Governo Bolsonaro é reprovado por 35,5% e aprovado por 32,9%, diz CNT

A avaliação de que o governo do presidente Jair Bolsonaro é “ruim ou péssimo” avançou 8,3 pontos percentuais, de 27,2% para 35,5%, entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021, aponta pesquisa divulgada nesta segunda-feira (22), pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). O levantamento aponta ainda para a redução, de 41,2% para 32,9%, no percentual de brasileiros que classificam a gestão como “boa ou ótima”. As avaliações de que o governo é “regular” oscilou 0,01 ponto percentual negativamente e agora figura em 30,2%. Os demais 1,4% não souberam opinar ou não quiseram responder.

Sobre o desempenho pessoal de Jair Bolsonaro, 51,4% disseram desaprovar e 43,5% afirmam aprovar o presidente. Na avaliação dos entrevistados, a sinceridade (29,3%) e a honestidade (11,3%) são as principais qualidades de Bolsonaro.

Brasil atinge 10,19 milhões de casos de covid e 247,1 mil mortes

O Brasil registrou nas últimas 24 horas um acréscimo de 639 mortes por covid-19 e 26.986 novos casos confirmados, segundo dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde e divulgados pelo Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) nesta segunda-feira (22).

Com os números atualizados, o país chega à marca de 247.143 mortes em decorrência da covid-19, além de 10.195.160 casos acumulados desde o início da pandemia. Deste total, o Ministério da Saúde estima que mais de 9 milhões já tenham se recuperado.

Música ao vivo está proibida nos bares e restaurantes de Natal (RN)

O prefeito de Natal (RN), Álvaro Dias, publicou no Twitter que vai determinar o fechamento de bares e restaurantes na Capital do RN a partir das 22h. Também vai proibir música ao vivo em qualquer horário durante o funcionamento.

ENEM será aplicado nesta terça (23)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será aplicado amanhã (23) e na quarta-feira (24) para candidatos que tiveram as provas canceladas por conta do agravamento da pandemia do novo coronavírus, para aqueles que não puderam fazer o exame por estarem com sintomas da covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa e para os participantes prejudicados por questões logísticas.

O Enem 2020 regular foi aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro no formato impresso, e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro no formato digital. Agora, será aplicado o Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade).

Na mesma data, as provas serão reaplicadas aos candidatos do Enem regular, tanto do impresso quanto do digital, que tiveram os pedidos aprovados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

‘BBB’: Com Karol no paredão, reality perderá vilã e decretará fim de grupo

Karol Conká no "BBB 21" - Reprodução/Globoplay

Depois de muita discussão nas redes sociais e até mesmo de preocupação por parte de anunciantes, o “BBB 21” segue firme no plano de aliviar o clima no confinamento e esvaziar o grupo chamado como “gabinete do ódio”. Uma semana após eliminar Nego Di em movimento estratégico no jogo, o reality deve perder sua maior vilã nesta terça-feira (23). Indicada pela líder Sarah, Karol Conka viu seu reino desmoronar nesta semana, que parecia preparada para mirar em Pocah e Projota. Sem conseguir se manter quieta, a cantora acabou por incendiar conflitos entre Gilberto e Arthur e ainda bateu de frente com Camilla de Lucas.

Antes querida e escolhida para o pódio por seis participantes, Karol viu sua popularidade despencar na casa. Transformada pela edição em uma vilã “maluquinha”, a cantora não conseguiu recuperar a simpatia perdida no momento em que impediu Lucas de almoçar e constantemente o humilhou. A indicação de Sarah, no fim das contas, serviu como uma espécie de vingança pelo amigo, que desistiu da atração.

Passados quatro paredões, Karol deixará o programa na terça-feira pronta para lidar com o estrago em uma carreira de anos. Nesse sentido, sua provável saída será um favor para a equipe que administra sua vida profissional. Está na hora de colar os cacos. Dentro da casa, Lumena e Projota, o esvaziado “gabinete do ódio” deverá entender finalmente o recado iniciado pela saída de Nego Di. O jogo deles pega muito mal. Neste paredão, Gilberto e Arthur serão figurantes.

