Presidente Bolsonaro desiste de privatizar a Casa da Moeda

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto que retira a Casa da Moeda do Brasil do Programa Nacional de Desestatização (PND) e revogou a qualificação do órgão no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O Decreto nº 10.885 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (7).

De acordo com o Ministério da Economia, a medida provisória que encerrava a exclusividade do órgão na fabricação de papel-moeda, moeda metálica, impressão de selos e títulos da dívida pública perdeu sua eficácia sem ser convertida em lei.

Senado vota projeto que reformula política de preços da Petrobras

Em busca de uma solução para os aumentos sucessivos no preço dos combustíveis, o Senado avança, nesta terça-feira (7), na discussão de um projeto que propõe a mudança na política do PPI (preço de paridade de importação) da Petrobras. A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) vota o substitutivo ao PL (projeto de lei) 1.472/21 e a expectativa é pela aprovação da proposta.

O relator do PL na CAE, senador Jean-Paul Prates (PT-RN), manteve a ideia inicial de substituir o PPI por um cálculo que leve em conta não apenas os preços internacionais, mas os custos internos de produção e de importação.

A sugestão é de uma alíquota máxima de 12,5%, caso o barril de petróleo exceda US$ 100.

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes em gráficas do Enem

A PF (Polícia Federal) e a CGU (Controladoria-Geral da União) realizam nesta terça-feira (7) a Operação Bancarrota, que tem como objetivo apurar supostas fraudes em gráficas responsáveis pela impressão das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Os alvos são servidores públicos que teriam participado de irregularidades nos últimos seis anos.

Os contratos sob investigação totalizaram pagamentos de aproximadamente R$ 880 milhões, dos quais cerca de R$ 130 milhões foram superfaturados, segundo as apurações. O esquema teria durado entre 2010 e 2018.

Na sede do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em Brasília, os agentes fizeram buscas na DGP (Diretoria de Gestão e Planejamento), responsável pelos contratos do órgão. Por volta das 10h, agentes da PF deixaram o local com um malote.

Agentes de Endemias iniciam a realização do LIRAa em Caicó

A partir desta segunda-feira (06), os agentes de endemias de Caicó deram início a realização do LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti). Este trabalho do LIRAa/LIA auxilia as análises entomológicas e fornece informações sobre índices Predial (% de imóveis positivos, Breteau (% de depósitos positivos) e de tipo de recipiente (tipo de depósito positivos, predominante) com vistas na otimização e direcionamento das ações de controle de vetor. O trabalho de pesquisa acontecerá nos dias 06,07,08 e 09 de Dezembro, onde serão visitados todos os bairros de Caicó.

“É um método de amostragem que tem como objetivo o conhecimento de indicadores entomológicos de forma rápida e oportuna. Nele conseguimos observar os índices de infestação predial, o índice de densidade nos criadouros inspecionados e quais são os criadouros predominantes. Assim direcionamos as ações a serem desenvolvidas aqui em nosso município” disse Luciélio Henrique, coordenador de endemias.  

O mosquito Aedes aegypti transmite as doenças Dengue, Zika e Chikungunya.

RN registra 23 mortes por picadas de animais peçonhentos nos últimos 3 anos

Com a chegada do verão aumenta o número de acidentes com alguns animais peçonhentos, como escorpiões. A ida de muitas pessoas para as praias e a permanência maior das crianças em casa, por causa das férias escolares, faz aumentar o registro de acidentes com escorpiões e animais aquáticos, como caravelas e águas vivas.

Por isso, é importante que nesse período sejam intensificadas as estratégias de prevenção e controle destes acidentes junto às populações expostas e de maior risco. No período de 2018 até 2021, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o RN registrou 23 óbitos por picadas de animais peçonhentos, sendo 9 por serpentes e 3 por escorpião.

Período de verão aumenta risco de acidente com escorpiões.

Petrobras diz que ‘não há nenhuma decisão’ sobre ajustes nos preços dos combustíveis

A Petrobras informou nesta segunda-feira (6) que “não há nenhuma decisão tomada” sobre novos reajustes nos preços de combustíveis.

