Maurílio tem piora clínica nas últimas 12h após infecção no pulmão

Não vamos desistir", afirma Luiza sobre quadro clínico de Maurílio

O cantor Maurílio, da dupla com Luiza, teve nova piora em seu quadro clínico após sofrer uma infecção no pulmão. Ontem, o quadro obrigou a administração de uma nova rodada de antibióticos no sertanejo. O boletim médico enviado a Splash diz que o cantor segue internado em estado grave, “sob ventilação mecânica em hemodiálise contínua”.

Maurílio realizaria uma traqueostomia ontem, mas o procedimento, cujo objetivo era permitir que o cantor voltasse a respirar sem o auxílio do tubo pela boca, foi novamente remarcado. No início dessa manhã, Luana Ramos, mulher do cantor, pediu que as orações por ele continuem. O sertanejo está internado desde a madrugada do dia 15 de dezembro, quando se sentiu mal após um show em Goiânia, onde gravava um DVD ao lado de Luiza.

Regras de aposentadoria do INSS mudam em 2022

As regras de aposentadoria do INSS vão mudar a partir de 1º de janeiro de 2022. Os novos termos fazem parte das alterações propostas pela reforma da Previdência, promulgada pelo presidente Bolsonaro (PL) em 2019, e atingirão todos que estavam no mercado de trabalho antes da oficialização da medida. As mudanças vão atingir as regras de transição por pontos, por idade mínima e na idade das mulheres para ter direito à aposentadoria por idade. Pessoas que começaram a trabalhar depois da promulgação da medida seguirão com os termos com idade mínima para se aposentar de 62 anos para mulheres e 65 para homens. Uma das principais alterações na medida é o tempo mínimo para que mulheres solicitassem a aposentadoria pelo INSS. A partir de 2022, a idade mínima passará para 61 anos e seis meses. Até 31 de dezembro, as contribuintes poderiam solicitar o direito com idade mínima de 61 anos. No caso dos homens, as regras não mudaram.

Nos termos de transição por pontos, a aposentadoria por tempo de contribuição é dada para quem acumular 89 pontos para mulheres, e 99 pontos para homens. A pontuação é calculada a partir da idade da pessoa e o tempo que ela contribuiu com a Previdência. Até este ano, era exigido das mulheres uma pontuação mínima de 88, enquanto dos homens a conta deveria chegar ao menos em 98 pontos. Já a transição por idade mínima passa de 62 anos e seis meses para homens, com 35 anos de contribuição. Para mulheres, a partir de 1º de janeiro de 2022, a idade passa para 57 anos e seis meses, com 30 anos de contribuição ao INSS. Até o fim de 2021, os homens devem ter 62 anos para pedir a transição por idade, enquanto das mulheres era necessário idade mínima de 57 anos.

As mudanças não vão atingir o contribuinte que estiver na regra do pedágio de 50% ou 100%.

Em meio à crise de energia, conta de luz deve sofrer alta de 19% em 2022

A falta de chuva agravou ainda mais a crise de energia no país, e para garantir o fornecimento a todos os brasileiros e evitar um novo apagão, em 2021 o governo federal se viu na obrigação de acionar todas as usinas térmicas, inclusive as mais caras. Quem pagou o custo disso tudo foi o consumidor. Neste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica aumentou a bandeira tarifária 2 da conta de luz em 52%. Ainda assim, o dinheiro arrecadado não conteve a série de gastos. A bandeira “escassez hídrica”, por exemplo, representou uma cobrança de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos. Mesmo assim, a Aneel afirmou que ficou com prejuízo de mais de R$ 12 bilhões. Em 2022, o governo federal pretende lançar o “tarifaço” por meio de uma Medida Provisória já publicada, que abrirá crédito para que empresas do setor de energia paguem os custos de produção. A projeção é de que em 2022 a conta de energia sofra um reajuste médio de 19%.

Figura histórica do PT, Suplicy abraça Alckmin como vice de Lula

A possibilidade de o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) ser vice de Lula na eleição presidencial de 2022 incomodou tanto membros da direita quanto da esquerda. Não é o caso do vereador Eduardo Suplicy, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). O ex-senador disse ver com bons olhos uma chapa entre Alckmin e Lula e assegura que sua relação com o tucano sempre foi boa — prova disso foi o encontro que os dois tiveram no último domingo, 26. Apesar do próprio Lula não ter confirmado a sua candidatura à Presidência, o vereador diz que a legenda tem “clareza” da aspiração do ex-presidente ao Palácio do Planalto. “Cada partido já está escolhendo qual será seu candidato. Para o PT, nós temos a clareza da candidatura do Lula e agora estamos pensando em qual será melhor coligação. Existe até a possibilidade de termos Geraldo Alckmin como um candidato”, revelou em entrevista.

