O governo federal lançou nesta quinta-feira (25), em uma cerimônia no Palácio do Planalto o Novo Marco de Garantias. A medida busca proporcionar crédito com menores taxas de juros. A ideia é permitir que os brasileiros tenham acesso a crédito mais barato sem o bloqueio de um bem que seja usado como garantia de um empréstimo. Isso quer dizer que o mesmo bem poderá ser usado como garantia em outras operações de crédito.
Anvisa recomenda entrada de viajantes sem declaração de saúde
Os passageiros internacionais com destino ao Brasil estão provisoriamente dispensados de apresentar a Declaração de Saúde do Viajante (DSV), em razão de instabilidade no sistema que processa o formulário. A liberação foi anunciada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), encarregada do procedimento.
Segundo a agência, a equipe técnica responsável está atuando para solucionar o problema. Enquanto isso, as empresas aéreas estão dispensadas de realizar a cobrança da declaração aos viajantes.
Apostadores de Mossoró (RN) vão receber R$ 4,4 milhões da Lotofácil
Apostadores de Mossoró (RN) acertaram, no bolão, os números da Lotofácil e vão dividir um prêmio total de R$ 4,4 milhões. Foram 5 apostadores. cada uma vai receber algo em torno de R$ 900 mil.
‘Não haverá qualquer coligação do PL com partidos de esquerda’, diz Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a afirmar, nesta quinta-feira (25), que o PL não vai apoiar partidos de esquerda nos estados, a exemplo do PT na Bahia. Em contato com a Rádio Sociedade, o Chefe de Estado lembrou que a base da sua coligação é conversadora e não vai aceitar siglas que apoiam a “ideologia de gênero”.
“Não haverá qualquer coligação com partidos de esquerda em qualquer estado. Isso está acertado com o Valdemar Costa Neto (presidente do PL). A base da minha coligação é conservadora, não aceita ideologia de gênero. Essa é a nossa base. Não queremos militantes nem de um lado, nem de outro”, afirmou Bolsonaro.
Mandetta desiste de tentar ser presidente em 2022
O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) desistiu de ser candidato à Presidência da República nas eleições de 2022. Em reunião com a cúpula do partido, Mandetta afirmou que prefere concorrer a um cargo legislativo do Mato Grosso do Sul. O comunicado foi feito nesta semana à cúpula do União Brasil, partido que será formado a partir da fusão entre DEM e PSL.
“Vocês têm que começar a considerar a hipótese (Sergio) Moro”, disse Mandetta aos presentes na reunião, segundo o jornalista Lauro Jardim.
Bolsonaro diz que por ele não haveria Carnaval em 2022
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira (25/11) que é contrário à realização do Carnaval em 2022.
“Por mim, não teria Carnaval, mas tem um detalhe: quem decide não sou eu. Segundo o Supremo Tribunal Federal, quem decide são os governadores e prefeitos”, disse Bolsonaro em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia.
“Não quero aprofundar nessa que poderia ser uma nova polêmica. Em fevereiro do ano passado, ainda estava engatinhando a questão da pandemia, pouco se sabia, praticamente não tinha óbito no Brasil, eu declarei emergência e os governadores e prefeitos ignoraram, fizeram Carnaval no Brasil”, prosseguiu.
Cantora Anitta detona Bolsonaro após indireta: “Devia cuidar do Brasil”

