Covid: ministro da Educação proíbe exigência de vacina para o retorno às aulas

Ministro Milton Ribeiro, da Educação, diz que apenas lei federal pode obrigar vacinação

Em despacho publicado nesta quinta-feira, 30, no Diário Oficial da União (DOU), Milton Ribeiro, ministro da Educação, afirmou que as instituições de ensino federais não podem cobrar vacinação contra covid-19 como condição para o retorno às atividades presenciais.

“Não é possível às instituições federais de ensino o estabelecimento de exigência de vacinação contra a covid-19 como condicionante ao retorno das atividades educacionais presenciais, competindo-lhes a implementação dos protocolos sanitários e a observância das diretrizes estabelecidas pela Resolução CNE/CP nº 2, de 5 de agosto de 2021”, escreveu o ministro.

Ana Clara é escolhida para comandar programa do ‘BBB 22’ no Multishow

A Globo bateu o martelo e definiu que a ex-BBB Ana Clara é quem vai comandar o programa “BBB A Eliminação” junto com Bruno de Luca. Ela irá substituir a também ex-BBB Vivian Amorim, que está grávida e ficará de fora da atração em 2022. Camila de Lucas, que foi finalista da última edição do reality, tinha sido anunciada para apresentar o programa do Multishow ao lado de Bruno, que já está à frente da atração há alguns anos.

O “BBB  A Eliminação” acontece ao vivo e sua estreia está marcada para o dia 19 de janeiro. Ana Clara, que ficou em terceiro lugar no “BBB 18”, vai continuar apresentando o “RedeBBB”, algo natural uma vez que ela caiu nas graças do público nas últimas edições por fazer perguntas bem diretas aos eliminados. A nova edição do reality estreia dia 17 de janeiro e mais uma vez vai misturar famosos e anônimos.

Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha do ‘Chaves’, testa positivo para a Covid-19

A atriz Maria Antonieta de las Nieves, famosa por interpretar a Chiquinha no seriado Chaves, testou positivo para a Covid-19. A artista, de 71 anos, usou as redes sociais nesta quinta-feira, 30, para falar como está se sentindo e tranquilizou os fãs dizendo que está com sintomas leves. “Queridos fãs, amigos e familiares, apesar de todos os cuidados que sempre tive para não contrair covid-19, testei positivo ao fazer um exame. Eu me sinto bem, estou em casa, muito tranquila e melhorando a cada dia. Parece que estou com um resfriado comum, nada de grave como andam publicando por aí. Aproveito para desejar a todos um feliz 2022”, escreveu a atriz em um post no Instagram. Nos comentários na publicação, os fãs estão desejando melhoras a intérprete de Chiquinha.

Bateu o desespero na Globo para enfrentar o futebol da Record

A Globo já não esconde o quanto está abalada por negligenciar a sua programação esportiva. E agora arma-se com a “faca nos dentes” para enfrentar o futebol da Record, dona dos direitos de transmissão dos campeonatos do Rio e São Paulo.

Para concorrer com os dois maiores e mais importantes estaduais do País – atrações do calendário do futebol brasileiro no primeiro quadrimestre de 2022 – a Globo usará, segundo informa O Antagonista, o BBB22 e a novela “Um lugar ao sol”, nas noites de quarta-feira, no mesmo horário do futebol; e o programa The Masket Singer, comandando por Ivete Sangalo, sempre começando as quatro da tarde de domingo.

São programas de forte apelo popular para tentar diminuir os danos que a emissora certamente sofrerá nessa disputa com o futebol da Record. Isso revela o desespero da situação, porque está correndo riscos de esvaziar essas atrações.

Mínimo será de R$ 1.212, maior que previsto no Orçamento

Dinheiro

Segundo integrantes da equipe econômica do governo, o salário mínimo será de R$ 1.212 a partir de 1º de janeiro de 2022. Dessa forma, o novo valor fica R$ 112 acima do atual e do que foi previsto no orçamento. A informação foi confirmada pelo jornal O Globo. A proposta original, enviada ao Congresso em agosto, projetava o piso salarial em R$ 1.169, mas precisou de ajustes devido à inflação, que provocou alta nas contas de luz e preços dos combustíveis.

O governo adotou a previsão de aumento de 10,02% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para este ano, usado como base para a correção do piso nacional. Dessa forma, não haverá ganho real para o salário mínimo, mas apenas a reposição da inflação.

