Após muitas ameaças, o SBT revelou na última quinta-feira a nova grade da emissora. A mudança, mais uma vez, visa aumentar a audiência do canal, que passa por uma crise sem precedentes. As novidades, porém, cheiram a naftalina. Com a justificativa de retomar a essência do SBT, atrações que haviam sido descontinuadas, como Bom Dia & Cia, Casos de Família e Aqui Agora, retornam à programação.
É difícil entender a lógica por trás dessas escolhas. Embora faça sentido oferecer um programa infantil numa faixa horária dominada por programas de variedades nos outros canais, a dúvida que se instala é a seguinte: que anunciantes vão querer ocupar os intervalos do Bom Dia & Cia se a publicidade infantil na TV aberta é proibida? O Chega Mais, que ocupou as manhãs do SBT em 2024, saiu do ar justamente por falta de faturamento.
A volta de Casos de Família e Aqui Agora também soam estranhas. O telebarraco comandado por Christina Rocha acabou pela baixa audiência e o Aqui Agora, além de concorrer com os consolidados Cidade Alerta e Brasil Urgente, tem o mesmo DNA do recém-cancelado Tá na Hora. Como o SBT espera obter melhores resultados se segue investindo em fórmulas desgastadas?
Entre as apostas que realmente podem ser consideradas novidades está o Alô Você, que Luiz Bacci comanda a partir da próxima segunda-feira, às 11h. O apresentador tem carisma e sabe se comunicar com o povão e, dependendo do conteúdo do Alô Você, ele pode roubar uma parcela da audiência do Balanço Geral, da Record. Essa migração de público, entretanto, não deve ser imediata. O SBT precisa ter calma e esperar o programa acontecer. Afinal, televisão é hábito. A crise no SBT não é só de audiência, é criativa também.
UOL