Covid-19: Municípios da Grande Natal seguem recomendação do governo e decretam fechamento de estabelecimentos

Os municípios de São Gonçalo do Amarante e Extremoz, na Região Metropolitana de Natal, publicaram novos decretos com medidas mais duras para conter o avanço da pandemia da Covid-19. Os decretos têm validade de 14 dias e seguem uma recomendação do governo do Rio Grande do Norte. No último sábado, (20) um decreto em que recomenda aos municípios que anunciem medidas para que bares e restaurantes só funcionem até as 22h nos próximos 14 dias. Capital do estado, Natal não anunciou novas medidas até a manhã desta segunda-feira (22).

Covid-19: Fim de semana tem aglomerações e vaquejada interditada por fiscalização na Grande Natal

Vaquejada com presença de público é interditada na Grande Natal, durante operação Pacto Pela Vida, que fiscaliza medidas contra Covid-19. — Foto: Divulgação

As ações integradas da Operação Pacto pela Vida registraram aglomerações e até uma vaquejada com desrespeito às normas de uso de máscara e distanciamento, para prevenção à Covid-19, durante o último fim de semana, entre a sexta-feira (19) e o domingo (21). Os casos foram registrados em Natal e região metropolitana.

As fiscalizações resultaram na interdição de um parque de vaquejada, apreensão de equipamentos de som, dispersão de pessoas em festas e bares em Natal e Grande Natal.

A operação contou com comboio de 22 viaturas envolvendo a Polícia Militar, Guarda Municipal de Natal, Corpo de Bombeiros, secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo; Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana.

Um parque de vaquejada localizado no distrito de Caiana, em Extremoz, foi interditado pelas forças policiais por promover competição com aglomeração de pessoas infringindo os decretos de combate à Covid-19.

Com quase 90% de ocupação, região metropolitana de Natal tem fila de espera maior que número de leitos para Covid-19

Taxa de ocupação de leitos passa dos 80% no Rio Grande do Norte. — Foto: Reprodução

Com 89,9% de ocupação dos leitos críticos para Covid-19, a região metropolitana de Natal tem uma fila de espera por leitos maior que o número de vagas disponíveis, na manhã desta segunda-feira (22), segundo dados do Regula RN – sistema usado no Rio Grande do Norte para regular as internações no estado. A situação crítica não é apenas na capital. Em todo o estado, o número de pacientes à espera de leitos se igualou ao número de UTIs disponíveis. Eram 42, para 42 vagas. Nove hospitais estavam com todos os leitos ocupados e três estavam operando acima de 90% da capacidade.

A situação mais crítica é na região metropolitana. Do total de 42 pacientes que aguardavam leito no estado, 41 eram apenas na região metropolitana. No entanto, no mesmo horário, só havia 26 leitos críticos disponíveis na região. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, outros 13 leitos deverão ser disponibilizados no Hospital Giselda trigueiro, em Natal, até esta terça-feira (23).

região Oeste também passou dos 80% de ocupação, pela manhã e apenas o Seridó está com a taxa abaixo dos 70%.

Fiocruz confirma chegada amanhã de 2 milhões de vacinas de Oxford prontas da Índia

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou, em comunicado ontem (21), a chegada de dois milhões de vacinas “Oxford”, elaboradas pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, em parceria com o laboratório AstraZeneca. O lote de imunizantes contra a covid-19 deve chegar ao Brasil amanhã, 23 de fevereiro, já prontos para uso, do Instituto Serum, um dos centros produtores da AstraZeneca na Índia.

 

 

Documentário sobre o Instituto Butantan

A TV Cultura exibe terça-feira, às 22h45, um documentário inédito sobre o Instituto Butantan, que na mesma data completa 120 anos. Produzido pela emissora, “Butantan, 120, o Instituto da Vida” conta a história da sua fundação, em 1901, e apresenta as principais frentes de atuação do órgão.

Depoimentos de Dimas Covas, Giuseppe Puorto, Lilia Schwarcz e Marco Antonio Villa.

A divisão do esporte na TV aberta

A Globo continua com várias propriedades esportivas, entre campeonatos regionais, brasileiro séries A e B, Brasil nas eliminatórias aqui e na Argentina, entre outros. Mas o SBT pegou a “Libertadores”, agora temos a Record com o carioca e a Fórmula 1 na Band. Já há uma divisão.

Passagens aéreas ficam até 33,59% mais baratas em um ano

As passagens aéreas nacionais e internacionais estão até 33,59% mais baratas, segundo pesquisa da Kayak, empresa especializada em pesquisa de viagens. A pedido da reportagem, a Kayak levantou quais os destinos nacionais e internacionais mais solicitados pelos brasileiros e comparou os preços das passagens vendidas em fevereiro de 2020 com o mesmo mês desse ano.

