São João Batista, o santo celebrado hoje em todo o mundo cristão, costuma ser retratado também como menino em telas, esculturas e outras artes sacras, mesmo tendo vivido em torno de 30 anos, segundo estimativas históricas. Tal figura tem uma explicação religiosa. João Batista é o precursor do messias, Jesus Cristo. Ele nasceu antes de Jesus para preparar o caminho do Salvador. Por ter nascido meses antes, é retratado como criança enquanto Jesus é o bebê, o recém-nascido de Belém.
A história cristã conta que João, depois de passar um tempo no deserto, comendo gafanhotos e mel silvestre, passou a anunciar o batismo para remissão dos pecados, tendo batizado, inclusive, Jesus Cristo. Aliás, é por isso que Batista (referência ao termo batismo) foi agregado ao seu nome. “O batismo é sinal de purificação”.
Não se sabe quem criou a imagem mais popular de São João Batista personificado em menino, que enfeita muitas quermesses Brasil afora. Muitos a chamam de “São João do Carneirinho”, já que, entre os elementos que a compõem, o animal sobressai.