BBB 22: Eliezer é o último eliminado

BBB 22: Eliezer recebe o abraço dos amigos e agora finalistas — Foto: Globo

Noite de tensão – e emoção – no BBB 22, afinal, faltam apenas dois dias para a grande Final da temporada. Eliezer é o eliminado com 65,76% dos votos. Arthur Aguiar recebeu 21,15% e Douglas Silva, 13,09%.

Com o resultado, Arthur, Douglas Silva e Paulo André vão para a grande Final do programa.

Finalistas do BBB 22 recebem espumante e comemoram

Finalistas do BBB 22: Arthur Aguiar, Douglas Silva e Paulo André  — Foto: Globo

Arthur AguiarDouglas Silva e Paulo André estão na grande Final do BBB 22 ! Para comemorar a conquista, o trio recebe uma espumante na despensa da casa mais vigiada e pega o carrinho da bebida em direção ao gramado.

Eles se empolgam ao ver que ganharam também camisas e álbuns personalizados. Os três vibram muito e pulam felizes da vida.

Potiguares celebram as boas chuvas registradas em todo o RN

Na tradição nordestina, chuva é sinal de muita fartura. E no Rio Grande do Norte ((RN), o volume de chuvas 8,6% acima da média esperada para os quatro primeiros meses de 2022, até este domingo (24) tem garantido um bom inverno e trazido a esperança de boa safra e colheita na produção agrícola. Para os potiguares, significa também segurança hídrica no abastecimento de água dos municípios, com aumento das reservas que atualmente alcançam 43,59% da sua capacidade total, dado do dia 18 de abril, divulgado pelo Igarn.

O sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (RN) (Emparn) registrou um volume médio no período de janeiro a abril deste ano de 466,7 milímetros (mm) em todo o estado, enquanto o esperado era de 429,8 mm. A região que mais recebeu carga d´água foi o Oeste Potiguar, com o acumulado de 560.6mm.

“Nesse final de abril e início de maio, as chuvas continuarão ocorrendo em todas as regiões, com bons índices, devido as boas condições termodinâmicas dos oceanos atlântico e pacífico”, explica o chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Apuração dos votos das escolas de samba deste ano acontecerá nesta terça-feira (26)

Portela leva sua águia à savana africana e exalta o poder ancestral do  baobá | Carnaval 2022 no Rio de Janeiro | G1

A apuração dos votos dados às escolas de samba no carnaval deste ano está prevista para a próxima terça-feira (26),com a divulgação do resultado final pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). A programação do carnaval carioca de 2022 termina no sábado (30), com o desfile das campeãs.

Vila Isabel encerra desfiles do Grupo Especial no Rio

Unidos de Vila Isabel - Carnaval 2022

Com uma homenagem a seu presidente de honra, o cantor e compositor Martinho da Vila, a Unidos de Vila Isabel encerrou, na madrugada deste domingo (24), o desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O samba-enredo Canta, Canta, Minha Gente! A Vila é de Martinho, tocado pelo carnavalesco Edson Pereira, a escola convidou: “Ergue a cabeça, então, comunidade, e pisa forte na avenida! Ginga, samba, semba! Arranquem do peito o grito preso e cantem alto com orgulho a força e a fé da nossa negra-alma-samba, deixando qualquer tristeza pra lá! É dia do teu Martinho, Vila! Incendeia a Sapucaí, vamos pra cima e sim, bora kizombar!”.

Antes da Vila Isabel, cinco agremiações passaram pela Marquês de Sapucaí.

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 36 milhões no sorteio de terça-feira (26)

Mega-Sena, concurso da  Mega-Sena, jogos da  Mega-Sena, loteria da  Mega-Sena

O Concurso 2.474 da Mega-Sena não teve acertadores. As dezenas sorteadas na noite deste sábado (23), em São Paulo, foram 22, 30, 38, 39, 49 e 56.Vinte e sete apostadores acertaram cinco números e vão receber, cada um, prêmio de R$ 92.717,92. A quadra teve 2.372 ganhadores e cada um receberá R$ 1.507,69.

O prêmio acumulado para o próximo concurso, que será sorteado terça-feira (26), é estimado em R$ 36 milhões.

Simone e Simaria anunciam projeto comemorativo para este ano

Simone e Simaria (Reprodução: Instagram)

O novo projeto musical de Simone e Simaria, um EP com faixas inéditas e regravações, será um misto de revisitação ao passado com uma retomada em um dos trabalhos de maior projeção na carreira da dupla: o Bar das Coleguinhas. A composição inédita “Amigas”, por sinal, terá seu lançamento no dia 28 de abril.

A produção audiovisual colocará uma de frente para a outra e questões sobre relacionamento entrarão em debate. A faixa especial, sobretudo, é a grande promessa para estourar em todo Brasil a nível “Meu Violão e o Nosso Cachorro”.