Anitta usou as redes sociais para rebater algumas indiretas do presidente Jair Bolsonaro. A cantora participou de uma live na CNN Brasil com a jornalista Gabriela Prioli e fez perguntas relacionadas à política.
A transmissão, então, motivou algumas indiretas do presidente. Em conversa com apoiadores, ele criticou a entrevista. “Gostaria de botar também educação moral e dívida, um montão de coisas, coisas boas. Ouvi outro dia, tive o saco de ouvir [durante] uns 10 minutos, duas mulheres, podiam ser dois homens também, e ela não sabe nada, não sabe o que é Poder Executivo. Daí ela fala: ‘Não existe deputado municipal?’, não sei o quê. Essas coisas absurdas. não é essa pessoa apenas, é comum”, pontuou Bolsonaro.
Foi aí então que Anitta perdeu a paciência e não deixou a situação barata. “É isso mesmo, presidente? Eu, e mais da metade dos brasileiros, não sabem quais são os Três Poderes, não sabem o dever, por exemplo, do senhor, que ao invés de estar ocupado com o que eu estou eu estou fazendo da minha vida, devia estar cuidando do país, não é mesmo?”, começou ela, em um vídeo gravado no Instagram.
A cantora ainda detonou algumas ações de Bolsonaro. “Olha os preços de tudo aqui no nosso país! Essa economia que o senhor disse que ia salvar, ia ser a salvação da economia. Pois bem, muitas pessoas, em nosso país, não devem saber o que faz um presidente. (O presidente) deve ficar no Twitter? Deve ficar no Instagram? Deve ficar fazendo fake news? Não! Muita gente não sabe os deveres”, disse.
Chrystian e Ralf encerram dupla após 40 anos de carreira

Uma das duplas sertanejas mais renomadas do país, Chrystian e Ralf encerraram parceria após 40 anos de história. Os representantes dos irmãos anunciaram a separação e confirmaram que, a partir de agora, cada um seguirá em carreira solo. Chrystian falou sobre o atual momento. “Eu assinei um contrato por cinco anos, como você ‘tá’ sabendo, para fazer essa carreira solo. Então, por no mínimo cinco anos, a dupla Chrystian e Ralf vai estar fora da ativa, entendeu? Em termos de fazer disco, fazer shows e tal”, explicou.
Rumores de uma briga entre os irmãos correm nos bastidores do segmento sertanejo. Isso porque além de encerrarem a dupla, ambos também deixaram de se seguir nas redes sociais e agora fazem parte de escritórios separados. Chrystian, por exemplo, assinou contrato de seis anos para um projeto solo. Já Ralf, por sua vez, fez uma parceria musical com o sertanejo Eduardo Costa.
Petrobras não é única responsável por preço de combustíveis, diz presidente da estatal

O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, disse, nesta terça-feira (23), que a Petrobras não tem o monopólio no setor de combustíveis no Brasil desde 1997 e que, por isso, não é correto responsabilizar unicamente a estatal pelo aumento dos preços.
“Boa parte da sociedade está presa à Petrobras de ontem e não à de hoje. A afirmação de que a Petrobras é um monopólio não está correta. Ela compete livremente com outros atores do mercado“, disse durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Convidado para esclarecer as altas nos valores cobrados pelo diesel e a gasolina aos senadores, Silva e Luna disse que a estatal responde por apenas uma fração dos preços do combustível no Brasil. Ele lembrou aos senadores que empresas importadoras têm participação no mercado e na formação de preços. Entre exemplos de grandes importadoras de diesel e gasolina, ele citou Vibra, Ipiranga, Raízen e a Atem.
‘Amor de Mãe’ perde Emmy Internacional para novela chinesa

A cerimônia do Emmy Internacional 2021 aconteceu na noite de segunda-feira, 22, em Nova York, nos Estados Unidos. O Brasil concorria em cinco categorias, mas não levou nenhuma estatueta. A premiação, que chegou a sua 49ª edição, tem o objetivo de enaltecer produções televisivas transmitidas fora dos Estados Unidos. “Emicida: AmarElo – É Tudo Pra Ontem”, da Netflix, concorria a Melhor Programação de Arte, mas quem levou foi produção francesa “Kubrick by Kubrick”. “Cercados”, da Globoplay, perdeu Melhor Documentário para “Hope Frozen: A Quest To Live Twice” (Tailândia). “Diário de Um Confinado”, também da Globoplay, não levou Melhor Série de Curta e o prêmio foi entregue a “Inside” (Nova Zelândia). “Todas as Mulheres do Mundo”, da Globoplay, foi indicada a Melhor Filme ou Minissérie para TV, mas o prêmio foi para “Atlantic Crossing” (Noruega).
Já Amor de Mãe, da Globo, perdeu o prêmio de Melhor Novela para a trama chinesa “The Song Of Glory” e virou assunto nas redes sociais.
“A realidade é que o Emmy perdeu ‘Amor de Mãe’. Um luxo de novela. A primeira fase totalmente redondinha. Ok que teve seus defeitos na segunda fase, mas mesmo assim, continuou sendo uma obra lindíssima”, comentou um seguidor no Twitter.
iPhone é o produto mais desejado da Black Friday, mostra pesquisa