A Petrobras monitora continuamente os mercados, o que compreende, dentre outros procedimentos, a análise diária do comportamento de nossos preços relativamente às cotações internacionais. A Petrobras não antecipa decisões de reajuste e reforça que não há nenhuma decisão tomada por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) que ainda não tenha sido anunciada ao mercado”, informou a estatal, em comunicado.

Copa do Nordeste: Confira como ficou os grupos da competição

Estão definidos os dois grupos da Copa do Nordeste 2022. Um sorteio nesta segunda-feira na sede da CBF definiu as duas chaves da competição, cada uma com oito equipes. Cabeças de chave, Fortaleza e Sport ficaram no Grupo A, enquanto Bahia e Ceará entraram no B.

  • Grupo A: Fortaleza, Sport, CSA, Sampaio Corrêa, Campinense, Globo-RN, Atlético de Alagoinhas e Sergipe
  • Grupo B: Bahia, Ceará, Náutico, CRB, Botafogo-PB, Altos-PI, Floresta-CE e Souza-PB

“A Fazenda 13” entra em contagem regressiva na Record

Adriane Galisteu comanda "A Fazenda" na Record

Um dos principais realities shows da televisão brasileira, “A Fazenda”, em sua décima terceira edição, entra em contagem regressiva na Record. A grande final está prevista para acontecer no próximo dia 16, após três meses de exibição. Portanto, até lá, o público pode esperar por várias ações planejadas pelas equipes de produção e direção, além das tradicionais “tretas” dos participantes.

Falta pouco para se conhecer os finalistas que vão disputar a preferência popular na luta pelo prêmio de R$ 1,5 milhão. Continuam na briga: Aline Mineiro, Bil Araújo, Dynho Alves, Marina Ferrari, MC Gui, Mileide Mihailde, Solange Gomes, Sthefane Matos e Rico Melquiades.

Passagens aéreas para Natal e Ano-Novo estão até 32% mais baratas

As passagens aéreas nacionais e internacionais para viajar no Natal e no Ano-Novo estão até 32% mais baratas, segundo levantamento da Kayak, empresa especializada em pesquisa de viagens.

“Há mais redução de preço nas passagens aéreas para o Ano-Novo do que para o Natal”, contou.

Prefeito Tadeu cancela festa de emancipação que aconteceria dia 15 em Caicó

O prefeito Dr. Tadeu anunciou no programa de Suerda Medeiros, na 102,7FM, nesta segunda-feira (06), que depois de reuniu-se com o vice-prefeito, Toinho Santiago e secretários, decidiu não mais realizar a festa alusiva à emancipação da cidade de Caicó, que estava agendada para acontecer no dia 15 de dezembro, véspera da data comemorativa, no Complexo Turístico Ilha de Santana.

“A vida está em primeiro lugar. Ainda não é hora dessa festa acontecer. Veja que 15 capitais brasileiras, e outras cidades importantes, cancelam festas de fim de ano. Caicó é uma das cidades onde há maior índice de cobertura de vacinação e controle de casos de covid no Rio Grande do Norte. Não podemos retroceder. Os nossos amigos que iam bancar a Banda Saia Rodada deixaram a data em aberto para quando tivermos segurança, aí sim, faremos a festa”, explica o prefeito de Caicó.

*Carnaval*

Sobre o carnaval de Caicó, o prefeito disse que diante do quadro da pandemia do novo coronavírus, cancelar ou realizar, é uma decisão difícil de se tomar. “Eu acredito que o Comitê Científico do Estado, deve se pronunciar no sentido de orientar sobre isso. A gente não pode ser intempestivo de cancelar um evento desse porte e daqui a 30 dias se verificar que a variante ela é tranquila, que não causa internações graves e com isso, prejudicar a coletividade. A gente precisa esperar, aguardar, para ver como vai se comportar”, disse.

