O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou novo alerta de chuvas intensas para 126 cidades do Rio Grande do Norte. O aviso vale até 10h desta terça-feira (3). O alerta é de perigo potencial, o primeiro numa escala de três em relação à severidade das chuvas. O Inmet aponta que as chuvas que podem atingir as cidades são entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há também a possibilidade de ventos intensos, entre 40 e 60 km/h.
LIRAa: Caicó tem índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti de 5,7%

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, realizou mais um LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), o 2º de 2022. O trabalho foi realizado entre os dias 25 a 28 de Abril. De acordo com os dados levantados, o município de Caicó se encontra com o índice de infestação predial de 5,7%.
“Temos que reforçar, principalmente em tempo chuvoso, o cuidado e a orientação para a população. As pessoas devem verificar se no interior e no muro de suas residências tem algum depósito acumulando água parada sem a proteção devida, pois a grande maioria dos focos encontrados foram justamente em depósitos rasteiros, onde a própria população tem acesso fácil e diário aos mesmos. Vale ressaltar que estamos acompanhando com a equipe técnica da secretaria de Saúde os casos notificados, pessoas com suspeita de estarem acometidas com os vírus da Dengue, Zika ou Chikungunya. Neste mês de Abril tivemos 12 casos notificados aqui na cidade de Caicó, sendo que os 12 deram negativo para dengue e 08 positivo para Chikungunya e 04 totalmente descartado“, disse Luciélio Henrique, Coordenador de Endemias de Caicó.
Os maiores índices de infestação predial neste 2º levantamento foram encontrados nos Bairros Castelo Branco, Paraíba, Alto da Boa Vista, João XXIII e Paulo VI.
Drone cai na cabeça de mulher ao som de ‘Meteoro da paixão’ em show de Luan Santana
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2022/A/q/KH1U0YQ7OoE8B1IdDshw/luan-santana-drone.png)
Um drone atingiu a cabeça de uma mulher que assistia ao show de Luan Santana em Campo Grande (MS), durante a Expogrande 2022. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que a espectadora se afasta do palco com o dispositivo enroscado em seu cabelo, enquanto tocava a música “Meteoro da paixão”.
A jovem de 24 anos contou ao portal de notícias “Campo Grande News” que estava num espaço sem cobertura, na área Vip, localizada perto do palco.
— Estou com dor no ouvido até hoje — afirmou ela ao site, em publicação desta segunda-feira, dai 1º.
Concurso da Polícia Militar do RN tem provas para cargo de farmacêutico anuladas
A banca organizadora do concurso para oficiais da Saúde na Polícia Militar do Rio Grande do Norte anulou as provas para o cargo de farmacêutico, realizadas neste domingo (1º), em Natal. Segundo os candidatos, a prova tinha todas as questões voltadas para o cargo de farmacêutico hospitalar, quando o edital previa vaga para farmacêutico de análises clínicas.
Em nota, o Instituto Consulplan afirmou estar “firme no propósito de assegurar a lisura, a legalidade e a isonomia de seus processos” e comunicou a anulação da prova, agendando uma nova aplicação para 22 de maio.
Prazo para emitir ou regularizar título de eleitor termina quarta (4)
O prazo para emitir ou regularizar o título de eleitor termina na próxima quarta-feira (4). No Rio Grande do Norte, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o título pode ser emitido de forma totalmente on-line e também na modalidade presencial.
O TRE-RN orientou que os eleitores prezem pelo autoatendimento na internet, para evitar aglomerações no suporte presencial, que ainda não retornou 100% por causa da pandemia – preferencial para idosos e pessoas com dificuldade de acessar o sistema.
A recomendação é que o processo seja feito com antecedência para evitar contratempos.
Endividamento e inadimplência voltam a bater recorde em abril
O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer alcançou 77,7% do total de famílias brasileiras em abril, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (2) pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Trata-se da maior proporção de pessoas com as contas no vermelho de toda série histórica da pesquisa, apurada desde 2010.
A Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) aponta que indicador avançou 0,2 ponto percentual no mês. Com a evolução, o endividamento e a inadimplência figuram em um patamar 10,2 pontos percentuais maior do que o registrado em abril de 2021, quando a parcela de endividados correspondia a 67,5% da população.
De acordo com a pesquisa, a tendência de alta no endividamento se mantém ainda com os juros de mercado mais elevados.
Abril de 2022 com chuvas acima da média no RN
Confirmando a previsão anunciada, o mês de abril de 2022, penúltimo da quadra chuvosa, choveu 5,6% acima da média esperada, no Rio Grande do Norte. O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou que dos 167 municípios que compõe o estado, 109 tiveram chuvas nas categorias de normal a acima do normal.
De acordo com os dados do sistema, a Região Oeste foi a que mais choveu no período com 17,4% acima da média com 219 milímetros (mm)enquanto que o esperado era de 187,2mm. Em seguida, a Região Leste apresentou o maior volume com 143,2mm; depois, a Região Central com 125,1mm e por fim, Região Agreste com 71mm.
Em novo horário, Serginho Groisman revela segredo de sucesso duradouro

