir da meia-noite (21h no horário de Brasília) vão incluir o fechamento de escolas para a maioria dos alunos, e as pessoas serão aconselhadas a trabalhar em casa, a menos que sejam incapazes de fazer seus trabalhos remotamente ou sejam trabalhadores essenciais.

Brasil atinge 196,4 mil mortes por covid e 7,75 milhões de casos

O Brasil contabilizou nas últimas 24 horas 466 mortes por covid-19 e 18.102 novos casos, segundo dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde nesta segunda-feira (4). No entanto, o levantamento não conta com informações do Amazonas e do Espírito Santo, que tiveram problemas técnicos.

Com os novos números, o país chega à marca de 196.484 mortes em decorrência da covid-19, além de um acumulado de 7.751.721 infecções. Deste total, mais de 6,8 milhões já se recuperaram.

Genival Lacerda apresenta piora em seu quadro clínico

Genival Lacerda apresenta piora e tem nova infecção no pulmão - Divulgação/Globo

Genival Lacerda, continua internado no Hospital Unimed, em Recife, onde mora há mais de 25 anos, e seu estado é grave. João, filho do acntor, contou que o pai, de 89 anos, teve uma piora. Ele deu entrada no hospital no último dia 30 de novembro por conta das complicações da Covid-19.

“No dia 31 de dezembro de 2020 houve uma piora no quadro de saúde de Genival Lacerda, uma queda na pressão arterial que precisou ser controlada com medicamentos e uma nova infecção no pulmão, sendo necessário novos antibióticos para combater a infecção”, disse o filho do artista.

Bruno Grangeiro, médico do artista, destacou que a idade avançada de Genival torna o caso mais delicado. Ele está sedado e respira com ajuda de aparelhos.

Neymar posa ao lado de Flávio Bolsonaro e é alvo de criticas

Neymar posa com Flávio Bolsonaro e tira moldes para calçada da fama - Reprodução/Instagram

Parece que o Neymar se envolveu em mais uma polêmica. Em seus últimos momentos de férias no Brasil, o atleta tirou os moldes das pegadas que vão eternizá-lo na calçada da fama do Maracanã. No último sábado (2), o jogador encontrou uma equipe do estádio no Rio de Janeiro antes de retornar à França e estava acompanhado do pai, do senador Flávio Bolsonaro e do secretário de Esportes, Leandro Alves.

O atleta aparece ao lado do filho do presidente da República, Jair Bolsonaro, o que gerou polêmica na web, já que Flávio é atualmente investigado por envolvimento em um esquema criminoso popularmente conhecido como rachadinhas. Após a repercussão, o jogador bloqueou os comentários de sua conta.