Sites de Americanas e Submarino voltam a funcionar após três dias fora do ar

Os site da Americanas e do Submarino voltaram a funcionar na manhã desta quarta-feira (23) após três dias suspensos devido a um “incidente de segurança”. O problema teve início depois que a companhia registrou um “acesso não autorizado” em seus servidores, no último sábado (19).

João Gomes faz desabafo e recebe apoio de fãs: ‘Vontade de sumir’

Após desabafo nas redes sociais, João Gomes recebeu apoio de fãs e amigos

João Gomes fez um desabafo nas redes sociais, nesta quarta-feira (23), e deixou os fãs preocupados. O cantor de 19 anos postou um texto nos stories e no feed do Instagram para dizer que está passando por uma fase difícil, de ansiedade e tristeza.

“Tô postando isso fora do roteiro hoje, turma. Porque só Deus sabe o quando tava me sentindo esses dias. Meio ansioso. Com a mente cansada e quem tava próximo de mim sentia muito isso… Tava sentindo vontade de sumir e pedindo a Deus muita força”, escreveu João.

“Mas queria pedir a Deus pra conservar e nunca deixar esquecer o que tem de mais bonito nos velhos amigos. Nas simples lembranças e o quanto eu tive vontade é fui ajudado pra realizar meus sonhos. E vamo realizar. Muito mais… Juntos!”, acrescentou.

Caicó (RN): Aparelho de Raio-X Odontológico para a unidade de atendimento da UERN

Nesta terça-feira (22) o vereador e Professor Veranilson Santos esteve na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (RN) (UERN) fazendo a entrega de um Aparelho de Raio-X Odontológico para a unidade de atendimento de lá. ‘Como vocês sabem, desde o começo do nosso mandato, temos visitado o Campus para ouvir as demandas de servidores e estudantes, buscando, quando possível, solução para os problemas’, disse.

Importante frisar que a UERN presta um serviço essencial não somente para Caicó (RN), mas para toda a região. A equipe de professores, profissionais e alunos atendem um grande percentual de pessoas do nosso município e cidades vizinhas de forma totalmente gratuita. “Em todas as oportunidades que estivemos por lá, ouvimos a necessidade da retomada do convênio entre a instituição e o município para atendimento odontológico da comunidade. Queremos agradecer a Thiago Fernandes, Diretor do Departamento de Saúde Bucal de Caicó, e ao Professor Glécio Clemente, coordenador do Curso de Odontologia da UERN por toda a parceria, confiança e atenção nessa importante conquista”, concluiu.

Fiocruz envia ao Ministério da Saúde o primeiro lote de vacina anti-Covid 100% brasileira

O Ministério da Saúde começou a receber nesta terça-feira (22) o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 fabricadas integralmente no Brasil pelo Bio-Manguinhos (Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos), que faz parte da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro. Foram liberadas 550 mil doses feitas com matéria-prima brasileira que, segundo a Fiocruz, fazem parte de um contrato de 105 milhões de doses para o SUS neste ano, das quais 45 milhões serão nacionais.

Casos confirmados de Covid-19 continuam em queda em Caicó; 83 confirmados em acompanhamento

Nesta terça-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou mais 23 novos casos confirmados de Covid-19, sendo 11 homens e 12 mulheres. Destes, 08 são crianças.

Os casos residem:
02-Boa Passagem;
01-Barra Nova;
02-Centro;
02- Canutos e Filhos;
01- Castelo Branco;
01-Itans;
02-Maynard
02-Nova Descoberta;
02- Nova Caicó;
03-Paraíba;
01- Paulo VI;
01- Serrote Branco;
01- Vila Altiva;
01-Walfredo Gurgel;
01-Zona Rural.

Mega-Sena, concurso 2.456: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 40 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.456 da Mega-Sena, realizado na noite desta terça (22) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou. Veja as dezenas sorteadas: 28 – 34 – 40 – 41 – 52 – 55.

A quina teve 31 apostas vencedoras; cada uma receberá R$ 81.253,19. A quadra teve 2.581 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 1.394,17. O próximo concurso será na quinta (24). O prêmio é estimado em R$ 40 milhões.

Cantora Paulinha Abelha está no grau mais profundo de coma, dizem médicos em entrevista coletiva; Rádio Seridó 100,7FM transmitiu ao vivo

Nascida em Simão Dias, pequena cidade de Sergipe, Paulinha começou a cantar aos 12 anos em trios elétricos Foto: Reprodução

A cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda de forró Calcinha Preta, está em coma profundo e apresenta o mais baixo grau da escala que monitora essa condição clínica. A informação foi passada pelos médicos que vêm tratando a artista, em entrevista coletiva realizada nesta tarde. Os profissionais de saúde também negaram que o quadro seja irreversível e admitiram que investigam a possibilidade da cantora ter sofrido alguma intoxicação medicamentosa.