Globo registra queda de audiência pelo 3º mês consecutivo

Pelo terceiro mês consecutivo, a Globo registrou o pior ibope mensal no Painel Nacional de Televisão (PNT), que indica a audiência das 15 maiores regiões metropolitanas do Brasil. Em novembro deste ano, a média de audiência da emissora em 24 horas foi de 10,8 pontos — resultado inferior ao registrado em dezembro de 2018 (11,1 pontos) e dezembro de 2020 (11,2 pontos).

De acordo com o portal Notícias da TV, a Globo nunca havia ficado abaixo dos 11 pontos de média nessa medição antes de setembro deste ano, quando marcou 10,9. Registrou 10,8 em outubro, o mesmo verificado em novembro.

RN: Caicó sedia Super Interiorano de Vôlei com a presença de Maurício, bicampeão olímpico da seleção brasileira

O Ginásio Poliesportivo do Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana de Caicó (RN), será palco neste final de semana, dias 0304 05 de dezembro, do Super Interiorano de Vôlei.

O evento contará com a presença especial do bicampeão olímpico da Seleção Brasileira de Vôlei, Maurício Lima.

“Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura e a Federação Norteriograndense de Vôlei e, para nós, é uma honra receber os atletas e, junto com eles, Maurício, que já deu tantas alegrias ao povo brasileiro”, enfatizou o prefeito de Caicó (RN), Dr. Tadeu.

A Federação Norteriograndense de Voleibol (FNV) definiu a participação de doze equipes no grupo masculino e oito no grupo feminino, sendo estas com melhor desenvoltura em todo o estado.

O prefeito Dr. Tadeu garantiu que o acesso da população ao Ginásio da Ilha, será totalmente gratuito: “Só pedimos que as pessoas usem máscara e levem o seu álcool para manter os protocolos de segurança adotados por causa da pandemia”, orientou.

Simone uma “Nova mulher”

Simone Mendes está numa geral em Fortaleza

Sob os cuidados do seu cirurgião plástico, em Fortaleza, a cantora Simone, da dupla com a irmã Simaria, além de outros procedimentos, já está 16 quilos mais magra. Afinou legal.

“Mandei fazer tudo o que tinha direito. Vou sair nova daqui”, revelou a um amigo comum.

Faustão estreia em janeiro, mas os trabalhos em estúdio começam agora

Fausto Silva e a mulher Luciana Cardoso. Ele começa em janeiro na Band e ela já está envolvida com o conteúdo do programa

“Faustão na Band” tem sua estreia confirmada para 17 de janeiro, 20h30, após o “Jornal da Band”. No ar de segunda a sexta, com 2h15 de duração, todas as noites apresentando um programa diferente. Vai ter “Perdidos”, pizza, calouros, vídeo-cassetadas e vários formatos, alguns comprados e outros desenvolvidos pela sua própria produção.

A novidade é que os trabalhos em estúdio devem começar quase que imediatamente, em uma ou duas semanas no máximo, com gravações de pilotos, pré-lights, além de outros necessários testes, mas ainda sem a presença do seu apresentador.

O compromisso do Fausto com a Globo se encerrará no último dia deste ano e só aí estará liberado para se dedicar inteiramente ao novo desafio.

Mas mesmo sem ele está tudo andando conforme o planejado.

Em live, Bolsonaro chama Moro de mau-caráter e mentiroso

Na live semanal desta quinta-feira (2), o presidente Jair Bolsonaro criticou o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro. Bolsonaro se irritou com o comentário que Moro fez à imprensa de que o presidente teria comemorado quando o ex-presidente Lula foi solto. Segundo Moro, o presidente teria comemorado a soltura de Lula porque isso seria bom politicamente para ele.

“Um assunto que eu não queria tocar aqui porque mexe com ex-ministros. Mas esse cara está mentindo descaradamente. É um cara que quer ser candidato, é um direito dele, aí em vez de demonstrar o que ele fez, ele fica só apontando o dedo para os outros e mentindo. É o caso do Sérgio Moro. A última notícia dele é que ‘Bolsonaro comemorou quando Lula foi solto, diz Moro. E o vídeo ele fala ‘ouvi dizer’. É um papel de palhaço, [de] um cara sem caráter”, disse o presidente.