Criminosos tentam arrombar caixa eletrônico em agência bancária no interior do RN

Criminosos entraram em uma agência bancária e tentaram arrombar um caixa eletrônico entre a noite de quinta-feira (5) e a madrugada desta sexta-feira (6) em Ipanguaçu, no Oeste potiguar. O caso foi registrado pela Polícia Militar por volta das 7h, quando clientes que chegaram ao local perceberam a agência do Bradesco revirada e acionaram as forças de segurança pública.

O prédio fica em uma área comercial no trecho urbano da RN-118 e não há residências próximas. Ainda de acordo com a Polícia Militar, apesar de tentarem arrombar o caixa eletrônico com uma lixadeira, os criminosos não conseguiram levar o dinheiro do estabelecimento.

Chuvas são registradas em todo o RN

Chuva em Natal — Foto: Larissa Cavalcante/Inter TV Cabugi

Em 24 horas, chuvas foram registradas em todas as regiões do Rio Grande do Norte pelo monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado (Emparn). Até por volta das 8h desta sexta (6), 64 estações meteorológicas do estado tinham registrado água.

O maior acumulado de precipitações entre 7h de quinta (5) e 7h desta sexta-feira (6) ocorreu na litorânea São Miguel do Gostoso, na região Leste, com 66 milímetros.

Língua portuguesa é a quarta mais falada no mundo

Exposição Sonhei em português!, com curadoria de Isa Grinspum Ferraz, no Museu da Língua Portuguesa.

O Instituto Camões informou que 260 milhões de pessoas (3,7% da população mundial) falam o idioma, o quarto mais usado, depois do mandarim, inlês e espanhol.

O português é a língua oficial de nove países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de Macau. Este ano, as comemorações oficiais da data ocorrem no Brasil, onde está o presidente da Assembleia da República de Portugal, Augusto Santos Silva. Para ele, o futuro da língua portuguesa depende de cada cidadão que fala e escreve o idioma.

Antes de viajar para o Brasil, Silva gravou vídeo em que homenageia a data e fala dos seus significados.

Postos devem exibir preço de combustível com duas casas decimais

Postos de gasolina no Rio de Janeiro exibem o preço do combustível

Termina amanhã (7) o prazo para que postos em todo país se adequem à regra de exibir o preço dos combustíveis com duas casas decimais, e não mais com três, como ocorre atualmente.A mudança foi determinada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio da Resolução nº 858/2021, publicada em novembro do ano passado.

De acordo com a ANP, o objetivo da mudança “é deixar o preço do combustível mais preciso e claro para o consumidor, além de estar alinhado com a expressão numérica da moeda brasileira”.

Assim sendo, acrescenta a agência, os preços deverão ser exibidos com duas casas decimais tanto no painel de preços quanto nos visores das bombas abastecedoras.

Instrução estabelece retorno de servidores a trabalho presencial

Publicada no Diário Oficial da União de hoje (6) instrução normativa do Ministério da Economia que estabelece o retorno de servidores e empregados públicos ao trabalho presencial. A medida vale para aqueles que trabalham em órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (Sipec).

A Instrução Normativa nº 36, no entanto, acrescenta que “os órgãos e entidades integrantes do Sipec poderão utilizar o Programa de Gestão, nos termos da Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020, para permitir a continuidade ou execução de atividades em regime não presencial”.

A instrução publicada em 2020 estabelece orientações, critérios e procedimentos adotados para a implementação de um programa de gestão que possibilita a execução de atividades remotas, pelos servidores e empregados públicos vinculados ao Sipec, detalhando situações, contextos e objetivos que viabilizam a implementação desse modelo.

OMS sugere que medidas simples podem reduzir 70% das infecções

Torneira de água

Medidas como boa higiene das mãos podem prevenir 70% das infecções em ambiente de cuidados de saúde, recomendou hoje (6) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A agência das Nações Unidas lembra que pessoas internadas em unidades de cuidados intensivos e recém-nascidos são especialmente vulneráveis a infecções hospitalares e se beneficiarão de “bons programas de prevenção e controle de infecções”.

De acordo com dados de 2016 e 2017, 7% dos pacientes em hospitais de países com rendimentos altos e 15% dos de rendimentos médios e baixos terão “pelo menos uma infecção relacionada aos cuidados de saúde”.

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave voltam a crescer

Um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) voltaram a crescer no fim de abril, entre adultos. A tendência foi observada em vários estados, o que afetou também a média nacional.

Segundo o boletim Infogripe, divulgado hoje (5), no Rio de Janeiro, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 14 das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) até a semana epidemiológica 17 (última semana de abril): Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

Câmara aprova piso salarial para enfermeiros

Votação do piso de enfermagem na Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou por 449 favoráveis e 12 contrários, o projeto de lei  que institui piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. Oriundo do Senado, a matéria segue para sanção presidencial.

Pelo texto, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente tanto em hospitais públicos e quanto em privados. Nos demais casos, o piso será proporcional: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do valor para os auxiliares de enfermagem e para as parteiras.

O texto estabelece que o piso da categoria será reajustado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e garante ainda a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.

Senado aprova PEC do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e endemias

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial

O Senado aprovou hoje (4) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 9/2022, que estabelece um piso salarial de dois salários mínimos, atualmente R$ 2.424, para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. A PEC foi aprovada na manhã desta quarta-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi incluída na pauta do Plenário da Casa assim que a Ordem do Dia teve início. A PEC segue para promulgação.Pelo texto, os vencimentos dos agentes serão pagos pela União e os valores para pagamento estarão previstos no Orçamento com dotação própria e específica. A proposta garante a esses profissionais adicional de insalubridade e aposentadoria especial devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas e determina que estados, Distrito Federal e municípios deverão estabelecer outras vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações para valorizar o trabalho desses profissionais.