“Ela chegou em coma, continua em coma, coma profundo. A pergunta que nos fazemos dia a dia é quais as etiologias que justificam ela estar na Escala de Glasgow 3, que é a mais baixa que se pode ter. Algumas hipóteses conseguimos excluir, como uma bactéria na cabeça. Isso é falso, não conseguimos isolar qualquer microorganismo que tenha causado esse dano renal, dano hepático e por último lesão cerebral. Essa foi a sucessão de eventos” afirmou o neurologista Marcos Aurélio Alves.

A escala de Glasgow varia de 3 a 15. Normalmente o paciente é intubado quando atinge o grau 8. Os médicos negaram qualquer evidência de morte encefálica. Os profissionais de saúde também descartaram que o quadro de saúde de Paulinha Abelha seja irreversível.

A Rádio Seridó 100,7FM transmitiu a entrevista coletiva ao vivo para toda a região do Seridó e sertão paraibano, durante a exibição do programa Luciélio Henrique.

Médicos da cantora Paulinha Abelha investigam se remédio para emagrecer pode ter causado lesões

Cantora está em coma profundo e grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva)

A equipe médica responsável por cuidar de Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta, ainda não descarta a possibilidade de uma intoxicação medicamentosa ser a responsável pela sequência de lesões renais, hepáticas e neurológicas sofridas pela artista. A cantora está em coma profundo e grave na UTI do Hospital Primavera, em Aracaju, Sergipe.

De acordo com o médico Ricardo Leite, diretor técnico da unidade, algumas substâncias, entre elas remédios para emagrecer, podem levar a uma lesão renal. Até o momento, porém, os exames realizados não comprovam que o uso delas tenha provocado as lesões na artista.

Há, no entanto, uma investigação da chamada “síndrome tóxico-metabólica”, ou seja, “quando há alguma substância ou algo circulando no corpo do paciente que deve estar gerando cascata de inflamação ou de lesões nesses órgãos, a ponto de deixá-los em disfunção”.

“Vale ressaltar que Paula, quando fez uso, pelo menos assim nos foi apresentado em receitas, fez de forma supervisionada. A gente trabalha, sim, com a possibilidade de alguma intoxicação medicamentosa. Existem exames em andamento nesse sentido, para confirmar ou descartar essa hipótese”, completou.

O que pode estar por trás do problema renal que mantém Paulinha Abelha há 8 dias na UTI

Paulinha Abelha foi internada no dia 11 de fevereiro, após passar mal em turnê em São Paulo

O estado de saúde da cantora Paulinha Abelha, da banda de forró Calcinha Preta, segue grave. De acordo com o último boletim médico divulgado, nesta terça-feira (22), ela continua na UTI (unidade de terapia intensiva) do Hospital Primavera, em Aracaju, entubada, com boa oxigenação e sem necessidade de remédios para manter a pressão arterial.

Paulinha foi internada no último dia 11, após passar mal por problemas renais durante uma turnê do grupo em São Paulo. No dia 15, foi encaminhada para a UTI, e o boletim médico dizia que estavam sendo feitos exames para “melhor elucidação do caso”. Dois dias depois, houve a piora do estado de saúde e o coma da artista.

A nefrologista Tereza Fakhouri, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que insuficiência renal pode levar a quadros neurológicos graves.

“No funcionamento do nosso organismo a gente produz algumas substâncias que são resíduos do nosso metabolismo, lixo mesmo. No caso do metabolismo proteico, há o resíduo amônia, que é extremamente tóxico para o cérebro. Então, a amônia é convertida pelo fígado em ureia, que reduz a toxidade, mas ainda é tóxica. E o rim é responsável por tirar a ureia do organismo. Quando temos um problema renal, essas substâncias começam a se acumular e chegam até o cérebro, causando um quadro de problemas neurológicos”, explica a médica.

E acrescenta: “Geralmente, o quadro neurológico se inicia com rebaixamento de nível de consciência, uma sonolência, e nos casos mais graves pode levar ao coma. Além disso, algumas medicações utilizadas em pacientes com insuficiência renal podem causar intoxicação”.

Fábio Faria deve abrir mão de candidatura e ficar no governo

O ministro das Comunicações, Fábio Faria

Fábio Faria teve uma reunião fora da agenda com o presidente Jair Bolsonaro. Os dois discutiram o futuro político de Faria. O ministro deve ficar no governo, e Rogério Marinho deve ser candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte. Os dois eram cotados para disputar a mesma vaga.

“Estava com uma dúvida muito grande na minha cabeça. O Ministério das Comunicações foi criado em junho de 2020. A gente conseguiu fazer daquela secretaria um ministério robusto”, disse Faria. “O 5G estará em funcionamento nas capitais em julho. Eu tinha muita vontade de apertar o botão. Sei que a tecnologia mudará a vida das pessoas. Se eu fosse candidato, estaria pensando só em mim”, completou. Segundo ele, Bolsonaro não influenciou na decisão.