Governo publica lei de proteção social dos militares do RN e aumenta contribuição e tempo de serviço para entrada na reserva

Governo publica lei que altera regras para aposentadoria de militares do RN — Foto: Sandro Menezes/Governo do RN

O governo do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (29) a lei de proteção social dos militares estaduais – uma espécie de regime de previdência dos policiais militares e bombeiros potiguares.

Entre as mudanças, a lei ampliou o tempo de serviço necessário para aposentadoria de 30 para 35 anos de serviço. Além disso, houve aumento da taxa de de contribuição previdenciária que passou de 9,5% para 10,5% para todas as patentes. Até então, os cabos e soldados não pagavam contribuição.

A Lei Complementar 694/2021 institui o Sistema de Proteção Social dos Militares do Rio Grande do Norte seguindo os mesmos parâmetros definidos pela Lei Federal 13.954/2019 – que mudou o sistema de previdência dos militares federais.

De acordo com a nova lei estadual, o gerenciamento dos subsídios dos militares da reserva, bem como dos pensionistas sai do Instituto de Previdência do Estado (Ipern) e passa a ser feito diretamente pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros.

Ayrton Senna na Netflix

A Netflix continua trabalhando na produção de série sobre Ayrton Senna.

O elenco está em processo de escolha, inclusive com expectativa das escolhidas para os papéis de Xuxa e Adriane Galisteu, que tiveram passagens importantes na vida do campeão. Mas tudo ainda cercado de um enorme segredo.

Retrospectiva 2021: As músicas que bombaram no TikTok

O TikTok se tornou uma verdadeira fábrica de hits. Muitas músicas caem no gosto do público após viralizarem no aplicativo, que hoje chega a moldar até mesmo a forma das composições, que conquistam os internautas com poucos segundos de vídeos, sejam eles cômicos, sérios, dramáticos, aventureiros, voltados para desafios de danças, entre outros.
Selecionamos abaixo músicas que bombaram na plataforma e se tornaram hits, com algumas alcançando o topo nas principais paradas musicais do mundo. Confira:

O famoso “Oh, no! Oh, no! Oh, no, no, no, no no” se tornou a conhecida trilha sonora de momentos que antecedem algum desastre (muitas vezes cômico) nos vídeos dos internautas.

O single “Beggin’“, lançado no EP Chosen (2017), estourou na Europa após a competição e se tornou viral na internet.

Com um ritmo rápido e um refrão fácil de decorar, o hit da parceria entre The Kid LAROI e Justin Bieber também foi uma das queridinhas entre os internautas e conta com mais de 8 milhões de vídeos no aplicativo, boa parte deles voltados para coreografias, tutoriais e vídeos com paisagens e lugares espetaculares.

RN não vai exigir receita médica para vacinar crianças contra Covid, anuncia Secretaria de Saúde

O Rio Grande do Norte não vai cobrar qualquer tipo de receita médica para vacinar crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid. O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nesta terça-feira (28) após reunião extraordinária da Comissão de Gestores Bipartite, com representantes da pasta e dos municípios potiguares.

Na nota, a Sesap informa que “as crianças que se apresentarem, indistintamente, acompanhadas pelos pais ou responsáveis legais receberão a vacina em todos os pontos de vacinação do SUS no estado”.

De acordo com a Sesap, a medida segue a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que aprovou a utilização do imunizante da Pfizer para o Brasil.

São João de Campina Grande deve acontecer ao longo de 60 dias, em 2022

O Maior São João do Mundo, edição de 2022, deve acontecer ao longo de 60 dias de duração. Foi o que anunciou o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, na tarde desta terça-feira (28), ao conceder entrevista ao Programa Hora do Povo, da TV Borborema, afiliada do SBT na região.

Segundo o gestor, a programação será realizada durante o mês de junho, com trinta dias corridos, além dos finais de semana do mês de julho e prévias já no mês de maio. A programação já vem sendo montada e as atrações deverão ser anunciadas já no início do próximo ano.

Segundo o prefeito, a maior festa popular do interior do Brasil deverá voltar com força total, pois não foi realizada em 2020 e 2021 por conta da pandemia de Covid-19.

A meta é realizar um evento histórico, grandioso e inesquecível, inclusive com a transmissão, em rede nacional de televisão, do tradicional encontro de quadrilhas juninas, além de muitos outros atrativos.

RN tem gasolina e etanol entre os mais caros do Nordeste, aponta levantamento da ANP

O Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aponta que o Rio Grande do Norte tem preço médio do etanol e da gasolina entre os três mais caros de toda a região Nordeste. De acordo com o SLP, os dois combustíveis são os terceiros mais caros da região em dezembro.