A maior diferença foi encontrada em passagens aéreas internacionais. Viajar para Orlando, nos Estados Unidos, hoje está 33,59% mais barato do que no ano passado. O valor passou de R$  4.363 para R$ 2.897.

Senado deve apresentar hoje texto para viabilizar auxílio emergencial

O senador Márcio Bittar deve apresentar nesta segunda-feira (22) o relatório da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que viabilizará a concessão de uma nova rodada do auxílio emergencial associada a medidas de compensação fiscal. A expectativa é que a proposta seja votada nesta quinta-feira (25) no Senado, após acordo com líderes partidários. O texto trará uma “cláusula de calamidade”, que abre espaço no orçamento para o pagamento do benefício de março a junho para famílias de baixa renda e trabalhadores informais, diante do recrudescimento da pandemia de coronavírus.

A medida permite a suspensão de parte das regras fiscais pelo tempo que for necessário para que o governo possa pagar despesas emergenciais, como o auxílio, fora do teto de gastos, regra que limita as despesas da União.

Veja o que já se sabe sobre o novo auxílio emergencial

Encerrado oficialmente em Dezembro do ano passado, depois de distribuir R$ 294 bilhões para 68 milhões de brasileiros no período de oito meses, o auxílio emergencial andará os primeiros passos institucionais para seu retorno a partir desta semana. Com valores menores, que vão variar de R$ 300 a R$250, o benefício deve ser pago em três ou quatro parcelas, a depender das discussões entre os senadores e deputados.

O pagamento deverá ser feito de março a junho, atingindo cerca de 40 milhões de brasileiros, incluindo os 14 milhões do Bolsa Família. Por causa do alto endividamento federal, o benefício será incluído por meio de PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que conterá “cláusula de calamidade” para permitir o pagamento do auxílio sem estourar o teto de gastos.

O retorno da Jornalista Gláucia Lima ao “rádio seridoense” em 90 minutos

A radialista e jornalista de Caicó, Gláucia Lima, comemora seu retorno às ondas do rádio. A celebração tem motivos especiais. Além de ter sido curada recentemente de um câncer de mama, a reestreia acontecerá na data do aniversário dela. Confira abaixo o emocionante anúncio, postado por Gláucia em suas redes sociais:

Me disseram “a boa filha à casa torna” e eu fiquei pensando nas voltas que a vida dá. Depois de meses, afastada das ondas do rádio, na intenção de me dedicar totalmente ao tratamento do câncer de mama, hoje, graças a Deus e a Sant’Ana, em processo de remissão, posso anunciar: pro rádio, eu vou voltar.

E já tem dia e horário. Dia 5 de março, mesma data que comemoro aniversário e, por que não, renascimento?

O meu programa será das 11h até às 12h30, de segunda a sexta, na Rádio Seridó, um importante braço do Sistema Tropical de Comunicação no RN, que atualmente é gerenciada pelo radialista Suebster Neri.

Teremos, todos os dias, ‘90 minutos’ de jornalismo leve, claro e diferenciado. Como um canal pode fortalecer o outro, este meu perfil no instagram, vai ter as pautas do programa complementarmente interligadas, trazendo uma notícia em 360 graus pra que você, que me segue e ouve, possa estar totalmente informado daquilo que acontece em Caicó, na região, no Brasil e no mundo.

Ao meu lado, no time da 100,7, irei contar com grandes profissionais que hoje integram a grade de programação: Suebster Neri, Gilberto Fernandes, Dalvanira Lopes, Juca Bala, Luciélio Henrique, Ronaldo Adriano, Lucineide Medeiros e Ronysson Nery, que inclusive, está assinando a produção de vinhetas do meu programa, e, junto a ele, escolhemos Paulo Carvalho, uma das vozes padrões da comunicação mundial. Pra vocês terem uma melhor noção, ele é a voz de canais como Discovery Chanel e Rede Globo. A agência Ícone está cuidando de toda a identidade visual e, nos próximos dias, divulgarei não só o nome, como também o logo do programa e quem estará comigo. O reencontro está pra acontecer. Um programa pensado em todos os detalhes, especialmente pra você.

Do blog: Seja muito bem vinda a nossa família, o “Seridó” espera ansioso pela sua estreia!