Chuva forte invade casas, abre cratera e causa alagamentos em vários pontos de Natal

Moradores enfrentam alagamentos em Natal, após fortes chuvas — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

As fortes chuvas que caíram desde a noite de quarta-feira (12) até a manhã desta quinta-feira (13) causaram alagamentos em vários pontos de Natal, de acordo com informações da Secretaria de Mobilidade Urbana. A água também invadiu casas em alguns bairros da capital. Em Neópolis, um carro caiu em um buraco que se abriu na rua Sebastião Barreto.

Em 12 horas, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 79.9 milímetros de chuvas somente em um dos pontos de monitoramento da cidade, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte. No mesmo período, foram 51 mm em Ponta Negra, na Zona Sul.

Parque das Dunas e Cajueiro de Pirangi reabrem para visitação

O Parque Estadual Dunas de Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” e o Cajueiro de Pirangi reabrem nesta quinta-feira (13), para visitação. A reabertura dos equipamentos públicos, administrados pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande Norte – Idema, segue o cumprimento do Decreto Estadual nº 30.562, publicado nesta quarta-feira (12), no Diário Oficial do Estado (DOE).

A publicação prorrogou medidas restritivas, destinadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, e também estabeleceu permissões de algumas atividades, como o funcionamento de parques.

De acordo com o Artigo 10, do Decreto  nº 30.562, sem prejuízo da observância dos protocolos sanitários vigentes, fica autorizada a abertura e funcionamento das seguintes atividades: os parques naturais, públicos ou privados, em áreas urbanas ou rurais, com redução de 50% de sua capacidade máxima.

Boninho elogia Sonia Abrão em público após ganhar mensagem e presente

Boninho manda recado para Sonia Abrão - Foto: Reprodução / Instagram

Diretor de núcleo do “BBB 21” (TV Globo), Boninho elogiou hoje publicamente a apresentadora Sonia Abrão, da RedeTV!. “Você sabe o que é fazer televisão. Você faz TV todo dia, não é brincadeira. Parabéns para você e sua equipe também. Um grande beijo”, disse em um vídeo, publicado no Instagram Stories.

O relato do diretor foi em agradecimento ao ver a mensagem da colega, que o parabenizou pela condução do reality da Globo. A final do programa foi na última terça-feira (4), com a vitória de Juliette Freire. A interação entre os dois não é de agora. No final de abril, após pedido do próprio diretor, a jornalista enviou um boneco de Boninho em miniatura para ele.

Globo contrata Gil do Vigor, ex-“BBB21”

Globo anunciou ontem a contratação de Gil do Vigor, ex-“BBB21”. Ainda não se sabe o destino de Gilberto Nogueira, se “Fantástico”, “Mais Você”, “Se Joga” ou outro produto. Gil, inclusive, gravou participação no “Altas Horas” de Serginho Groisman.

Já a também ex-“BBB21”, Sarah Andrade, vai ao SBT neste fim de semana participar ao vivo do programa “Domingo Legal”.

Japão: Estado de emergência em Tóquio

O governo japonês decidiu estender o estado de emergência em Tóquio até o dia 31 deste mês. O alerta sanitário também inclui outras regiões, como Osaka, Kyoto e Hyogo para reduzir infecções e a superlotação nos hospitais. A situação no Japão, assim como em tantos outros lugares do planeta, não é nada propícia para a realização de um grande evento, ainda mais uma Olimpíada.

No entanto, continuam existindo esforços para fazer prevalecer os interesses comerciais.

Família cobra direitos por trilha sonora do futebol da Globo

Família cobra Globo por trilha nas transmissões do futebol

A TV Globo e seu departamento de esportes estão às voltas com mais um caso de processo na Justiça.

Desta vez, os filhos do maestro José Hareton Salvanini, morto em 2006, entraram com uma ação, em 2019, na 2ª vara empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro contra a Rede Globo de Televisão cobrando indenização pelo uso da trilha sonora das vinhetas e chamadas de futebol, usadas nas transmissões do Campeonato Brasileiro por pelo menos dez anos.

A pedido da família do maestro, o advogado Daniel Tatsuo Monteiro entrou com uma ação em que pede o reconhecimento da paternidade das obras, o direito de sincronização e uma indenização pelo uso da trilha sonora sem os devidos pagamentos.