Para a gasolina comum, em dezembro, o sistema aponta preço médio de R$ 6,825 no Rio Grande do Norte, mais barata apenas que no Piauí (R$ 6,937) e no Ceará (R$ 6,908). Os estados com os preços médios mais baixos da região o Nordeste são o Maranhão (R$ 6,457) e Paraíba (R$ 6,499).

Já com gasolina aditivada, a posição também se repete no RN tem valor médio de R$ 6,895; sendo superada por Ceará (R$ 7,054) e Piauí (R$ 7,156).

Quando o assunto é o etanol hidratado, o combustível vendido no RN também é o terceiro mais caro da região, com valor médio de R$ 5,627. Ceará (R$ 5,702) e Maranhão (R$ 5,737) superam o estado potiguar no preço médio.

Caicoense deixa a UTI e seu quadro é “estável”

O Caicoense, Diobson Smith da Nóbrega Santos, de 38 anos, continua internado em Natal no Hospital Walfredo Gurgel (RN), ele deixou a UTI nesta terça-feira e se encontra na ala de enfermaria daquela casa de saúde. Informações dão conta que Diobson vem reagindo muito bem a cirurgia que o mesmo foi submetido no ultimo domingo (27). Diobson foi vitima de um acidente de cavalo no Sitio Timbaúba dos Gorgônio, zona rural de Caicó e teve traumatismo craniano, onde precisou ser transferido para a Capital do Estado e passou por procedimento cirúrgico de urgência no Hospital Walfredo Gurgel.

Sem autorização, hotel de Natal derruba 6 coqueiros para que hóspedes assistam queima de fogos no Réveillon

Imagens mostram antes e depois da retirada de coqueiros em frente a hotel de Natal. — Foto: Cedida/Cleildo Azevedo

Um hotel localizado na praia de Ponta Negra, em Natal, foi autuado na segunda-feira (27) por retirar 6 coqueiros localizados na frente do prédio para que os clientes pudessem assistir à queima de fogos no Réveillon. A informação foi confirmada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). De acordo com a Semurb, o Esmeralda Praia Hotel havia entrado com um pedido para supressão da vegetação e inclusive recebeu um parecer técnico favorável, mas não tinha autorização oficial para a operação.

A revolta tá grande!

Mossoró confirma perda de quase 5 mil doses da vacina Pfizer

A Secretaria de Saúde de Mossoró confirmou nesta terça-feira (28) a perda de 4.782 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Os imunizantes passaram do prazo de validade após o descongelamento e não podem mais ser utilizadas. O coordenador do programa municipal de imunização, Etevaldo de Lima, explicou que após o descongelamento as vacinas devem ser aplicadas em até 31 dias.

“Público nós temos. O que está faltando é parte desse público buscar a vacinação contra a covid. Nós usamos de todas as estratégias, pontos extras de vacinação, vacinamos de domingo a domingo, porém a população não quer”, disse Etevaldo.

Alok, Luan Santana, Flávio José e Elba Ramalho são confirmados no São João 2022 de Bananeiras, PB

Elba Ramalho — Foto: Wesley D'Almeida/ Arquivo PCR Imagem

O São João 2022 de Bananeiras, no Brejo paraibano, foi lançado nesta segunda-feira (27), em João Pessoa. Entre as atrações confirmadas estão artistas como Luan Santana, Alok e Elba Ramalho. O evento está previsto para acontecer entre os dias 10 de junho e 10 de julho de 2022. Também estão confirmados para se apresentarem no evento os artistas Flávio José, Matheus Fernandes, Walkyria Santos, Eliane, Aduilio Mendes, Raniery Gomes, Ramon Schnayder e Fabiano Guimarães.

De acordo com a prefeitura da cidade, os shows devem acontecer no Estádio Governador Clóvis Bezerra, popularmente conhecido como ‘O Bezerrão’.

INSS prorroga prazo, e aposentado terá até julho para fazer prova de vida

Segurado ou beneficiário do INSS só passará a ter o benefício suspenso a partir de julho de 2022 - ADRIANO ISHIBASHI/ESTADÃO CONTEÚDO

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou mais uma vez a suspensão do bloqueio de aposentadorias por ausência de prova de vida. A Portaria está publicada no Diário Oficial da União de hoje e altera as datas definidas em ato anterior para início do bloqueio dos pagamentos em caso de não realização da prova de vida.

Segundo a nova Portaria, o segurado ou beneficiário do INSS só passará a ter o benefício suspenso a partir de julho de 2022, em caso de ausência de comprovação de vida no mês de aniversário do titular do benefício. A norma anterior previa o bloqueio a partir de janeiro de 2022.

A prova de vida deverá ser realizada em qualquer órgão pagador da instituição financeira responsável pelo pagamento do benefício no mês de aniversário do titular do benefício.