Equipe de Paulinha, do Calcinha Preta, pede doações de sangue para cantora

Paulinha Abelha, vocalista da Calcinha Preta, permanece em coma e internada em UTI - Reprodução/Instagram

A equipe de Paulinha Abelha, vocalista do Calcinha Preta internada em Aracaju, fez um pedido aos fãs. O perfil da cantora no Instagram compartilhou uma publicação do IHHS (Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe), que pede doações de sangue para o tratamento da artista. A mensagem disponibiliza agendamento via WhatsApp em quatro cidades: Aracaju, Lagarto, Itabaiana e Nossa Sra. do Socorro. O post feito no Instagram também destaca que Paulinha precisa de doadores dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo.

Vocalista do Calcinha Preta intercede pela saúde de Paulinha Abelha: ‘Acorda, minha irmã’

Daniel Diau compartilhou um post pedindo pela saúde da parceira de banda Paulinha Abelha

Daniel Diau, vocalista da banda Calcinha Preta, usou suas redes sociais, na madrugada desta terça-feira (22), para pedir pela recuperação da colega de grupo Paulinha Abelha, que está em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Primavera, em Aracaju, desde o dia 17 de fevereiro por complicações renais.

“Acorda, minha irmã. Estamos todos aqui orando intercedendo por você crendo no Deus do impossível, seu milagre é grande eu nunca duvidei. Levante dessa cama está nos fazendo falta sua alegria. A palavra diz depois da tempestade vêm a bonança e ela já está chegando em nome de Jesus”, escreveu ele.

Segundo o último boletim médico divulgado nesta segunda-feira, a artista continua respirando com ajuda de aparelhos, mas com quadro neurológico inalterado e sem sinais de instabilidade hemodinâmica.

MEC abre hoje as inscrições para o processo seletivo do Prouni 2022; Unopar-Caicó oferece 76 vagas

O MEC (Ministério da Educação) abre nesta terça-feira (22) as inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2022 do Prouni. Os participantes do Enem que buscam uma bolsa para o ensino superior têm até o dia 25 de fevereiro para se inscrever na página da internet do programa.

Para esta edição o MEC disponibilizou 273.001 bolsas de estudos de 50% e 100% em instituições particulares de educação superior. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Cronograma

Período de inscrições – 22 a 25 de fevereiro
Resultado da 1ª chamada – 2 de março
Comprovações de informações da 1ª chamada – 3 a 14 de março
Resultado da 2ª chamada – 21 de março
Comprovações de informações da 2ª chamada – 21 a 29 de março
Inscrições lista de espera – 4 e 5 de abril
Resultado lista de espera – 7 de abril
Comprovações de informações da lista de espera – 8 a 13 de abril

Aqui em Caicó, a UNOPAR oferece 76 vagas em diversos cursos com bolsas de estudos de 100%, os interessados poderão inclusive ir ao polo e fazer a sua inscrição diretamente com a equipe que esta de plantão para atender toda a população sem nenhum custo. A Unopar Caicó fica localizada em frente a praça Dom José Delgado, ao lado da Matriz de São José, bairro Paraíba.

Sai resultado da chamada regular do Sisu 2022

O MEC (Ministério da Educação) deve divulgar nesta terça-feira (22) o resultado da chamada regular do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do primeiro semestre de 2022. A consulta pode ser feita na página do programa na internet. Os aprovados devem realizar a matrícula entre os dias 23 de fevereiro e 8 de março diretamente na instituição em que foi concedida a vaga.

O programa ofertou para este semestre 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior, sendo que mais de 84,5% das vagas foram para instituições federais (universidades e institutos). As vagas disponibilizadas foram para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior.

Técnico do Ministério da Saúde esclarece denúncia sobre o uso de “fumacê” no município de Caicó

O Coordenador de endemias do município de Caicó, Luciélio Henrique, entrou em contato com a equipe técnica do Ministério da Saúde que atuam na IV URSAP, na ocasião foi questionado algumas denúncias feitas por moradores em nossa cidade, em relação ao uso do fumacê costal que estaria sendo utilizado por empresas terceiradas, como também um vídeo que circulou nesta segunda (21) mostrando um trabalho que foi feito na zona norte por uma equipe do CCZ-Caicó.

“Alguns pontos a esclarecer sobre o ocorrido. O vídeo em questão trata-se de denúncia sobre “fumacê” no município de Caicó. Pelo que pudemos apurar, na verdade esse trabalho de UBV portátil apresentado no vídeo foi realizado por uma equipe da SMS devidamente autorizado para tal, uma vez que estava sendo feito um “bloqueio” na área. Constatamos, portanto, que houve equívoco da parte do denunciante em dizer que estava sendo feito “fumacê” contratado por particulares e na ocasião mostrou uma filmagem de uma equipe da SMS em ação, realizando um bloqueio de casos”

“Outra situação é o seguinte: Quando qualquer proprietário particular, representante de comércio, órgão público, etc., contratar uma empresa especializada em dedetização para realizar no seu domicílio o trabalho específico de tratamento químico. É de responsabilidade do órgão fiscalizador, ou seja, a Vigilância Sanitária, uma vez acionada pelo município para certificar se aquela empresa está de acordo com a licença sanitária, bem como ser analisado o inseticida e a dosagem utilizada na ocasião, para providências cabíveis” disse Gilson de Brito, técnico do MS que atua na IV URSAP.