Covid: Sesap orienta que municípios do RN reduzam para 5 meses intervalo para aplicação da dose de reforço

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) orientou que os municípios do RN reduzam para cinco meses o intervalo para aplicação da dose de reforço contra a Covid em idosos e profissionais da saúde. Atualmente, esse prazo é de seis meses. A recomendação da Sesap foi emitida em uma nota informativa nesta sexta-feira (15) após decisão tomada em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems/RN) e a Câmara Técnica das Vacinas.

Segundo a nota, a vacina da Pfizer, que é a de reforço, deve ser administrada em idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde que já completaram o esquema vacinal há cinco meses – ou seja, tomaram a segunda dose ou a dose única nesse tempo. De acordo com a Sesap, a mudança se deu após alguns municípios sinalizarem a iminência da perda de doses da Pfizer por conta do prazo de validade após o descongelamento. Isso ocorreu em decorrência da baixa procura para dose de reforço e D2.

Bolsonaro sanciona lei que retira mais de R$ 600 milhões de verbas para ciência e pesquisa

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta sexta-feira (15) a lei aprovada pelo Congresso que remanejou mais de R$ 600 milhões do Orçamento 2021 previstos, originalmente, para financiamento de pesquisas e projetos científicos. O texto aprovado no Congresso abre crédito suplementar de R$ 690 milhões para sete ministérios. Inicialmente, no entanto, o projeto era outro: destinar R$ 655,4 milhões para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

A mudança foi feita já no Congresso, mas a pedido do Ministério da Economia.

Governo federal e estados discutem cortar pagamento do Bolsa Família para até 22 mil beneficiários

O governo federal e estados discutiram nesta sexta-feira (15) uma proposta de acordo que pode permitir a suspensão do pagamento do Bolsa Família para até 22 mil beneficiários.

A medida valeria para famílias com irregularidades no cadastro como, por exemplo, indícios de fraudes, renda excessivamente alta e posse em cargos políticos.

O acordo ainda não foi fechado porque a União pediu mais tempo para analisar o caso. O STF tenta costurar um entendimento entre o governo federal e os estados, que questionam um suposto tratamento desigual entre os entes da federação no cancelamento dos benefícios do programa.

Senado pode votar subsídio para gás de cozinha na próxima terça-feira (19)

O Plenário do Senado se reúne na próxima terça-feira (19), quando poderá votar o projeto de lei que prevê subsídios para a compra de botijões de gás de cozinha para famílias de baixa renda (PL 2.350/2021). O texto conta com relatório favorável e, se aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados.

O projeto cria o programa Gás para os Brasileiros, que poderá financiar até 100% do preço médio do botijão a cada dois meses. As famílias beneficiadas serão aquelas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo ou que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Datena explica situação na Band após anunciar saída: “Não é fake news”

Datena explicando sentado na bancada do Brasil Urgente

Durante o Brasil Urgente desta quinta-feira (14), José Luiz Datena explicou sua situação na Band, após anunciar sua possível saída da emissora para ser candidato à presidência da república nas eleições de 2022. Durante o papo de janela com o apresentador, Cátia Fonseca afirmou estar triste porque o jornalista pode deixá-la. Foi então que o âncora revelou que pode sair mesmo da emissora, caso vença o pleito.

“Eu pensei que ia sair fake news, mas não é não, na verdade, se eu tiver que concorrer a um cargo político. Por enquanto, eu fui lançado o candidato à presidência da república pelo PSL, mas já apareceu dois caras do DEM, o (Luiz Henrique) Mandetta e o (Rodrigo) Pacheco. Então meu partido tem que escolher qual vai ser candidato a presidente”, afirmou.

Em crise no SBT, Ratinho perde da Record e não é vice desde maio

Ratinho triste de cartola

O Programa do Ratinho completou 23 anos no ar em setembro no SBT sem muitos motivos para comemorar. A atração comandada por Carlos Massa acumula perda de 11,5% de audiência desde janeiro, quando marcou 6,1 pontos de média na Grande São Paulo e ainda era vice-líder. Em setembro, caiu para 5,4 e desde maio não é mais o segundo lugar no pódio. A Record, que ficou atrás de Ratinho entre janeiro e maio, observou sua audiência disparar. No primeiro mês do ano, a emissora do bispo Edir Macedo marcou 5,8 pontos no confronto e a partir de maio, assumiu a vice-liderança e em setembro atingiu sua melhor performance, com 8 pontos no Ibope, um ganho de 38%.

Ratinho vem tentando reverter seu momento difícil no Ibope desde o início de 2021. Em fevereiro, o apresentador demitiu o diretor Walter Scaramuzzi e contratou Cezar Scarpato para o cargo. O programa teve ajustes no cenário e passou a exibir novos quadros.

Motociclista invade ciclovia na contramão e atropela oito ciclistas no interior do RN

Oito ciclistas que participavam de um treino foram atropelados por um motociclista na noite desta quinta-feira (14), na cidade de Assú, na região oeste potiguar. Segundo a polícia, o motociclista trafegava pela contramão e invadiu uma ciclovia. Ele estava sem capacete e sem habilitação. Dois ciclistas tiveram ferimentos graves e estão hospitalizados.