O “Altas Horas” estreou ontem em novo horário, começando logo após a novela “Pantanal”, e Serginho Groisman revelou o segredo do sucesso duradouro do programa. “O importante é fazer a plateia falar”, disse ao ser questionado por um fã sobre as mudanças na atração. “O sucesso de tanto tempo é esse, o inesperado.”
O “Altas Horas” foi ao ar pela primeira vez no ano 2000, mas Serginho já era conhecido do público por causa do “Programa Livre”, exibido no SBT nos anos 90 e que consolidou o formato hoje comandado por ele na Globo. O apresentador, no entanto, não considera que o formato do programa seja o mesmo ao longo desses mais de 30 anos na televisão.
Para ele, a interação dos convidados com a plateia também dá o tom do “Altas Horas”. “Eu sempre tento não ser o protagonista porque eu adoro isso. Desde a adolescência, que trabalho com música, eu queria ver quem eu amo perto. Para mim, [estar aqui] é trabalhar com prazer e com alegria.”
América-RN perde para o Afogados na Arena das Dunas

O Afogados venceu o América-RN por 1 a 0, na Arena das Dunas, pela 3ª rodada do grupo 3 da Série D do Campeonato Brasileiro. O gol do jogo foi marcado por Paulista, aos 41 minutos do segundo tempo em contra-ataque mortal. Os donos da casa sofreram na partida com um jogador a menos depois da expulsão de Everton, aos 26 minutos.
Com a derrota, o América-RN caiu duas poisções no grupo 3 e está em quinto, com quatro pontos. Já o Afogados, subiu para o terceiro lugar e soma seis pontos. Retrô, São Paulo Crystal e Icasa fecham o G-4. O América-RN joga novamente no próximo sábado, contra o Retrô, na Arena das Dunas, às 15h.
No RN, Campanha de vacinação contra febre aftosa começa neste domingo (1°)

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) inicia neste domingo (1º), a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Norte. A expectativa é imunizar 96% do rebanho que totaliza mais de 1 milhão de animais, entre bovinos e bubalinos. Segundo o Idiarn, o Rio Grande do Norte obteve a cobertura vacinal de mais de 93% do rebanho potiguar na segunda etapa de 2021. O instituto reforça que a vacinação é obrigatória para os animais de todas as idades e informa que o produtor cadastrado junto ao órgão deve adquirir sua vacina em uma das revendas autorizadas à comercialização.
O Rio Grande do Norte é reconhecidamente área livre da febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), desde maio de 2014, e não apresenta casos da doença há mais de 20 anos.
Na Copa do Brasil, Palmeiras leva susto, mas vence a Juazeirense de virada e com golaço
Em sua estreia na Copa do Brasil, o Palmeiras recebeu a Juazeirense no jogo de ida da 3ª fase e, depois de levar um susto na primeira etapa, superou o time baiano por 2 a 1, de virada, na noite deste sábado (30), na Arena Barueri.
Nildo Petrolina abriu o placar para a Juazeirense, mas a vitória palmeirense se deu com os gols de Breno Lopes, empatando ainda no 1º tempo, e Gustavo Scarpa, já na etapa final. O time baiano terá que reverter a desvantagem no duelo de volta, marcado para às 19h do dia 11 de maio, no Estádio do Café, em Londrina (PR). Na Copa do Brasil, o gol fora de casa não é critério de desempate e, em caso de igualdade no placar agregado, o classificado sairá nos pênaltis.
O Verdão agora se prepara para jogar o returno da Libertadores 2022. O primeiro compromisso é contra o Independiente Petrolero (Bolívia), na próxima terça-feira (3), às 21h30, em Sucre.
Mega-Sena: ninguém acerta as seis dezenas do concurso 2.477 e prêmio vai a R$ 60 milhões
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.477 da Mega-Sena sorteadas na noite de sábado (30). Com isso, o prêmio principal, que era de R$ 49.142.626,01, acumulou e está estimado em R$ 60 milhões. Veja as dezenas sorteadas: 20 – 33 – 37 – 38 – 49 – 50.
De acordo com a Caixa, 45 apostas acertaram a quina e vão receber R$ 95.131,71 cada. Já a quadra teve 4.787 apostas ganhadoras, com prêmio de R$ 1.277,54 cada um.
O próximo concurso (2.478) será realizado na quarta-feira (4).
Sede do Sindicato dos Jornalistas em Natal é alvo de arrombamento e roubo de equipamentos

A sede do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (Sindjorn) foi arrombada na madrugada deste sábado (30), em Natal. Foram levados computador e impressora do prédio, que fica no bairro da Ribeira, na zona Leste da cidade. Essa é a quarta ocorrência no local no espaço de dois anos, segundo a diretoria do sindicato.
A ação criminosa ocorreu por volta das 1h30 da madrugada. Os danos só foram percebidos pela manhã, quando dirigentes notaram que a porta lateral do sindicato havia sido arrombada. Não se sabe ainda quantos bandidos teriam participado da ação.
Rádio Rural de Caicó completa 59 anos de existência

A Rádio Rural de Caicó (RN) está completando 59 anos de existência. Fundada em 30 de abril de 1963, tinha como Diretor-Geral o Padre Itan Pereira da Silva, e era constituída de uma pequena equipe de colaboradores, entusiastas desse novo projeto para a Região do Seridó: um canal radiofônico capaz de levar aos lares do Município uma Cultura Musical e informativa nunca vista antes pelos habitantes locais.
Rádio Rural comemora a data neste Dia do Trabalhador, domingo (1) primeiro de maio.
Fátima Bezerra na Exposição lado a lado com Walter e Garibaldi

Fátima Bezerra ainda não fez uma aparição pública com o seu candidato a Senador Carlos Eduardo Alves. Com o seu Candidato a Vice, Walter Alves, sim, depois da aliança formalizada entre PT e MDB. Estiveram juntos ontem (30) na Exposição Agropecuária de São Paulo do Potengi (RN). O candidato a Deputado Federal Garibaldi Alves Filho, também. Lá foram recepcionados pelo Prefeito Pacelli que é do MDB.