12 de maio: Dia internacional da enfermagem

O dia 12 de maio é o dia internacional da enfermagem. É neste dia que lembramos que A Enfermagem é arte e é o cuidar que encanta, mas também é força, resistência e ciência. É hoje que uma categoria inteira pede o reconhecimento tão esperado e merecido.

A nossa homenagem a todos esses profissionais que se doam diariamente para salvar vidas!

Ter pego dengue aumenta chance de covid sintomática, diz estudo

Acre enfrentou aumento de notificações de casos de dengue neste ano

Indivíduos que já tiveram dengue anteriormente correm um risco duas vezes maior de desenvolver sintomas da covid-19 caso sejam infectados pelo coronavírus. A conclusão é de um estudo conduzido por pesquisadores do ICB-USP (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo), publicado recentemente na revista Clinical Infectious Diseases. Durante o estudo, o grupo analisou amostras de sangue de 1.285 moradores da cidade de Mâncio Lima, no Acre. Deste total, 37% haviam sido diagnosticados com dengue entre setembro e outubro de 2019.

No ano seguinte, 35,2% apresentavam anticorpos desenvolvidos a partir do contato com o vírus causador da covid-19, sendo que 57,1% relataram sintomas durante a infecção. Os pesquisadores buscavam, inicialmente, descobrir se a infecção prévia pelo vírus da dengue poderia garantir à população algum grau de proteção cruzada em relação ao coronavírus. Mas os resultados foram justamente o oposto.

“Ao contrário da hipótese de proteção cruzada, a infecção prévia por DENV [vírus da dengue] foi associada a duas vezes o risco de covid-19 clinicamente aparente após infecção por SARS-CoV-2”, anotam os autores.

O coordenador da pesquisa, Marcelo Urbano Ferreira, destacou a ocorrência de epidemias de dengue e covid-19 ao mesmo tempo em algumas localidades do Brasil.

FONTE: R7

RN registra 174 casos confirmados de dengue em 2021; Sesap alerta para cuidados em período chuvoso

O Rio Grande do Norte registrou até o metade do mês de abril deste ano 174 casos confirmados de dengue em 2021. A doença teve, ao todo, 1.180 notificações das quais 488 foram descartadas. As demais são casos suspeitos. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e estão no informe epidemiológico das arboviroses divulgado nesta terça-feira (11). De acordo com a pasta, ninguém morreu da doença neste ano.

Segundo os dados da Sesap, a taxa de incidência da dengue é de 33,43 casos por 100 mil habitantes. A cidade com maior número de casos confirmado foi Natal, com 119. Mossoró foi a segunda com 18. A pasta também divulgou os dados da chikungunya, que teve 72 casos confirmados neste mesmo período de 16 semanas. Ao todo, foram notificados 894 casos, sendo 112 casos descartados. A taxa de incidência é de de 25,33 casos para100 mil habitantes.

Em relação à zika, foram confirmados 11 casos de um total de 57 notificados. Desses, 22 foram descartados. A incidência é de 1,61 casos por 100 mil habitantes.

Um levantamento realizado pelo controle vetorial da secretaria em abril também aponta o índice de Infestação Predial – o indicador que mede o risco de adoecimento da população pelas doenças. Ao todo, 66 municípios potiguares estão em situação de risco (39,57%), 47 municípios estão em situação de alerta (28,14%), 8 municípios apresentam uma condição satisfatória (4,79%), e 46 municípios não realizaram ou ainda não enviaram as informações.

Cuidados

A Sesap também alertou para os perigos e os cuidados com o início do período chuvoso no Rio Grande do Norte e a população passando mais tempo nas próprias residências em decorrência da pandemia da Covid-19.

Segundo a pasta, a população desempenha um papel primordial no controle de vetorial do Aedes aegypti (que é o transmissor das três doenças) e, para isso, deve adotar alguns cuidados a fim de prevenir a proliferação do mosquito e evitar a transmissão das doenças. Entre as recomendações, estão:

  • Mantenha os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;
  • Esfregue com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais;
  • Não coloque lixo em terrenos baldios;Mantenha a caixa d’água sempre tapada;
  • Observe vasos e pratinhos de plantas que acumulam água parada;
  • Fique atento aos locais que possam acumular água parada como bandeja de bebedouros e de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso;
  • Mantenha em local coberto pneus inservíveis e outros objetos que possam acumular água;
  • Não deixe acumular água em lajes e calhas, pois esses locais podem se tornar criadouros para o mosquito Aedes aegypti;
  • E receba a visita do agente de endemias e aproveite a oportunidade para tirar suas dúvidas.

