Bolsonaro depõe à Polícia Federal presencialmente nesta sexta-feira

O presidente Jair Bolsonaro vai prestar depoimento presencialmente à PF (Polícia Federal) nesta sexta-feira (28). A determinação é do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que mandou Bolsonaro prestar depoimento na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. De acordo com a decisão do ministro, o presidente deve ser ouvido às 14 horas. Bolsonaro está sendo investigado no inquérito que apura se ele vazou documentos sigilosos. Moraes também retirou o sigilo do processo.

Bolsonaro é acusado de ter divulgado documentos sigilosos de um inquérito que corre na PF para apurar acessos indevidos aos softwares — programas — da urna eletrônica. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a invasão não comprometeu as eleições, e os dados acessados pelos se referem a um município específico do Rio de Janeiro.

Prefeito Dr. Tadeu coordenou reunião em Caicó (RN) sobre aeródromo

O Prefeito Dr. Tadeu, coordenou ampla reunião nesta quinta-feira (27), no auditório do Centro Administrativo em Caicó (RN), para tratar sobre a volta do funcionamento do Aeródromo Ruy Mariz, que está interditado por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.

O equipamento tem a administração do Departamento de Estradas e Rodagens – DER, que segundo o seu diretor, Manoel Marques, está fazendo a recuperação da pista de pouso e de taxiamento, além de outras melhorias que foram exigidas.

O prefeito comentou que mesmo o Aeródromo não sendo de sua responsabilidade, está, junto com o Governo do Estado, vendo uma solução para os problemas existentes. A Prefeitura vai realizar a limpeza do mato existente em toda a extensão das margens da pista, já começando na segunda-feira (31).

A Polícia Civil de Caicó já sabe quem está cortando as cercas do Aeródromo e vai tomar as devidas providências para impedir que animais entrem para pastar.

Os peritos da ANAC, quando estiveram em Caicó, identificaram como um dos problemas, a existência de animais dentro do aeródromo, o que leva risco para as aeronaves que pousem e decolem.

Covid-19: Caicó registra 270 casos nesta quarta-feira (26)

Nesta Quarta – feira (26/01/2022) a Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta comunicar que no dia de hoje tivemos 270 confirmados de Covid -19 sendo 116 homens e 154 mulheres. Destes 03 são crianças.

Os casos residem:

12- Alto da Boa Vista;

03- Acampamento;

01- Adjunto Dias;

20- Boa Passagem;

17- Barra Nova;

35- Centro;

11- Castelo Branco;

03- Canutos e Filhos;

01- Darcy Fonseca;

01- Frei Damião;

08- Itans;

08- João XXIII;

02- João Paulo II;

09- Maynard;

04- Nova Caicó;

06- Nova Descoberta;

23- Paraíba;

12- Penedo;

13-Paulo VI;

09- Recreio;

09-Soledade;

09- Serrote Branco;

14- Samanau;

01- Sistema Prisional;

02-Vila do Príncipe;

03-Vila Altiva;

21- Walfredo Gurgel;

13- Zona Rural.

Destes 196 foram confirmados por swab rápido 74 por RT- PCR

Moto tomada de assalto na noite desta quarta-feira em Caicó

Uma mulher foi vítima de assalto na noite desta quarta-feira (26) na área central da cidade de Caicó.

A nossa reportagem conversou com familiares, onde os mesmos, relataram que sua filha foi abordada por dois homens armados ao se aproximar da casa de uma amiga, que mora nas proximidades da casa paroquial de Sant’Ana, Centro de Caicó.

Os mesmos levaram a moto tipo Honda Broz /placa QGZ 2J48 de cor vermelha, fugindo com destino ignorado.

A polícia foi acionada!

Internações em UTIs crescem 147% em 15 dias e RN notifica mais 2,6 mil casos de Covid nesta terça (25)

Leito de UTI — Foto: Prefeitura de Caucaia

As internações em UTIs Covid nas redes pública e privada cresceram 147% nos últimos 15 dias no Rio Grande do Norte. Os casos também têm registrado aumento, tendo mais de 2 mil notificações nesta terça-feira (25).

De acordo com o boletim de epidemiológico da doença, divulgado diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), o estado tem atualmente 156 pessoas internadas em leitos críticos – sendo 90 em leitos SUS e 66 em particulares.

