Anvisa confirma 2 primeiros casos da variante ômicron no Brasil

A Anvisa confirmou 2 casos da Ômicron, nova variante do Coronavírus, no Brasil nesta terça-feira (30). Um casal que chegou da África do Sul presentou resultado laboratorial positivo para a variante Ômicron da Covid-19, após testagem realizada pelo laboratório Albert Einstein.

Esses são os primeiros infectados no Brasil. A amostra dos pacientes passará por uma análise extra no Instituto Adolfo Lutz, para garantir que se trata da variante. Os casos confirmados são de um viajante vindo da África do Sul e de sua mulher. Ele desembarcou em Guarulhos em 23 de novembro. O viajante entrou no país antes da notificação mundial sobre a nova variante.

Noiva encontra o ex-vereador Ney Júnior morto em casa

Foi encontrado morto em sua residência, pela noiva Elidiane, o Ex-Vereador de Natal (RN), Ney Lopes Júnior. Causa ainda desconhecida até o momento.

 

Globo abre mão de veteranos e demite Renato Machado e Francisco José

Renato Machado com um cachecol marrom; Chico José com uma camisa azul

Os jornalistas Francisco José e Renato Machado deixaram a Globo nesta segunda-feira (29). A mudança se deve pela nova política da empresa, que renova seus quadros e abre mão de repórteres mais experientes. Machado e José tinham mais de 40 anos de emissora e atuavam nos últimos tempos no jornalístico Globo Repórter.  Diretor de Jornalismo da Globo, Ali Kamel enviou e-mail para se despedir dos antigos colegas. Ele elogiou o profissionalismo de ambas as partes e contou que os dois ainda têm trabalhos para serem exibidos na Globo, principalmente no Globo Repórter, no qual atuavam prioritariamente.

Francisco José havia acabado de voltar de férias.

Lastimável! 

Governadora diz que aguarda parecer de comitê científico para decidir sobre obrigatoriedade do uso de máscaras no RN

Fátima Bezerra (PT), governadora do RN, diz que aguarda parecer do comitê científico para decidir sobre obrigatoriedade de máscaras  — Foto: Reprodução

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), afirmou nesta segunda-feira (29) que vai decidir sobre a liberação ou não do uso de máscaras, por causa da pandemia da Covid-19, de acordo com o parecer do comitê de especialistas do governo. A fala foi em resposta ao último relatório publicado pelo Laboratório de Inovação em Saúde da UFRN (Lais).

“Eu vou aguardar a posição do comitê de especialistas. Respeito profundamente o Lais, que tem dado uma contribuição inestimável, basta ver as plataformas RN Mais Vacina e Regula RN. Eu, particularmente, acho que a gente deve ter mais cautela, considerando agora essa nova cepa, ômicron, mas aqui é uma palavra de uma professora. Nesse campo, quem me dá a linha é o comitê local de especialistas”, disse.

RN atinge 90% da população adulta vacinada com a primeira dose contra a Covid-19

O Rio Grande do Norte atingiu a marca de 90% da população acima de 18 anos vacinada contra a Covid-19 com a primeira dose. os dados são do portal RN Mais Vacina. O percentual representa pouco mais de 2,3 milhões de pessoas em todo o estado.

Além de Salvador, Fortaleza e Belo Horizonte não terão festas de réveillon, por causa da Covid-19

Em meio ao recrudescimento da pandemia da Covid-19 no exterior, grandes cidades brasileiras abriram mão da realização de eventos de réveillon. Nesta segunda, a prefeitura de Salvador anunciou que não promoverá a festa de virada de ano, decisão tomada também por Fortaleza, no sábado, e a prefeitura de Belo Horizonte informou que “não planejou” o festejo. Já em São Paulo, Rio e Belém, a programação de evento ainda está mantida, mas sob avaliação.

A preocupação com o cenário da Covid foi o motivo de cancelamento do réveillon em Salvador e Fortaleza. O prefeito da capital cearense, José Sarto (PDT) usou suas redes sociais, no final de semana, para anunciar a decisão. No dia anterior, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), já havia proibido grandes eventos para a virada, no estado.

Palmeiras enfrentará egípcios ou mexicanos na estreia do Mundial

Menos de 48 horas depois de ser tricampeão da Libertadores, o Palmeiras conheceu seu trajeto no próximo grande desafio. Em sorteio realizado nesta segunda-feira (29), ficou definido que o primeiro adversário do Alviverde no Mundial de Clubes sairá do confronto entre Al-Ahly e Monterrey.

Na outra chave do torneio, o Chelsea, campeão da Champions League, estreia contra Al-Hilal ou o vencedor de Auckland City x Al-Jazira.

O Mundial irá acontecer entre os dias 3 e 12 de fevereiro de 2022, nos Emirados Árabes. E pode colocar um time mexicano novamente no caminho do Palmeiras.

Preocupação com variante faz Salvador cancelar festa de Réveillon

Preocupação com variante Ômicron faz Salvador cancelar festa de Réveillon

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta segunda-feira (29) o cancelamento da festa de Réveillon na capital baiana. Ele informou ter feito uma avaliação criteriosa após o surgimento da nova variante Ômicron e o aumento de casos de Covid-19 em países da Europa.

“Sei da importância do evento para a economia da nossa cidade, mas seguimos colocando a vida das pessoas em primeiro lugar”, disse em uma rede social.

Com relação aos festejos de Carnaval, entre os mais tradicionais do país, o prefeito declarou que vai tomar a decisão em conjunto com o governo estadual “considerando toda segurança e cautela necessária para o momento”, disse.

