Copa: Qatar proíbe cerveja no entorno de estádios e gera crise na Fifa

Estádio Education City, um dos oito estádios da Copa do Mundo do Qatar - Eurasia Sport Images/Getty Images

O Governo do Qatar comunicou hoje (18) à Fifa que vai mudar a regra de venda de cerveja durante a Copa do Mundo. Inicialmente, o acordo previa a venda de álcool no perímetro dos oito estádios em que a competição será disputada, mas isso foi cancelado. As tendas venderiam a bebida no entorno das arenas três horas antes da partida e uma hora depois; agora, só vão comercializar cerveja sem álcool. A informação foi publicada pelo The New York Times e confirmada pelo UOL, que apurou detalhes nos bastidores.

A mudança causou grande insatisfação nos patrocinadores da Copa, especialmente a Budweiser, que é a fornecedora oficial de cervejas da competição. Um dos pontos de insatisfação foi o fato de a decisão ter sido anunciada a dois dias da estreia. A reportagem apurou que a determinação partiu diretamente da família real qatari. No domingo, o Qatar joga contra o Equador na abertura.

Desde o início do dia, Fifa e representantes da empresa já estão se reunindo para conversar sobre o tema. Internamente, não ficou claro para membros e funcionários da entidade se a decisão foi tomada agora pelas autoridades ou se era algo já planejado mas que teve o anúncio adiado. Torcedores que viajaram ao Qatar tinham sido oficialmente informados de que o consumo de álcool seria liberado no entorno dos estádios.