Com menos de 1% de água, açude Itans registra mortandade de peixes

Peixes mortos apareceram no Itans — Foto: Redes sociais

Pescadores registraram nos últimos dias uma mortandade de peixes no açude Itans, em Caicó, na Região Seridó do Rio Grande do Norte. Os trabalhadores gravaram vídeos que mostram a situação.

De acordo com o relatório mais recente do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), o Itans tinha 0,09% de volume de água em relação à capacidade total de armazenamento, que é de 75 milhões de metros cúbicos. O reservatório é considerado, atualmente, em volume morto.

A última sangria do Itans aconteceu no ano de 2009. Há alguns anos, o reservatório deixou de ser o responsável por abastecer a cidade de Caicó, que passou a receber água da adutora Manoel Torres, através do Rio Piranhas, em Jardim de Piranhas.

De acordo com o Igarn, a morte dos peixes no Itans tem ocorrido ocorre por conta do nível baixo de água. A situação também afeta agricultores da região, como Jonas José, que tem plantações às margens do açude.

“A gente está aqui, como diz aquele ditado, se virando nos 30, se acabando aqui com o restinho. Eles [os outros trabalhadores] cavam aqui de mahã pra ir puxando uma ‘aguinha’ para ir terminando de aguar o que tem aqui ainda”, falou.