Carnaval na pandemia: “Não venham acusar o presidente”, diz ministro

O ministro das Comunicações, Fábio Faria

Desde a última sexta-feira (27) a realização da maior festa popular brasileira se transformou em tema de troca de ataques entre integrantes do primeiro escalão e governadores. Com a ameaça iminente de nova onda de contágio do coronavírus, agora por uma cepa ainda desconhecia, ministros e apoiadores do governo passaram a defender a não realização do Carnaval.

“Depois, não venham acusar o presidente”, postou o ministro Fábio Faria, das Comunicações, ao registrar que a lista de blocos carnavalescos divulgada por São Paulo prevê reunir 18 milhões nas ruas. O padrão de resposta é contrário ao dos últimos quase dois anos de pandemia, quando o governo se manteve crítico a políticas de isolamento social.

Paciente é internada em BH com covid-19 após chegar da África

Uma mulher foi internada em Belo Horizonte, neste domingo (28), com diagnóstico de covid-19, após chegar do Congo, país do continente africano. De acordo com a prefeitura, a paciente começou a apresentar sintomas na última segunda-feira (22), dois dias depois de desembarcar no Brasil.

Os dados da Secretaria Municipal de Saúde de BH apontam que a a mulher que não teve a identidade revelada saiu do Congo no dia 17 de novembro, passando pela Turquia e chegando em São Paulo no dia 20.

“A paciente negou ter sido vacinada contra a Covid-19 e informou que fez teste para detecção da doença antes de embarcar no Congo, tendo resultado negativo”, informou nota da Prefeitura de Belo Horizonte.

Clube português confirma 13 casos da variante Ômicron no elenco

O elenco do Belenenses tem 13 jogadores identificados com a Ômicron, a nova variante da Covid-19, segundo o Insa (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge). A vertente verificada na África do Sul deve ter sido levada por Cafú Phete, que serviu a equipe nacional nas Eliminatórias para a Copa do Mundo nos dias 11 e 14 de novembro.

“Os ensaios preliminares efetuados no Insa sugerem fortemente que todos os 13 casos associados aos jogadores do Belenenses estejam relacionados com a variante Ômicron”, disse o instituto em comunicado.

Japão fecha fronteiras, e G7 convoca reunião sobre variante Ômicron

O Japão anunciou, nesta segunda-feira (29), o fechamento de suas fronteiras a todos os visitantes estrangeiros para frear a variante Ômicron da Covid-19 e, durante o dia, os ministros da Saúde do G7 se reunirão em caráter de urgência para tentar estabelecer uma estratégia comum diante do avanço da pandemia.

Três semanas após flexibilizar algumas restrições, o Japão decidiu implantar controles rígidos de fronteira, algo que muitos consideram coisa do passado.

OMS declara que variante Ômicron representa risco global muito alto

A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou, nesta segunda-feira (29), que o risco global relacionado à variante Ômicron do novo coronavírus é “muito alto”, dadas as possibilidades de que a cepa escape à proteção das vacinas disponíveis e tenha “vantagens” na transmissibilidade.

“Dependendo dessas características, é possível que haja surtos futuros de Covid-19, que podem ter consequências graves, dependendo de uma série de fatores, incluindo os lugares onde esses picos podem ocorrer”, explicou a entidade, em relatório técnico.

Queiroga sobre Ômicron: ‘Variante de preocupação, não de desespero’

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (29) que o país está preparado para enfrentar a nova cepa do coronavírus, identificada na África do Sul e batizada de Ômicron. “A Ômicron é uma variante de preocupação, mas não variante de desespero, porque temos autoridades sanitárias comprometidas com a assistência de qualidade para nossa população”, afirmou.

Segundo o ministro, o país ampliou a oferta de leitos de tratamento intensivo e equipou as unidades com respiradores e bombas de infusão. “Hoje, se houver eventual terceira onda, temos condições muito melhores para assistir a nossa população”, disse, em Salvador.

Palmeiras vence o Flamengo com gol de Deyverson e conquista o tri da Libertadores

Palmeiras é tricampeão da América! Contra o favorito Flamengo, em um Centenário que parecia o Maracanã, tamanho o domínio rubro-negro na arquibancada, o Verdão venceu por 2 a 1 (com o gol do título na prorrogação) e conquistou a sua terceira Libertadores, a segunda consecutiva. Como na edição passada, o herói foi improvável. Deyverson foi o Bruno Lopes da vez e, em um erro inexplicável de Andreas Pereira, saiu na cara do gol e virou herói. No tempo normal, o Alviverde, ao seu estilo aguerrido e marcador, dominou os primeiros 45 minutos, com um gol de Raphael Veiga no começo, e foi para o intervalo em vantagem. No segundo tempo, o Mengão cresceu e empatou com Gabigol.

Favorito antes de a bola rolar, o Fla parecia mais inteiro na prorrogação. “Mas São Paulo e Atlético também eram [favoritos]”, havia avisado Felipe Melo antes do jogo. Justamente uma das estrelas flamenguistas, o meio-campista Andreas Pereira, trazido do Manchester United, tornou-se o grande vilão. No começo da prorrogação, ele caiu sozinho na frente de Deyverson e estendeu o tapete para o folclórico centroavante marcar. Depois disso, o Mengão não se encontrou mais. Nem em campo, nem na arquibancada. Em maioria na capital uruguaia, a torcida flamenguista ficou calada a maior parte do tempo e foi engolida pelos alviverdes. Já os palmeirenses cantaram, vibraram, sorriram com a catimba de Deyverson e explodiu de emoção com o apito final.

Imagem