Amigos gastam R$ 22 mil em bilhete único para a Mega da Virada

Na fotografia colorida, um papel de jogo da Mega-Sena aparece em cima de mesa

Um grupo de amigos de Corumbá (MS) composto por 98 pessoas registrou uma aposta única no valor de R$ 22.510,50 na Mega da virada, concurso realizado anualmente pela Caixa Econômica Federal. O líder do bolão, o fotógrafo Ademir de Almeida, de 33 anos, declarou que teve a ideia há mais de 10 anos, quando organizava uma aposta coletiva entre os colegas de trabalho de sua antiga empresa. Neste ano, o grupo investiu mais de R$ 90 mil em apostas.

Tráfego de veículos no entorno do Cajueiro de Pirangi será modificado a partir desta sexta (31)

Tráfego do veículos no entorno do maior cajueiro do mundo será alterado a partir desta sexta-feira (31).  — Foto: Canindé Soares

A partir desta sexta-feira (31), o tráfego de veículos nas vias que ficam no entorno do Cajueiro de Pirangi será alterado. De acordo com a Secretaria de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem) de Parnamirim, as mudanças serão definitivas.

A alteração acontece em um trecho de aproximadamente 120 metros de uma das vias que margeiam o Maior Cajueiro do Mundo. Para ter acesso a árvore centenária e à Feirinha de Artesanato pela Avenida São Sebastião os motoristas precisarão fazer um trajeto diferente.

No cruzamento da Av. São Sebastião com a Rua Dr. Carlos Varela A. Barca o trânsito em frente não será mais permitido. O motorista deverá fazer a conversão à direita para seguir caminho para o Cajueiro. Já na Rua Dr. Carlos Varela A. Barca, o motorista entra à esquerda, na Rua Antônio Francisco das Chagas e, posteriormente, à esquerda novamente, na Rua Pedro Moura, quando terá acesso ao Cajueiro, à Feirinha de Artesanato e ao contorno, em direção à Avenida Deputado Márcio Marinho.

Rotatória do Aeroporto de Natal ganha posto móvel da Polícia Militar

Rotatória do Aeroporto de Natal ganha posto móvel da Polícia Militar — Foto: Divulgação

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte instalou um posto móvel na rotatória que dá acesso ao Aeroporto Internacional Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A iniciativa visa garantir mais segurança a todos que frequentam o aeroporto, e as suas vias de acesso, que naturalmente recebem um maior fluxo de pessoas durante esse período do ano.

De acordo com a corporação, policiais militares estarão no local durante toda a Operação Verão, 24 horas por dia.

O coronel Alarico Azevedo, comandante geral da PM, ressaltou que “a Polícia Militar vem buscando alternativas para incrementar a segurança de todos os cidadãos que acessam as vias do aeroporto, e essa medida seguramente segue nesse sentido, somando-se aos patrulhamentos já desenvolvidos no local por unidades ordinárias”.

PRF inicia Operação Ano-novo 2022 nas estradas federais do país

Segundo a PRF, será dada atenção especial às ações de combate à embriaguez ao volante - Divulgação

Começou hoje a Operação Ano Novo 2022, da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Até domingo (2) haverá policiamento ostensivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade. O objetivo é garantir aos usuários das rodovias federais mais segurança e fluidez do trânsito. Segundo a PRF, será dada atenção especial às ações de combate à embriaguez ao volante, fiscalização de ultrapassagens em trechos de pista simples e o controle do excesso de velocidade.

O uso do cinto de segurança, do capacete, dos dispositivos de retenção para crianças e do celular pelo motorista, além de fiscalizações específicas de motocicletas e condições de conservação dos veículos, também estão entre os focos das equipes. As ações terão, ainda, outros pontos focais, como a fiscalização do tempo de direção e descanso do motorista profissional e o exame toxicológico.

Galisteu, Portiolli e Leifert se destacaram como apresentadores em 2021

Adriane Galisteu deverá comandar as próximas edições do 'Power Couple' e de 'A Fazenda'

No apagar das luzes de 2021, diante de tantas movimentações nos bastidores da TV, três apresentadores deixam o ano com saldo positivo a partir dos trabalhos desempenhados nos últimos meses. São eles: Adriane Galisteu, Celso Portiolli e Tiago Leifert.

Adriane Galisteu foi a aposta certeira da Record TV este ano. Ao ser convidada para comandar o “Power Couple”, logo se destacou com sua simpatia, jogo de cintura e, claro, seus figurinos que chamavam a atenção de maneira positiva nas redes sociais. O bom desempenho a levou para o comando de “A Fazenda 13”, onde também segurou o laço com maestria. Não à toa, seguirá no comando das atrações em 2022.

