Futebol bonito de Abel Ferreira é ganhar títulos; Palmeiras é campeão da Recopa

Abel Ferreira levanta taça da Recopa Sul-Americana no Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

A conquista de mais um título internacional do Palmeiras tem nome, sobrenome e um pouco de sotaque: Abel Ferreira. Com o português no banco de reservas, o Verdão fez um jogo praticamente dominante contra o Athletico-PR para vencer por 2 a 0 no Allianz Parque e conquistar a Recopa Sul-Americana.

Além de consagrar o momento do clube palmeirense como um dos principais da história do clube – agora são cinco títulos importantes desde 2020 – a conquista internacional mostrou para quem ainda duvidava a importância do bom trabalho da comissão técnica portuguesa.

Ainda que exista a discussão sobre o que é “futebol bonito”, análise que pode ser influenciada pela minha ou sua preferência clubística, Abel tem respondido da melhor maneira para o Palmeiras e para o palmeirense: com títulos.

Palmeiras provoca Flamengo após título da Recopa: “O forte vento trouxe mais um caneco”

Palmeiras faz provocação após título da Recopa Sul-Americana — Foto: Reprodução

Palmeiras provocou o Flamengo indiretamente em suas redes sociais após conquistar o título inédito da Recopa Sul-Americana, nesta quarta-feira, no Allianz Parque, em vitória sobre o Athletico-PR.

Na final da Libertadores do ano passado, entre Palmeiras e Flamengo, houve uma disputa entre as torcidas sobre qual havia cantado mais alto durante o duelo no Estádio Centenário, em Montevidéu. Na ocasião, o forte vento foi tratado por torcedores rubro-negros como um dos fatores que atrapalhavam a propagação do som da torcida.

A taça conquistada nesta quarta foi a terceira internacional de Abel Ferreira em dois anos. Além da Recopa Sul-Americana, o Verdão venceu outras duas Libertadores da América.

Assembleia Geral da ONU aprova resolução contra invasão da Ucrânia pela Rússia; Brasil vota a favor

Assembleia Geral da ONU sobre invasão da Ucrânia — Foto: Reuters/Carlo Allegri

Após três dias de discursos de mais de cem de países no Fórum da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) para defender a paz e a segurança, nesta quarta-feira (2) foi aprovada uma resolução contra a invasão russa da Ucrânia.

O Brasil se alinhou à ampla maioria e também votou a favor. Os países que votaram contra foram Rússia, Belarus, Síria, Coreia do Norte e Eritreia. A China se absteve.

UFRN inicia cadastramento de aprovados no Sisu nesta quinta-feira (3)

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai realizar nesta quinta (3) e sexta-feira (4) o cadastramento virtual dos alunos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos devem enviar a documentação pelo endereço www.sigps.ufrn.br. A lista de documentos necessários consta no edital.

O cadastramento é para todos os aprovados – tanto para o primeiro quanto para o segundo período letivo. Após o cadastramento, a matrícula será realizada de forma automática.

Caso Zaira Cruz: Amigos e familiares pediram por Justiça na data que lembra 3 anos da morte da jovem

Amigos e o Grupo de Mulheres do Seridó, fizeram no final da tarde desta quarta-feira (02), na frente do prédio da antiga Labodeguita, em Caicó (RN), um protesto silencioso pedido por Justiça no caso da morte da jovem Zaira Cruz. A jovem foi encontrada morta, durante o carnaval de 2019, dentro de um carro, que estava estacionado no interior do referido estabelecimento, que é localizado na Praça Dom José Delgado, no Centro.

As pessoas que compareceram ao ato, acenderam velas ao lado de uma cruz onde estava escrito “Justiça por Zaira”. O ritual teve a fala de frases como: “Zaira Presente”, “Justiça por Zaira”, “Celeridade na realização do Júri”, entre outras.

Em Currais Novos, cidade natal de Zaira Cruz,  no mesmo horário, outro movimento de protesto foi realizado. Atualmente, o processo está com dois recursos que aguardam ser julgados, um Recurso Especial ingressado no Superior Tribunal de Justiça – STJ e um Recurso Extraordinário no Supremo Tribunal Federal – STF.

O réu já está pronunciado para ser julgado. A sentença foi prolatada pelo juiz Luiz Cândido Villaça, no dia 4 de março de 2021. Na mesma decisão, o juiz manteve o réu preso, negando a ele o pedido de liberdade feito pela defesa.

O réu foi pronunciado por homicídio com as qualificadoras: meio cruel (asfixia); tentativa de ocultar o crime e feminicídio, além do estupro.