Agentes de endemias realizarão “arrastão contra a dengue” em Caicó

Depois de realizar o Levantamento Rápido de Índice do Aedes aegypti – LIRAa, que identificou a presença do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, o Centro de Controle de Zoonoses vai promover o “Arrastão Contra a Dengue”. Os alvos são os bairros onde o índice foi mais alto.

A ação está prevista para acontecer entre os dias 09 e 13 de maio e terá o objetivo de identificar e eliminar os focos do mosquito.

O coordenador do CCZ, Luciélio Henrique disse que teve reunião com equipe técnica na manhã desta terça-feira (03), onde foram definidos os detalhes do arrastão.

“Os bairros: Paraíba, Soledade e João XXIII, serão visitados e concluídos durante essa semana. Vale ressaltar que o trabalho irá continuar normalmente nos bairros da zona oeste do nosso município. Os bairros da zona norte, zona leste e da área central, voltarão a ser visitados a partir do dia 16 de Maio”, disse.

O coordenador ainda reforçou o apelo para que as pessoas façam a sua parte em suas casas, eliminando potenciais criadouros do mosquito.

“É importante que o morador receba o agente de endemias, para que o mesmo realize as ações de tratamento, eliminação e trabalho educativo. O cidadão também tem que fazer a sua parte, não deixando água parada em depósitos rasteiros sem a devida proteção, pois o mosquito se prolifera mais nessa época por ocorrer chuvas esporádicas. Encerrando essas ações voltadas nestas localidades, o combate seguirá sendo realizado em todos os bairros”, contou.

Estatística do 6º BPM aponta que número de roubos e homicídios teve queda em Caicó

O Núcleo de Análise Estatístico do 6º BPM mostra que o mês de abril teve 60% menos roubos na zona urbana e 50% menos homicídios do que o mês de março. Na Zona rural registrou-se apenas um roubo e nenhum homicídio.

A integração entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, o apoio do Ministério Público, Poder Judiciário, Comando Geral da Polícia Militar, Comando Regional II, a interoperabilidade entre as Polícias Militar, Civil e Penal, com a participação da Central de Monitoramento Eletrônico, contribuíram sobremaneira para a diminuição dos índices.

Motorista de caminhão morre após veículo despencar de ponte na RN-093

Um caminhão carregado com sacas de farelo de milho despencou de uma ponte na RN-093, nesta terça-feira (3), entre os municípios de Tangará e São José do Campestre, região do Trairí do Rio Grande do Norte, e deixou uma vítima fatal.

O veículo saiu da estrada, destruiu parte do guarda corpo da ponte e caiu às margens do rio Trairí. O motorista que dirigia o veículo ficou preso nas ferragens da cabine e não resistiu aos ferimentos. A identidade dele ainda não foi revelada. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, o acidente aconteceu durante a madrugada, mas as equipes de salvamento só foram acionadas por volta das 6h30 da manhã.

As causas do acidente ainda são desconhecidas, todavia os militares acreditam que o caminhão seguia em alta velocidade, já que o impacto com a estrutura de proteção da ponte deixou um grande rastro de destruição, além do veículo ter sido projetado à uma distância considerável da rodovia.

Número de homicídios cai 23,8% em abril no RN

O Rio Grande do Norte completou, ao final do mês de abril, sete meses seguidos de redução nos índices de mortes violentas, os chamados CVLIs. Ao todo, foram registrados 109 homicídios durante o mês de abril deste ano, contra 143 mortes ocorridas no mesmo período do ano passado, o que representa queda de 23,8%.

RN registra mais casos de dengue em 4 meses de 2022 do que em todo o ano de 2021, diz Ministério da Saúde

Mosquito 'Aedes aegypti', vetor do vírus da dengue — Foto: Pexels

O Rio Grande do Norte já registra, nos primeiros quatro meses de 2022, mais casos prováveis de dengue do que em todo o ano de 2021. Os dados estão no boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que teve a edição atualizada divulgada nesta segunda-feira (2).

Segundo o documento, o Rio Grande do Norte registra de janeiro ao dia 23 de abril 6.278 casos de dengue. Em todo o ano de 2021, o Ministério da Saúde registrou 4.301 casos da doença. A essa altura, ao final do mês de abril, o estado tinha em 2021 o total de 724 casos de dengue, de acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

A incidência nos casos de dengue no estado são de 176 casos para 100 mil habitantes – a média nacional é de 254 casos.

Verdão enfrenta o Independiente Petrolero na Libertadores

Independiente Petrolero e Palmeiras se enfrentam em Sucre — Foto: ge

A terça-feira pode ser de classificação do Palmeiras para as oitavas de final da Libertadores. Na altitude de Sucre, o Verdão enfrenta o Independiente Petrolero, no estádio Olímpico Patria, às 21h30 (de Brasília), em jogo da quarta rodada do torneio sul-americano.

O time de Abel Ferreira lidera com sobra o Grupo A da competição. Com 100% de aproveitamento, os palmeirenses somam nove pontos, com 15 gols marcados e apenas dois gols sofridos, seguidos por Deportivo Táchira (quatro pontos), Emelec (dois pontos) e Independiente Petrolero (um ponto).

Por causa da maratona de jogos, o Verdão deve manter o rodízio no elenco. Além do pouco tempo de preparação desde o jogo de sábado, a comissão técnica trabalhou o grupo nos últimos dias pensando nos efeitos da altitude dos cerca de 2.800 metros.

Transmissão: SBT e Conmebol TV.