A Caixa Econômica Federal deposita nesta sexta-feira (23) a primeira parcela do novo auxílio emergencial aos beneficiários do Bolsa Família com NIS (Número de Identificação Social) final 5. Os recursos já podem ser sacados ou movimentados pelo aplicativo caixa tem, que permite o pagamento de boletos, compras pela internet e em estabelecimentos comerciais.
Hoje é o último dia para fazer as matrículas pelo Sisu
Estudantes aprovados em universidades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) têm até esta sexta-feira (23) para fazer a matrícula diretamente no site das instituições. Também é o último dia para fazer a inscrição na lista de espera.
Bolsonaro vem visitar Barragem de Oiticicas
Em live que fez nesta quinta-feira (22) o Presidente Jair Bolsonaro disse “brevemente” estará no Rio Grande do Norte para visitar as obras da Barragem de Oiticica, que fica no município de Jucurutu (RN).
“Vamos lá concluir obras da transposição do Rio São Francisco”, disse o Presidente. Só não disse a data.
Taxa de ocupação de leitos críticos para covid no RN fica abaixo de 90% pela primeira vez desde 1º de março; Seridó cai para 70%
A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 89,1%, registrada por volta das 10h50 desta quarta-feira (21). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 668. Desde 1º de marco que a taxa média de ocupação de leitos críticos no RN não ficava abaixo dos 90%. Naquela data, a média foi de 89,39%. De lá pra cá, sempre esteve acima dos 90%.
Até o momento desta publicação são 42 leitos críticos (UTI) disponíveis e 342 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 85 disponíveis e 326 ocupados.
Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 89% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 96,3% e a Região Seridó tem 70%.
Baixa adesão do público de 63 anos neste feriado faz SMS convocar idosos de 62 anos para vacinação em Caicó
A orientadora técnica da SMS, Jardênia Noronha, informou ao Blog Gláucia Lima que está muito baixa a adesão dos público de 63 anos neste feriado. Por essa razão, passou a convocar os idosos de 62 para imunizar. Os locais de vacinação, que estarão funcionando nesta quarta, dia 21 de abril, são os seguintes:
1 – Salão da Pré-vocacional;
2 – Centro Paroquial de Santo Estevão no Bairro Castelo Branco;
3 – Estratégia de Saúde da Família do Bairro Itans;
4 – Estratégia de Saúde da Família do Bairro Frei Damião;
5 – Antiga Prefeitura (Centro);
6 – Casa Paroquial de Sant’Ana (Centro);
7 – CRAS Boa Passagem;
8 – Laboratório da SMS (Bairro Vila do Príncipe);
9 – Maçonaria (Bairro Barra Nova).
Brasil pega Alemanha no futebol masculino dos Jogos de Tóquio

O Brasil já sabe quem serão os seus adversários no torneio de futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, adiados no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus. Nesta quarta-feira, um sorteio na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, definiu os grupos da competição e a seleção brasileira enfrentará Alemanha, Costa do Marfim e Arábia Saudita na primeira fase.
Atual campeão olímpico, o Brasil foi cabeça de chave no sorteio e entrou no Grupo D. Logo de cara a Alemanha foi definida como a rival da estreia, no dia 22 de julho, no estádio Internacional de Yokohama. O local é o mesmo onde brasileiros e alemães fizeram a final da Copa do Mundo de 2002, com vitória do time comandado pelo técnico Felipão por 2 a 0.
Confira os grupos do torneio de futebol masculino em Tóquio-2020:
- Grupo A – Japão, África do Sul, México e França
- Grupo B – Nova Zelândia, Coreia do Sul, Honduras e Romênia
- Grupo C – Egito, Espanha, Argentina e Austrália
- Grupo D – Brasil, Alemanha, Costa do Marfim e Arábia Saudita
Doria diz que disputará prévias do PSDB para concorrer à Presidência
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), admitiu nesta terça-feira (21) que disputará as prévias do PSDB para definir o candidato do partido à Presidência da República no ano que vem. Doria defendeu que as prévias consultem todos os filiados do partido, não apenas um grupo específico, como parlamentares. Perguntado se será um dos postulantes ao lado do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, Doria citou mais um nome na disputa interna.
“Tem também o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio, que também se apresenta como pré-candidato e merece respeito. Neste momento temos três”, afirmou. Ele disse que as prévias tucanas estão marcadas para 17 de outubro e que na próxima semana o partido fará uma reunião.
Morre o cantor pernambucano Augusto César, aos 61 anos