Atualmente, o réu Pedro Inácio, está preso na sede do Comando Geral da Polícia Militar em Natal.

Por Sidney Silva

Divulgada a lista dos aprovados na primeira chamada do Prouni 2022; Unopar oferece 76 vagas em Caicó

A lista com o resultado dos aprovados na primeira chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos) já está disponível na internet para consulta no site do programa.

Nesta edição foram disponibilizadas 273.001 bolsas de estudos de 50% e 100% em instituições particulares de educação superior. O período para comprovação de informações desta chamada ocorre entre os dias 3 e 14 de março. A partir do dia 21, sai o resultado da segunda chamada.

O Programa Universidade para Todos promove o acesso às universidades particulares brasileiras para estudantes de baixa renda que tenham estudado o ensino médio exclusivamente em escola pública ou como bolsista integral em escola particular.

Cronograma

Resultado da 1ª chamada – 2 de março
Comprovações de informações da 1ª chamada – 3 a 14 de março
Resultado da 2ª chamada – 21 de março
Comprovações de informações da 2ª chamada – 21 a 29 de março
Inscrições lista de espera – 4 e 5 de abril
Resultado lista de espera – 7 de abril
Comprovações de informações da lista de espera – 8 a 13 de abril

Aqui em Caicó, a UNOPAR oferece 76 vagas em diversos cursos com bolsas de estudos de 100%. A Unopar Caicó fica localizada em frente a praça Dom José Delgado, ao lado da Matriz de São José, bairro Paraíba.

Ex de Dinho, dos Mamonas, relembra o cantor e faz homenagem: ’26 anos de saudade’

Dinho e Valeria namoravam quando os Mamonas Assassinas estavam no auge

A ex-namorada de Dinho, dos Mamonas Assassinas, prestou homenagem ao cantor nesta quarta-feira (2), dia em que se completaram 26 anos da morte dele e dos demais integrantes da banda. Valeria Zoppello postou diversas fotos ao lado de Dinho nas redes sociais. Eles namoravam quando o grupo estava no auge. O sucesso foi interrompido depois que um acidente aéreo vitimou todos os músicos dos Mamonas, além do piloto e do copiloto.

“26 anos de saudades. Amor eterno. Luz e amor”, escreveu ela na legenda da publicação.

INSS retoma atendimento presencial sem agendamento

As agências do INSS retomam também o chamado atendimento espontâneo

O atendimento presencial nas agências do INSS sem necessidade de agendamento prévio está sendo retomado gradualmente a partir deste mês. É o que determina uma portaria publicada nesta quarta-feira (2) no Diário Oficial da União. Suspenso em 2020 em razão da pandemia do novo coronavírus, o atendimento presencial nas agências do INSS começou a ser retomado ainda no fim de 2020, mas somente mediante agendamento prévio.

Com a portaria desta quarta-feira, além dos pedidos já agendados, as agências do INSS retomam o chamado atendimento espontâneo, realizado na triagem, no autoatendimento orientado ou em guichê específico para informação ou orientação, sem necessidade de prévio agendamento. O retorno será feito de maneira gradual, para evitar filas externas ou aglomerações no interior das agências.

Nova Carteira de Identidade permite anotar condição de doador de órgãos

A nova carteira de identidade passou a valer a partir desta terça (01), terá a possibilidade de identificar, no verso, se a pessoa deseja doar órgãos após a morte. Segundo o Ministério da Justiça, a pessoa precisará informar, na hora de fazer o novo documento, que quer a inclusão desse dado.

Ela também poderá solicitar a inclusão do tipo sanguíneo (A, B ou O) e fator RH (positivo ou negativo), além de outros problemas de saúde “cuja divulgação possa contribuir para preservar a sua saúde ou salvar a sua vida”, de acordo com o decreto que autorizou a nova carteira.

Pelo 3º dia seguido, RN não tem óbitos por Covid; Novos casos são 51

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (2). São 477.954 casos totalizados. Na terça-feira (1º) eram contabilizados 477.833, ou seja, 121 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 51 confirmados nas últimas 24 horas.

Pelo 3º dia seguido, não foram registrados óbitos por Covid no RN. O total de óbitos no estado é de 8.054. Óbitos em investigação somam 1.558. Recuperados são 459.767. Casos suspeitos somam 682 e descartados são 906.169. Estimativa de casos em acompanhamento: 10.133.

