A programação do “Mossoró Cidade Junina” 2023 teve a apresentações do espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró – que reconta a história da expulsão do bando do cangaceiro Lampião há quase um século, na cidade. A apresentação aconteceu no adro da Capela de São Vicente, no centro da cidade. A peça teatral tem um elenco composto por mais de 150 profissionais, entre atores e bailarinos do município do Oeste potiguar.
O espetáculo completa 21 anos de exibição em 2023 e teve a direção geral de Leonardo Wagner, assistência de produção do cineasta Plínio Sá e coreografia de Roberta Schumara.
História
A história contada e recontada pelo Chuva de Bala ressalta o heroísmo de líderes da cidade e da população que expulsou o bando de Lampião em uma batalha histórica, no dia 13 de junho de 1927. Lampião era o cangaceiro mais temido do Nordeste. O bando de Virgulino Ferreira resolveu invadir a cidade de Mossoró, mas cidade soube da possível invasão e o prefeito na época, Rodolfo Fernandes, montou trincheiras para defesa.
O ataque aconteceu no dia 13 de junho, às 13h. “Eles foram pegos de surpresa pelos moradores daquela época que se armaram com unhas e dentes e defenderam a cidade.