Pesquisa desenvolvida em Natal usa inteligência artificial para prever surtos de dengue

Mosquito Aedes aegypti é responsável por transmitir a dengue. — Foto: Reprdoução/EPTV

Um grupo de cientistas desenvolveu, em Natal, um método baseado em inteligência artificial capaz de prever um surto de dengue com até seis semanas de antecedência. Dessa forma, as autoridades de saúde podem ser avisadas com antecedência sobre o risco e executar medidas de contenção.

Para realizar o estudo, ao longo de quatro anos, foram espalhadas armadilhas para coletar ovos, conhecidas como ovitrampa (que simulam um ambiente perfeito para a procriação do Aedes aegypti), nas quatro regiões de Natal, a cada 300m², formando uma malha de captura de mosquitos e ovos.

“Essa técnica, conhecida como ovitrampa, foi implantada em Natal pelo então diretor do Centro de Zoonoses de Natal, Alessandre Medeiros (in memorian). O Centro de Zoonoses de Natal é vinculado ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal”, explicou Ricardo Valentim, diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e um dos pesquisadores envolvidos na pesquisa.

Além disso, os pesquisadores recolheram informações sobre casos confirmados e internações pela doença.

O trabalho realizado pelos pesquisadores foi validado cientificamente, por meio da publicação de um artigo científico no Scientific Report, periódico do grupo Nature, um dos principais repositórios científicos do mundo.

Verstappen faz corrida perfeita e vence; Leclerc roda sozinho e perde pódio

Verstappen faz corrida perfeita e vence em Mônaco; Sainz e Norris completam  pódio - VAVEL Brasil

Mais rápido no treino classificatório, vencedor do sprint e primeiro lugar na corrida. Max Verstappen teve fim de semana perfeito e venceu o GP da Emilia-Romagna de Fórmula 1. O piloto da Red Bull liderou de ponta a ponta no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália.

A equipe austríaca ainda conseguiu a dobradinha. Sergio Pérez fez grande prova e fechou em segundo, à frente de Charles Leclerc, da Ferrari O monegasco largou mal, mas se recuperou e chegou a ameaçar o segundo lugar do mexicano. Mas, quando perseguia o rival, já no final da prova, rodou sozinho e acabou fora do pódio. Lando Norris, da McLaren, ganhou o terceiro lugar e acabou no pódio.

A escuderia italiana teve dia para se esquecer correndo em casa. Além do erro de Leclerc, Carlos Sainz abandonou logo no começo.

Benefício extra para Auxílio Brasil pode ser votado na terça-feira (26)

Inicialmente editada para dezembro, a MP dependia da aprovação da PEC dos Precatórios

A sessão que vai discutir a aprovação da Medida Provisória 1076/21, que institui um benefício extraordinário para complementar o valor do Auxílio Brasil até chegar a R$ 400 por família, está marcada para a próxima terça-feira (26) na Câmara dos Deputados.

Inicialmente editada para o mês de dezembro de 2021, a MP dependia da aprovação pelo Congresso Nacional da PEC dos Precatórios, para que o pagamento do adicional pudesse ser estendido por 2022. Com a transformação da PEC na Emenda Constitucional 114, o Decreto 10.919/21 prorrogou o pagamento do benefício de janeiro a dezembro de 2022.

Para 2023, não há previsão de pagamento do benefício extraordinário junto com o recebido por meio do programa Auxílio Brasil, cuja média está em torno de R$ 224.

Palmeiras domina dérbi e faz 3 a 0 no Corinthians pelo Brasileirão

Zagueiro Gómez comemora gol do Palmeiras no dérbi contra Corinthians, pelo Brasileirão

O Palmeiras precisou levar o dérbi contra o Corinthians para a Arena Barueri por conta da agenda de shows no Allianz Parque, mas não teve problemas com isso. Dominante, o Verdão bateu o rival na noite deste sábado (23) por 3 a 0, em jogo pela terceira rodada do Brasileirão 2022.

A primeira vitória palmeirense no campeonato nacional foi conquistada com gols de Gustavo Gómez e Raphael Veiga, de cabeça ainda no primeiro tempo, e Dudu já na etapa final. Com o resultado, o Palmeiras alcançou os cinco pontos. Já o Timão, que tinha duas vitórias em dois jogos, estacionou nos seis pontos.

Greve dos servidores do INSS completa um mês no Rio Grande do Norte

A greve dos servidores do INSS no Rio Grande do Norte completa um mês neste sábado (23). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do RN (Sindprevs-RN), mais de 80% da categoria já aderiu à paralisação que segue por tempo indeterminado.

Os trabalhadores pedem a reposição salarial de 19,9%, a realização urgente de concurso público e a implantação de jornada de 30 horas para todos os servidores.

Giro pela Sapucaí: conheça os enredos dos desfiles das 12 escolas de samba do Rio

Venda de ingressos para desfiles de escolas de samba do Rio em 2022 começam nesta quinta (14)

As 12 escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro desfilam na Sapucaí nesta sexta-feira (22/4) e sábado (23/4), com seis agremiações em cada dia. A coluna LeoDias preparou um resumo dos enredos e um guia com os horários de todos os desfiles para os amantes da folia não perderem nenhum detalhe. A escola vencedora será conhecida na próxima terça-feira (26/3).

