Caicó na luta contra o Aedes aegypti

Resultado de imagem para dengue

A Prefeitura, através do Programa de Controle de Endemias, está intensificando as ações de conscientização e combate ao mosquito da dengue. Além da dengue, oAedes aegypti também é transmissor de doenças como chikungunya, zika vírus e febre amarela.

O setor de endemias da Cidade de Caicó realizou o LIRAa que consiste em um Método simplificado para obtenção rápida dos índices de infestação e distribuição do vetor Aedes aegypti. O índice de infestação da dengue está em 9,3% em Caicó e com isso continua o risco iminente de ocorrência de surto da dengue na cidade.

Esse LIRAa também serve para nortear o gestor a se planejar melhor para realizar as ações de controle da dengue no município, com isso, a SubCoordenadora de Endemias, Jacione Carla da Silva, reunida junto aos supervisores nesta manhã de terça (19), anunciou uma semana de ações (eliminação de possivéis criadouros, parte educativa e tratamento de depósitos com água)  que serão desenvolvidas nos bairros que deram maiores indíces de infestação, semana esta que acontecerá de segunda (25) à sexta (29).

Os bairros que serão visitados nesta semana serão o João XXIII, Walfredo Gurgel, Boa passagem, Castelo Branco e Soledade. Os demais bairros da cidade voltarão a ser visitados normalmente a partir da segunda (01/04).

“É importante que a população também colabore, abrindo suas portas para que o agente de endemias possa realizar o trabalho, vou mais além, o papel da população é de suma importância nesta guerra contra o aedes, é o morador que está todos os dias dentro de suas casas, onde o mesmo deve fiscalizar os depósitos rasteiros diariamente e assim eliminar qualquer foco que possa aparecer em suas residências, pois 77% dos focos encontrados em Caicó foram justamente nos depósitos rasteiros (pote, gelágua, filtros, recipiente para armazenar água para animais, etc)” disse Luciélio Henrique.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here