As arboviroses urbanas apresentam diversos sinais clínicos semelhantes, dificultando a suspeita inicial pelo profissional de saúde e pode dificultar a adoção de manejo clínico adequado, predispondo à ocorrência de formas graves, podendo levar ao óbito.

Sendo assim, os profissionais de saúde devem estar atentos aos seguintes sintomas: febre alta (39º a 40ºC) de início abrupto e com duração de 2 a 7 dias, associada à cefaleia, fraqueza, dores musculares, dores nas articulações e dor ao redor dos olhos; manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira; anorexia, náuseas, vômitos e diarreia.

Ex-atacante do América é encontrado morto em casa

Gustavo foi encontrado sem vida caído no banheiro da casa, em Parnamirim,  na Grande Natal, onde morava com a mãe. A Polícia foi chamada ao local mas não constatou nenhum sinal de violência. Tudo indica que tenha sido um ataque cardíaco.

98FM Natal

Caixa libera saques do auxílio emergencial a nascidos em setembro

A Caixa Econômica Federal (Caixa) libera, nesta quarta-feira (12), saques e transferências da primeira parcela do auxílio emergencial aos beneficiários nascidos em setembro, que receberam a contribuição em poupança social digital no dia 25 de abril e que não fazem parte do Bolsa Família.

Nordeste registra tempo instável nesta terça-feira (11)

Imagem: Brasil 61

O tempo segue instável em todo o litoral do Nordeste nesta terça-feira (11). A chuva pode ocorrer a qualquer momento e os maiores acumulados estão registrados no Ceará e no Maranhão. Nas demais áreas da região o tempo segue firme e com pouca chance para chuva. A temperatura varia entre 12 e 30 graus. Já a umidade relativa do ar fica entre 20% e 100%.

As informações são do Somar Meteorologia.

 

Boi gordo sofre redução no preço, nesta terça-feira (11)

Foto: Arquivo/CNA

A cotação da arroba do boi gordo começou a terça-feira (11) com queda de 0,02% e o produto é negociado a R$ 311,40 em São Paulo. Em Goiânia, o produto é vendido à vista a R$ 285,50. Já em Barretos e Araçatuba, em São Paulo, a arroba é comercializada a R$ 300,50.

O preço do quilo do frango congelado não sofreu variação e o produto ainda é vendido a R$ 7,09. O preço do frango resfriado também não mudou e a mercadoria ainda é comercializada a R$ 7,17.

No mercado financeiro, o preço da carcaça suína especial teve recuo de 2,28% e o produto é negociado a R$ 11,16. Em Minas Gerais, o suíno vivo é vendido a R$ 7,79. No Paraná, o produto é comercializado à vista a R$ 7,09. Os valores são do Canal Rural e Cepea.

 

Café registra queda no preço, nesta terça-feira (11)

Foto: Arquivo/CNA

A saca de 60 quilos do café arábica começou a terça-feira (11) com queda de 1,76% no preço e é vendida a R$ 805,98 na cidade de São Paulo. O café robusta também teve redução no valor. A baixa foi de 0,33% e a saca é comercializada a R$ 458,96 para retirada no Espírito Santo.

O açúcar cristal registrou alta de 0,98% e o produto é vendido a R$ 115,34 em São Paulo. Em Santos, no litoral paulista, o valor da saca de 50 quilos, sem impostos, subiu 1,82% e a mercadoria é comercializada a R$ 112,28.

No mercado financeiro, o preço da saca de 60 quilos do milho teve recuo de 0,32% e é negociada a R$ 101,23. Em Cascavel, no Paraná, o preço é R$ 105. Em Rondonópolis, no Mato Grosso, o milho é vendido a R$ 85. Em Uberaba, Minas Gerais, o preço à vista é R$ 95. Os valores são do Canal Rural e Cepea.

Posto de saúde é arrombado na zona norte de Caicó

Moradores da zona norte de Caicó amanheceram o dia, nessa terça feira, com a péssima notícia de que o posto de saúde do bairro Boa Passagem, que atende demanda da região, foi arrombado e teve bens furtados. A Polícia Militar foi acionada e agora a investigação correrá por conta da Polícia Civil. Os criminosos furtaram equipamentos essenciais ao funcionamento do órgão para àquela população.

É lamentável.