Segundo o 2º Departamento de Polícia Rodoviária Estadual, os ciclistas transitavam por uma ciclovia na Avenida João Celso Filho, quando foram surpreendidos pelo motociclista na contramão.

O motociclista que provocou o acidente foi conduzida à delegacia pelos policiais. No local ele realizou um teste de alcoolemia que deu negativo. Em seguida assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado.

Sesap confirma mais 129 casos da variante delta identificados no Rio Grande do Norte

O Laboratório Central do Rio Grande do Norte (Lacen-RN) recebeu a análise de amostras enviadas à Fiocruz que confirmou mais 129 casos da variante delta, da covid-19, no Rio Grande do Norte. Com isso, o estado soma 173 amostras positivas em 30 municípios. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), os resultados são de amostras coletadas nos meses de agosto e setembro.

O maior número de casos é do município de Parnamirim (43), seguido por Goianinha (10) e Nísia Floresta (7). A capital, Natal, tem 5 amostras positivas para a variante delta.

A pasta reforçou a necessidade de manutenção das medidas sanitárias, como uso de máscara e álcool gel, além da vacinação.

Ex-BBB Arthur Picoli expõe ameaças e abandona rede social: ‘Parem, por favor’

Arthur pediu para que ataques e ameaças fossem interrompidos Foto: Reprodução / Twitter

O ex-BBB Arthur Picoli desativou seu perfil no Twitter devido às ameaças que têm recebido nas redes sociais. “Ou acabem logo com isso e façam o que estão falando ou parem por favor, pela minha família”, escreveu o capixaba antes de apagar a conta no Twitter.

Na última segunda-feira (11/10), o nome do ex-BBB foi um dos assuntos mais comentados da internet depois que internautas lembraram que o primeiro beijo entre o instrutor de crossfit e a atriz Carla Diaz, selado no BBB21, havia completado oito meses. Nas redes sociais, fãs do ex-casal continuam a torcer pela união dos dois, que viveram um romance no reality show.

Nesta semana, depois de circular um boato de que Arthur estaria vivendo um novo affair, as ameaças ao ex-BBB voltaram a se intensificar. Horas antes de decidir apagar o perfil na rede social, o capixaba havia comemorado a compra de um apartamento na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Prova de vida do INSS será realizada no mês do aniversário em 2022

O INSS divulgou novo calendário para a prova de vida em 2022. Uma portaria publicada nesta sexta-feira (15) regulariza como nova data para a realização do procedimento o mês de aniversário dos beneficiários a partir do ano que vem. Atualmente, a obrigatoriedade da prova de vida está suspensa.

Os beneficiários que não realizaram a prova de vida desde novembro de 2020 até dezembro de 2021 deverão realizar o procedimento no início de 2022 por um dos canais disponíveis: na própria agência bancária onde o segurado recebe o benefício ou por meio de biometria facial ou digital.

Em caso de dúvidas, aposentados e pensionistas podem utilizar os canais de atendimento: Meu INSS, site ou aplicativo, ou Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7 da manhã às 22 horas.

Victor Pecoraro é eliminado de A Fazenda 13 com 22,82% dos votos

Victor Pecoraro é eliminado de A Fazenda 13

A Fazenda 13 chegou ao fim para Victor Pecoraro! O peão foi eliminado da competição no programa ao vivo desta quinta-feira (14), com 22,82% dos votos. O ator perdeu a disputa pela preferência do público para Aline Mineiro e Gui Araujo em uma votação.

Corrente de oração por Irmã Lúcia

Nas Redes Sociais, a comunidade do Abrigo Dispensário Professor Pedro Gurgel, em Caicó (RN), está pedindo orações pela Irmã Lúcia Vieira (Maria Amélia Vieira), Filha da Caridade. Aos 96 anos de idade, Irmã Lúcia com problemas cardíacos, teve um agravamento de seu quadro de saúde nos últimos dias.

Depois de mais de 60 anos à serviço na comunidade de Caicó, hoje reside em Natal (RN).

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 31,3%; Seridó tem 6,7%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 31,3%, registrada no início da tarde desta sexta-feira (15). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 115. Até o momento desta publicação são 132 leitos críticos (UTI) disponíveis e 60 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 100 disponíveis e 55 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 35,3% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 27,3% e a Região Seridó tem 6,7%.

Turismo tem 5º mês seguido de crescimento no Brasil

O turismo brasileiro cresceu pelo quinto mês consecutivo em agosto, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Publicado na quinta-feira 14, um levantamento feito pela instituição estima que o setor cresça 19% até o fim de 2021. É a melhor projeção feita durante a pandemia.

‘Tenho vontade de privatizar a Petrobras’, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que tem conversado com integrantes de seu governo para verificar a viabilidade de privatizar a Petrobras. “Tenho vontade de privatizar a Petrobras. Estou conversando com a equipe. Porque, quando aumenta a gasolina, a culpa é minha. Quando aumenta o gás, a culpa é minha”, disse.

A declaração foi feita durante uma live nas redes sociais, na manhã desta quinta-feira (14). O presidente disse que o governo federal mantém os valores dos impostos federais inalterados desde janeiro de 2019, mas que os governadores têm aumentado o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) durante a pandemia.