Comercio de Caicó funciona normalmente nesta quarta-feira de cinzas; Correios e bancos abrem ao meio dia

Nesta quarta-feira (02), (de cinzas), o comércio da cidade de Caicó (RN), vai abrir normalmente nos dois expedientes e não apenas em um como ocorreu nos anos anteriores. O calendário de funcionamento do comercio para este período que seria de carnaval, foi divulgado pela Casa do Empresário, instituição que é composta por CDL, Acisc e SindVarejo.

As agências bancárias que ficaram fechadas na segunda (28) e na terça (01) reabrem para o atendimento ao público a partir do meio dia desta quarta-feira.

Os Correios também voltam a funcionar a partir do meio dia desta quarta-feira. As agências estavam fechadas por causa do período que seria do carnaval.

As agências do INSS, retomam o atendimento a partir das 14h desta quarta-feira.

Por Sidney Silva

Casos de Covid caem 37% entre a primeira e a segunda quinzena de fevereiro no RN

Teste Covid covid-19 em Natal, RN  — Foto:  Ascom/IMD/UFRN

Fevereiro de 2022 começou com filas para teste de Covid-19 e alta demanda por atendimento médico, além de crescimento nos percentuais de internações no Rio Grande do Norte – tendência percebida desde janeiro. Mas o mês acabou na última segunda-feira (28) registrando baixa de casos da doença.

O momento crítico, que foi considerado a terceira onda da pandemia, é seguido por uma tendência de queda, de acordo com o registro oficial de casos, internações e mortes.

Os números refletem a queda de 37% no registro dos casos de Covid. Na primeira quinzena do mês, foram cerca de 31,9 mil casos registrados da doença. Na segunda quinzena, o número caiu para aproximadamente 19,8 mil.

O relatórios também apontam queda no número de mortes ao longo do mês. Durante a primeira quinzena, os boletins oficiais da Secretaria Estadual de Saúde apontaram registro de 209 mortes pela doença no estado. No segundo período do mês, foram 136.

Atriz Ana Beatriz Nogueira descobre câncer inicial no pulmão

Ana Beatriz Nogueira (Foto: Ana Branco)

No ar em “Um lugar ao Sol”Ana Beatriz Nogueira descobriu um câncer em estágio bem inicial. Ela teve influenza, precisou fazer uma tomografia e, no exame, achou um pequeno tumor no pulmão. A atriz vai operar e, em maio, quando começam as gravações de “Olho por olho”, estará liberada para o trabalho. Ana, que esteve em cartaz no teatro e na televisão sem interrupções desde que a pandemia começou, já está reservada para a novela de João Emanuel Carneiro.

Em 2018, em entrevista à coluna, revelou ser portadora de esclerose múltipla e contou como lida com a doença. Durante a pandemia, ela precisou redobrar os cuidados com a saúde.

Na trama das 21h, ela interpreta Elenice.

Sisu: estudantes selecionados têm até terça (8) para fazer matrícula

Os estudantes selecionados na primeira chamada do processo seletivo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) têm até a próxima terça-feira (8) para fazer a matrícula na instituição de ensino na qual foi selecionado.

O programa permite que estudantes com melhores desempenhos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) conquistem vagas em universidades públicas. O MEC (Ministério da Educação) recomenda que os estudantes fiquem atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição divulgadas em seus próprios editais.

Soldados russos se rendem e sabotam veículos, diz funcionário do Pentágono

Soldados russos teriam se surpreendido com 'rigidez' das tropas ucranianas

Soldados russos que participam dos conflitos na Ucrânia, que já se estendem pelo sétimo dia nesta quarta-feira (2), estariam se rendendo em massa e sabotando os próprios veículos para evitar combates. A informação foi confirmada por um alto funcionário do Pentágono ao jornal The New York Times, sob condição de anonimato. Os militares estariam atormentados pelo baixo moral das tropas e pela escassez de combustível e alimentos.

Segundo informações do alto funcionário do Pentágono, algumas unidades russas depuseram as armas sem lutar, após enfrentar a resistência da defesa ucraniana. Ao jornal, a fonte teria dito ainda que um número significativo de tropas russas são jovens, mal treinadas e mal preparadas para os ataques.

Em alguns casos, de acordo com a autoridade, há relatos de que as tropas russas teriam aberto buracos nos tanques de gasolina dos veículos para evitar o combate. O funcionário do Pentágono não deu detalhes, porém, de como as tropas teriam chegado a essas avaliações. As informações teriam vindo ao seu conhecimento a partir de declarações de soldados russos capturados e de interceptações de comunicações.

Segundo o jornal, esses indícios podem ajudar a explicar por que as forças russas, compostas de um comboio de tanques e veículos blindados de 64 km, demoraram para se deslocar para Kiev, capital da Ucrânia.