Diante do aumento de internações, que a secretária-adjunta de Saúde, Lyane Ramalho, considerou “vertiginoso”, a Sesap começou a aumentar os leitos para pacientes, abrindo mais 78 clínicos e 13 críticos nesta terça (25) e projetando mais de 50 nos próximos dias.

Com alta de internações, RN abre mais 78 leitos clínicos e 13 críticos para pacientes com Covid

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) abriu nesta terça-feira (25) mais 78 leitos clínicos e 13 críticos (de UTI) para pacientes com Covid na rede pública do Rio Grande do Norte.

A expansão acontece diante da alta de casos da doença, desde a chegada da variante ômicron, o que tem gerado um aumento nas internações e um aumento na taxa de ocupação nas redes pública e privada de saúde. Na segunda-feira (24), o Rio Grande do Norte ultrapassou a marca de 65% da taxa de ocupação dos leitos de UTI, marca que não era atingida desde 1º de julho de 2021.

Prefeitura de Natal volta atrás e autoriza realização de shows e eventos privados

A prefeitura de Natal voltou atrás no que havia publicado no decreto desta terça-feira (25) e decidiu liberar os shows e eventos privados na capital potiguar. De acordo com a assessoria do Município, o documento com as novas medidas vai ser publicado em uma edição extra do Diário Oficial.

Segundo a prefeitura, o novo decreto vai manter o cancelamento da sua programação oficial de carnaval, mas os demais eventos “poderão ser realizados, desde que garantam o rigoroso cumprimento de normas preventivas como distanciamento social e uso de máscaras”.

O município tomou a decisão depois de consultar o Comitê Científico Municipal, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e representantes do setor produtivo da cidade.

Após prefeitura de Natal publicar decreto contra passaporte da vacina, governo diz que medida segue obrigatória em todo o RN

Após a prefeitura de Natal publicar nesta terça-feira (25) um decreto que libera shoppings, bares, restaurantes e outros estabelecimentos da obrigatoriedade da exigir o comprovante da vacinação da Covid-19 para o acesso de clientes, o governo do Rio Grande do Norte afirmou que a medida continua sendo obrigatória em todo o Rio Grande do Norte.

“O governo entende que, assim como decisões judiciais já proferidas para dirimir dúvidas durante a pandemia, o Passaporte Vacinal continua obrigatório para todo o Estado do Rio Grande do Norte, uma vez que prevalece, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, as medidas mais restritivas”, afirmou o governo estadual em uma nota publicada no início da tarde.

Na prática, vários estabelecimentos, como os shoppings da capital, deixaram de seguir o decreto estadual na manhã desta terça-feira (25) logo após a publicação do decreto municipal no Diário Oficial. A exigência passou a valer na última sexta-feira (21) em todo o estado.

Variante Ômicron já corresponde a 90% dos casos globais de Covid-19

Os casos de Covid-19 associados à variante Ômicron, mais contagiosa que as cepas anteriores do coronavírus, já representam 90% dos analisados em laboratórios de todo o mundo, segundo informou nesta terça-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em seu relatório epidemiológico global, a agência com sede em Genebra informou que, das 372.000 amostras analisadas pela rede global de laboratórios Gisaid nos últimos 30 dias, a variante Ômicron foi detectada em 332.000 (89,1%).

A variante Delta, dominante durante grande parte de 2021, foi confirmada em apenas 10,7% dos casos, enquanto as porcentagens de outras cepas foram quase insignificantes.

Hospital Oncológico do Seridó está com atendimentos suspensos para pacientes SUS

O atendimento no Hospital Oncológico do Seridó para pacientes (SUS) oriundos das cidades do Seridó, está suspenso desde o dia 15 de dezembro de 2021. A informação foi repassada ao Blog pelo diretor da unidade, Alisson Fernandes. Ele disse que do montante que a Prefeitura de Caicó, devia, algo em torno de R$ 800.000,00, foram pagos R$ 300.000,00.

“Fizemos reunião com a atual Gestão e estamos aguardando um ofício da Prefeitura de Caicó com as prováveis datas dos repasses de pagamento das faturas em aberto”, relatou.

O diretor, Alisson Fernandes, disse que o Hospital está atendendo somente os pacientes com suspeita de câncer e em tratamento. Nesta semana, o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, terá reunião com os gestores da região para tratar sobre uma solução a respeito do pagamento das faturas PLUS agregado aos procedimentos.