Apesar dos preços altos praticados no Brasil, o iPhone é o produto mais desejado pelos consumidores brasileiros para a Black Friday 2021, que acontece na próxima sexta-feira (26). De acordo com o levantamento, o smartphone da Apple está na liderança das buscas entre os mais de 2 milhões de alertas de desejos criados pelos usuários da plataforma. O celular fica à frente de itens como copo Stanley, relógios inteligentes, soundbars, fones de ouvido sem fio, fraldas e cervejas, que também aparecem em destaque na lista.
Revelado pela Maçã em setembro e á venda no Brasil desde meados de Outubro, o iPhone 13 é o modelo mais recente da marca. O celular tem como novidades o chip A15 Bionic, bateria com maior autonomia e várias melhorias nas câmeras, custando a partir de R$ 6.599 (versão mini) no mercado nacional.
Diretora da OMS diz que o mundo está entrando na 4ª onda da Covid
O mundo está entrando em uma quarta onda da pandemia do novo coronavírus. A avaliação é da diretora-geral-adjunta de acesso a medicamentos e produtos farmacêuticos da OMS (Organização Mundial da Saúde), a brasileira Mariângela Simão. Ela abordou a situação da pandemia em conferência na abertura do Congresso Brasileiro de Epidemiologia.
“Estamos vendo a ressurgência de casos de Covid-19 na Europa. Tivemos nas últimas 24 horas mais de 440 mil novos casos confirmados. E isso porque há subnotificação em vários continentes. O mundo está entrando em uma quarta onda, mas as regiões têm tido um comportamento diferente em relação à pandemia”, declarou Mariângela Simão.
Pernambuco investiga surto de doença de origem desconhecida
Autoridades sanitárias de Pernambuco estão investigando um surto de uma doença desconhecida até o momento. Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) do Recife informa que foram notificados 117 casos em 16 bairros. Todos os pacientes reportam lesões na pele, em geral no tronco e nos braços, acompanhadas de coceira.
Mais de 80% dos casos estão concentrados nos bairros Dois Irmãos e Guabiraba, de acordo com o município. Especialistas da Secretaria Estadual de Saúde e do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) estão analisando exames laboratoriais para tentar identificar a doença que atingiu essas pessoas.
Incêndio na boate Kiss vai virar minissérie na Netflix

O incêndio que fez 242 vítimas em 2013 na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, ainda assombra as vidas dos familiares dos que morreram e também de todos os brasileiros. A história dos sobreviventes e dos familiares foi contada no livro “Todo Dia a Mesma Noite”, da jornalista Daniela Arbex, e agora vai virar uma minissérie em cinco capítulos da Netflix. A novidade foi anunciada na manhã de hoje durante o evento “Mais Brasil na Tela”, promovendo as produções nacionais da plataforma.
Liberado Auxílio Brasil para novo grupo
O governo federal libera nesta terça-feira (23) o pagamento do Auxílio Brasil para inscritos no Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) de final 5. Com a extinção do Bolsa Família após 18 anos, o novo benefício começou a ser pago nesta semana. O valor médio é de R$ 217,18 mensais — quantia 17,8% maior do que a média da ajuda federal anterior. O Auxílio Brasil substitui o Auxílio Emergencial e agrega outros programas sociais — entre eles, o Auxílio Esporte Escolar e o Bolsa Iniciação Científica. O UOL explica a seguir o que muda, quem tem direito a receber e as polêmicas do programa que será o principal benefício social do país.