Celso Portiolli foi uma grata surpresa ao assumir o retorno do “Show do Milhão” no SBT. Sua espontaneidade com um formato conhecido e eternizado por Silvio Santos deu o ar de renovação que o game show precisava. Ao longo da primeira temporada, sempre aparecia entre os assuntos mais comentados nas redes sociais quando o programa estava no ar. E isso também garantiu uma nova temporada da atração no ano que vem. E teve, também, bom desempenho com o seu “Domingo Legal”, muitas vezes, colocando o programa no primeiro lugar da audiência.

Tiago Leifert encerra o ano respirando aliviado. Comandou mais uma temporada de sucesso do “BBB” e ainda conseguiu segurar a barra de substituir Faustão às pressas no “Domingão”, que depois virou apenas o “Super Dança dos Famosos”. Ainda que tenha sido seu último ano como contratado da Globo e não tenha conseguido concluir a décima temporada do “The Voice Brasil”, o jornalista deixou sua marca no entretenimento da emissora.

Outros apresentadores também deixam 2021 em alta com seus trabalhos, mas Galisteu, Portiolli e Leifert merecem a menção honrosa por fazerem a diferença na TV brasileira num ano ainda tão difícil para o entretenimento, que ainda está se reerguendo e entrando nos eixos aos poucos.

Xanddy, do Harmonia, testa positivo para Covid e cancela shows

Xanddy foi diagnosticado com Covid-19

O cantor Xanddy, vocalista do Harmonia do Samba, teve teste positivo para Covid-19. A assessoria de imprensa do grupo emitiu um comunicado nas redes sociais.

“A banda Harmonia do Samba informa que, nesta quarta-feira (29/12), o cantor Xanddy testou positivo para o coronavírus (Covid-19). Com sintomas leves, o artista descobriu a contaminação após realizar teste RT- PCR para cumprir a agenda de shows do fim de ano, que iniciaria dia 30/12. Por este motivo, todas as apresentações do cantor e sua banda Harmonia do Samba, previstas para esse período, serão canceladas, adiadas”, informou a nota.

2022 pode marcar ‘o fim da fase aguda da pandemia’, diz OMS

O ano de 2022 pode marcar “o fim da fase aguda da pandemia” de Covid-19, afirmou o diretor geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom, que ressaltou a importância da continuidade da prevenção diante da “dupla ameaça das variantes Delta e Ômicron” do coronavírus.

O diretor de Emergências Sanitárias da entidade, Mike Ryan, acrescentou na mesma entrevista coletiva que no futuro próximo “é difícil que o vírus seja completamente eliminado, mas possivelmente o nível de sua transmissão ficará mais baixo, causando surtos ocasionais em populações não vacinadas”.

“Vamos acreditar que esse será o final, mas certamente ainda não chegamos lá e restam obstáculos que esperamos superar alcançando a igualdade na distribuição de vacinas”, disse.

Receita paga lote residual de restituições do IRPF 2021

Cerca de 175 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e acertaram as contas com o Fisco recebem nesta quinta-feira (30) R$ 285 milhões de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de dezembro. O pagamento é feito na conta informada na declaração do Imposto de Renda. A Receita Federal abriu consulta ao lote residual na quinta-feira (23) da semana passada.

O lote contempla tanto restituições da malha fina deste ano quanto de anos anteriores. Ao todo, 174.482 contribuintes deste ano foram contemplados.

Presidente Bolsonaro sanciona lei que cria o Auxílio Brasil

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto que institui o programa Auxílio Brasil, que substitui o Bolsa Família, instituído em 2004, e o Alimenta Brasil, que entra no lugar do Programa de Aquisição de Alimentos, de 2003. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial da União.

Podem receber o Auxílio Brasil as famílias em situação de extrema pobreza, que recebam menos de R$ 105,00 por pessoa.

IBGE prorroga as inscrições de concursos com vagas no RN para o Censo 2022

IBGE prorrogou as inscrições dos processos seletivos para 3.366 vagas temporárias para o Censo 2022 no RN. As inscrições para todos os cargos agora poderão ser realizadas até as 16h de 21 de janeiro no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21.

No RN as vagas estão divididas da seguinte forma:

  • 2.931 vagas para a função de Recenseador: remuneração de acordo com a produção; taxa de inscrição de R$ 57,50;
  • 284 vagas para a função de Agente Censitário Supervisor: salário de R$ 1.700; taxa de inscrição de R$ 60,50;
  • 151 vagas para a função de Agente Censitário Municipal: salário de R$ 2.100; taxa de inscrição de R$ 60,50.