A partir desta segunda (12), os agentes de endemias da Cidade de Caicó darão início a realização do LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), este trabalho do LIRAa/LIA auxilia as analises entomológicas e fornece informações sobre índices Predial (% de imóveis positivos, Breteau (% de depósitos positivos) e de tipo de recipiente (tipo de depósito positivos, predominante) com vistas na otimização e direcionamento das ações de controle de vetor. O levantamento estava suspenso pelo Ministério da Saúde desde 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus. Mas, o órgão emitiu uma nota técnica determinando a realização das ações com a possibilidade de os Municípios mandarem ou não, as equipes a campo. O trabalho de pesquisa acontecerá durante toda a semana, onde serão visitados todos os bairros de Caicó.
“É de suma importância a colaboração da população neste momento para essa realização do LIRAa aqui em nosso munícipio, caso o agente chegue na sua residência para realizar a pesquisa (O agente estará com EPI (mascara, luva, toca e álcool em gel para adentrar nos imóveis), o cidadão deverá comunicar se naquele imóvel tem algum morador acometido ou com suspeita de estar com o vírus da Covid, essa informação é valida para a segurança do agente de endemias e de toda a população caicoense, assim este levantando será realizado com toda a segurança que é necessária principalmente neste momento de pandemia” disse Luciélio Henrique, Coordenador do Centro de Controle de Zoonozes.
O mosquito Aedes aegypti transmite as doenças Dengue, Zika e Chikungunya e desde que a pandemia foi declarada, os índices de infestação predial não eram levantados em todo o território Brasileiro.