O cantor pernambucano Augusto César morreu, na noite dessa terça-feira (20), aos 61 anos, no Recife. Ele, que tinha 35 anos de carreira, estava internado no Hospital da Hapvida da Caxangá, na Zona Oeste da capital pernambucana, desde a segunda-feira (19). Diabético, Augusto teve problemas renais agravados após contrair Covid-19 e faleceu depois de várias paradas cardíacas, por volta das 22h15.
De acordo com um dos filhos do cantor, o também músico e empresário dele, Guto César, a diabetes de Augusto estava com os índices alterados e as funções renais foram prejudicadas.
Casos de covid-19 têm impotência sexual como sequela, indica estudo
Estudo da Universidade de Roma, divulgado em março último, aponta a disfunção erétil (impotência sexual) como uma das possíveis sequelas da covid-19. Cem indivíduos foram incluídos na análise (25 positivos para covid-19 e 75 negativos). A prevalência de disfunção erétil foi de 28% no grupo cujos resultados foram positivos para covid-19, contra 9,33% do grupo cujos resultados foram negativos.
O urologista Fernando Nestor Facio Jr., membro da Sociedade Brasileira de Urologia, em São Paulo, confirma que esse tipo de caso tem se repetido em seus atendimentos.
“Tenho alguns pacientes que tiveram covid-19 de forma grave, ficaram intubados, permaneceram de 10 a 15 dias na UTI e hoje retornam com o critério de cura muito assustados, com muito medo e principalmente a função erétil debilitada”, conta.
O especialista acrescenta que alterações hormonais, entre outras, também podem causar a disfunção erétil.
Confira a previsão do tempo no RN para o feriado
O feriado de Tiradentes será de sol com poucos nuvens e chuvas rápidas em todo o Rio Grande do Norte. Em Natal (RN), em São Miguel do Gostoso (RN) e na Praia de Pipa – litorais Norte e Sul do estado -, a previsão do tempo aponta que a quarta-feira (21) será de sol, com poucas nuvens, e chuvas rápidas durante o dia. A temperatura mínima será de 24ºC e a máxima pode chegar a 31ºC.
Em Mossoró, na Região Oeste, a previsão é de sol e aumento de nuvens de manhã. A temperatura máxima atinge 33ºC e a mínima 23ºC. Na Região Alto Oeste, Pau dos Ferros tem previsão de pancadas de chuvas durante a noite. O dia será de sol com temperatura máxima de 36ºC. Na serra de Martins, a máxima é de 28ºC com a mínima atingindo 19ºC.
Os dados são fornecidos pelo Climatempo.
Covid-19: Caicó inicia nesta terça-feira vacinação de idosos com 63 e 64 anos
Com a chegada de 1.500 doses da vacina contra a covid-19, o município de Caicó vai iniciar, nesta terça-feira (20), a vacinação de idosos que tenham de 64 a 63 anos. Também poderão se vacinar aqueles de 65 anos que, por algum motivo, não tenham recebido a vacina na etapa adequada. No calendário montado pela Secretaria Municipal de Saúde, obedecendo normas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), está estipulado o seguinte cronograma:
Terça-feira – 20/04/2021 – Horário: 9h às 16h
FAIXA ETÁRIA: Idosos de 64 anos e acima de 65 que não tenham tomado ainda
Zona Sul: Salão da Prevocacional ( ao lado do CDS )
Zona Oeste: Maçonaria Barra Nova e UBS Frei Damião
Zona Leste: Salão Paroquial do Bairro Castelo Branco e Escola Municipal Severina Abigail ( Itans )
Zona Norte: CRAS Boa Passagem e Laboratório da Secretaria de Saúde
Centro: Auditório da Antiga Prefeitura e Salão Paroquial da Catedral de Santana
Quarta-feira – 21/04/2021 – Horário: 9h às 16h
FAIXA ETÁRIA: Idosos de 63 anos
Zona Sul: Salão da Prevocacional ( ao lado do CDS )
Zona Oeste: Maçonaria Barra Nova e UBS Frei Damião
Zona Leste: Salão Paroquial do Bairro Castelo Branco e Escola Municipal Severina Abigail ( Itans )
Zona Norte: CRAS Boa Passagem e Laboratório da Secretaria de Saúde
Centro: Auditório da Antiga Prefeitura e Salão Paroquial da Catedral de Santana
A secretaria de Saúde ainda informou que os que forem receber a vacina devem levar o cartão do SUS, um documento oficial com foto e ter cadastro no RN+Vacina.
RN tem 213.447 casos confirmados e 5.126 mortes por Covid-19
O Rio Grande do Norte tem 213.447 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. No total, 5.126 pessoas morreram por causa da doença no estado. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta segunda-feira (19). Outros 1.025 óbitos estão sob investigação.
Governos do Nordeste vão à Rússia para garantir importação da vacina Sputnik
Representantes do Consórcio do Nordeste desembarcaram nesta segunda-feira, na Rússia, com a intenção de acelerar a importação da Sputnik V, quando a vacina for liberada no Brasil. O secretário-executivo do Consórcio, Carlos Gabas, e o sub-secretário, Thiago Campos, terão reuniões com o Centro Gamaleya, estatal que desenvolveu a Sputnik V, e o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), que financiou o desenvolvimento do imunizante. O Consórcio do Nordeste é um grupo formado pelos governos de nove estados da região Nordeste do país.
Dedim Gouveia, forrozeiro cearense, morre de Covid-19 nesta segunda-feira (19)

O forrozeiro Dedim Gouveia, de 61 anos, morreu por complicações da Covid-19 nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza, desde o dia 11 de abril. Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl, comentaram a morte e prestaram homenagem nas redes sociais.
Última atualização da equipe do cantor, na sexta-feira (16), apontava chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo.
Dedim Gouveia tem mais de 40 anos de carreira. Ele começou na cena muito cedo e fez história ficando conhecido como o “Rei do Xote”. O forrozeiro deixou famoso o bordão “Taca o pau, Dedim Gouveia!”.
Eva Wilma é internada com problemas cardíacos e renais

Eva Wilma está internada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da atriz, nesta segunda-feira (19). Segundo boletim médico, a artista foi hospitalizada no último dia 15 de abril para tratar problemas cardíacos e renais.