Imperatriz Leopoldinense 

A Verde, Branco e Ouro de Ramos abre a primeira noite do grupo especial com o enredo “Meninos, eu vivi… onde canta o sabiá, onde cantam Dalva e Lamartine”, que faz homenagem ao carnavalesco Arlindo Rodrigues e seus grandes enredos.

Mangueira 

A Mangueira vai apresentar a história de três figuras emblemáticas para a escola com o enredo “Angenor, José & Laurindo”: o cantor e compositor Cartola, o intérprete Jamelão e o mestre-sala Delegado.

Salgueiro

Para este Carnaval o Salgueiro leva o tema “Resistência” para a Sapucaí, retratando os espaços da cidade do Rio de Janeiro que ficaram marcados como pontos da cultura negra.

São Clemente

A Amarelo e Preta, da zona sul do Rio de Janeiro, faz uma homenagem ao humorista Paulo Gustavo, que morreu em maio de 2021, por conta de complicações da Covid-19. O enredo “Minha Vida é Uma Peça” conta um pouco da história do ator e leva a Avenida referências do filme Minha Mãe É uma Peça, longa com recorde de bilheteria nos cinemas. O samba imagina a chegada de Paulo Gustavo no céu e seu encontro com Dercy Gonçalves e Grande Otelo.

Viradouro

A escola de Duque de Caxias faz um paralelo com o Carnaval de 1919, lembrado como um dos maiores da história após o mundo vivenciar a pandemia de gripe espanhola, e o Carnaval de 2022, pós-Covid 19. “Não há tristeza que não possa suportar tanta alegria” é uma carta de amor declarada à folia.

Beija-Flor

A Azul e Branca de Nilópolis irá contar sobre os grandes feitos de personagens negros e sua importância para a sociedade. Em “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor”, nomes como Selminha Sorriso, Claudinho, Neguinho da Beija-flor Pinah, Laíla são evidenciados.

Sábado (23/4)

Paraíso do Tuiuti

O enredo destaca a contribuição de grandes figuras negras para a sociedade e conta sobre histórias de luta, resistência e sabedoria.

Portela 

A escola mais antiga do grupo Especial conta a história do Baobá, árvore africana sagrada testemunha do tempo. A agremiação de Madureira vai lembrar a origem da árvore e toda ancestralidade que ela representa. No enredo “Igi Osè Baobá” Portela mostra que o elemento pode ser um portal misterioso para o mundo do divino.

Mocidade

A Verde e Branco de Padre Miguel, da zona oeste do Rio, celebra Oxóssi ao mesmo tempo que faz uma reverência a própria história da escola por meio de homenagens a figuras de notoriedade como Mestre André, Mestre Coé, Mestre Quirino, Mestre Jorjão e baluartes como o criador do surdo de terceira e Tião Miquimba, citados na letra do samba.

Unidos da Tijuca

A Unidos da Tijuca vai contar a história do guaraná como elemento da tradição indígena. A lenda do guaraná, uma das mais populares da cultura brasileira, diz que o fruto que vem da Amazônia e é, originalmente, os olhos de um índio que foi mordido por uma serpente quando estava pegando frutos na floresta.

Grande Rio

A Grande Rio leva a Avenida o enredo “Fala, Majeté! As sete chaves de Exu” que desmistifica o orixá, que no mundo ocidental é visto pelo lado ruim. A escola destaca, que na verdade, ele é um verdadeiro símbolo de prosperidade e livramento.

Vila Isabel

Para fechar os desfiles do Carnaval 2022, Vila Isabel faz um homenagem ao sambista Martinho da Vila, com o enredo “Canta, canta minha gente! A Vila é de Martinho!”. O cantor foi autor de vários sambas da escola e na Avenida, a Vila fala um pouco sobre os sucessos e rememora alguns de seus versos.

 

Queiroga assina nesta sexta portaria para encerrar emergência sanitária pela Covid-19

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deve assinar nesta sexta-feira, 22, a portaria que vai confirmar o fim do Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) pela covid-19  no Brasil. A situação foi decretada em fevereiro de 2020, antes mesmo de ser confirmado o primeiro caso da doença no Brasil.

Após denúncia arquivada, padre Robson se diz ‘vítima de agressão’

Processo foi arquivado pelo STJ - Divulgação

O padre Robson de Oliveira, que foi investigado em supostos pagamentos de propina com dinheiros desviados de fiéis, se manifestou pela primeira vez depois da decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de arquivar o processo definitivamente.

“Há exatamente 1 ano e 8 meses fui vítima de uma agressão absurda, sem tamanho. Presenciei minha casa sendo invadida da pior maneira que se pode imaginar”, afirma Oliveira. O padre disse que só tomou conhecimento sobre o processo quando as autoridades revistaram sua casa.

De acordo com o padre, ele se manteve calado durante o processo por obediência ao seu superior religioso, que achou que seria melhor dessa forma. “Aguentei calado todas as diversas formas de investidas contra mim”, afirma. O padre diz que nem tudo que se vê e ouve condiz com a realidade, que tudo pode ser editado.