A Páscoa, que acontece em 9 de abril, é marcada pela troca de ovos de chocolate. Porém, a tradição está sendo substituída por outras opções, e o preço do ovo é o principal fator dessa mudança. São recorrentes imagens e comparativos demonstrando que o grama de chocolate em barra é mais barato do que vendido em formato de ovo.
Segundo a professora de economia Nadja Heiderich, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, o consumidor tem perdido um pouco o interesse em ovos de Páscoa tradicionais há alguns anos, justamente devido à disparidade de preços.
“Os consumidores estão buscando soluções mais baratas que vão desde às barras e bombons de marcas conhecidas, como as opções de fabricação artesanal de ovos e bombons. Por terem menor valor agregado e menores custos de produção, naturalmente são uma opção mais em conta”, opina.
O preço elevado do ovo de Páscoa pode ser explicado por diversos fatores que tornam o valor agregado do produto mais alto.
As empresas precisam contratar mais mão-de-obra para essa data específica e elevar a quantidade de produtos, porque não são produzidos durante todo o ano, mas apenas durante alguns meses antes da Páscoa.
Outro fator que contribui para o custo mais elevado da produção são as embalagens que, além de serem maiores, são mais robustas e mais caras. Enquanto a embalagem da barra é simples, a do ovo é feita com plásticos mais duros e resistentes, já que precisam conservar o formato do chocolate.