Uma questão que é um problema a ser resolvido e que já foi falando em outro momento pelo prefeito Dr. Tadeu, é que Caicó paga por cerca de 90% dos serviços que a Liga presta a todos os municípios da região. Exemplo: de determinados procedimentos que custam 60 reais, os municípios só pagam ao ente pactuador (Caicó), 10 reais. O restante, Caicó tem que arcar.

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 31 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.447 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado na noite dessa terça-feira (25), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou em R$ 31 milhões. Foram sorteadas as seguintes dezenas: 13 – 19 – 29 – 42 – 49 – 52

A quina registrou 42 apostas ganhadoras e vai pagar a cada um dos acertadores um prêmio de R$ 48.167,42. A quadra teve 3.080 apostas vencedoras; cada uma levará R$ 938,32. O sorteio do concurso 2.448 será realizado nesta quinta-feira (27).

Postes de ferro são desligados na Ilha de Santana; Equipamentos serão substituídos

Alguns populares que frequentam a Ilha de Santana, em Caicó (RN), no período da noite, têm percebido alguns postes com as luzes apagadas.

“Na verdade, os postes foram desligados por medida de segurança. Recebemos a informação de que os mesmos estavam ‘dando choque’ e chamamos o Corpo de Bombeiros, que nos orientou para que desligassemos até que fosse feito um reparo”, informa Gabriel Higino Dantas, responsável pela iluminação no município.

Segundo Gabriel, o problema foi a falta de manutenção preventiva ao longo dos anos: “todo cabeamento da iluminação da Ilha de Santana é feito subterrâneo, toda por eletrodutos, e estes eletrodos que estão dentro do piso, no chão. Em alguns pontos esses eletrodutos estão quebrados, com água acumulada, sujeira, mato, então este cabeamento está enferrujando, descascando e quando encosta no poste de ferro, está, eventualmente, ocasionando choque”, detalha Gabriel.

O Corpo de Bombeiros foi ao local na quinta-feira (20), e fez uma vistoria e confirmou este mesmo parecer do responsável pela iluminação: “Vamos arrancar todo o cabeamento subterrâneo e substituir os postes de ferro por postes de concreto, além de passar o cabeamento aéreo. Assim vai aumentar a segurança do visitante da Ilha”, conclui o técnico.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento e Turismo, Mara Costa, o mais importante é zelar pela segurança da população: “temos que fazer isso, não podemos colocar a população em risco. Por enquanto, vamos colocar luminárias em pontos estratégicos para não ficar no escuro, até que os novos postes cheguem para fazermos a substituição”.

Águas do São Francisco já abastecem Rio Piranhas Açu rumo ao RN

Nesta terça-feira (25), a Barragem Engenheiro Avidos, localizada em Cajazeiras (PB), na Paraíba, recebeu pela primeira vez as águas da transposição do Rio São Francisco por intermédio do Canal Caiçara-Avidos. Agora, o recurso hídrico segue, pelo Rio Piranhas Açu, até a Barragem de São Gonçalo, na cidade de Sousa (PB), de onde continuarão, pela primeira vez, ao Rio Grande do Norte (RN), abastecendo as Barragens de Oiticica, em Jucurutu (RN), e Armando Ribeiro Gonçalves, em Açu (RN). A previsão de chegada em terras potiguares é neste mês de fevereiro.

Acesso ao Cajueiro de Pirangi só com o passaporte vacina

Portaria do Diretor Geral do IDEMA (RN), Leonlene de Sousa Aguiar, publicada no Diário Oficial do Estado, tornou obrigatória a comprovação do esquema vacinal para ter acesso ao Cajueiro de Pirangi, Parque das Dunas e nas dependências da instituição.

Caicó: Centro de Atendimento às Síndromes Gripais passa a funcionar no ginásio da Ilha

O Centro de Atendimento às Síndromes Respiratórias, começou a funcionar nesta segunda-feira (24), no Ginásio do Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana. O atendimento no ginásio será das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira com dois médicos atuando diariamente.

“A mudança foi necessária por causa da grande quantidade de pessoas que estavam procurando atendimento no endereço onde montamos a estrutura no centro da cidade. Tudo foi feito pensando no conforto e na segurança de todos”, disse Jardênia Noronha.

De acordo com a Secretária de Saúde, Evaneide Nóbrega, se for necessário, os dias de atendimento poderão ser expandidos.

“Nós estamos fazendo o acompanhamento diário dos atendimentos e se for preciso, iremos ampliar os dias de funcionamento do Centro”, disse.