Como diz o velho ditado: “o caldo entornou” na manhã desta quinta-feira no telejornal “Novo Dia”, na CNN Brasil. Comandado pelo âncora Rafael Colombo, tudo corria bem no jornal até o quadro “Liberdade de Opinião”, que tem participação de Alexandre Garcia.
No quadro, Garcia, 80 anos, defendia o governo Bolsonaro (para variar) e afirmou que o presidente tem “todo o direito” de lançar um decreto proibindo governadores e prefeitos de decretarem restrições para o controle de coronavírus—o que Bolsonaro ameaçou fazer ontem Para Garcia, a edição de decretos por presidentes “está na Constituição” e, se ele o fizer, o decreto deve ser cumprido.
Ao que Colombo respondeu de imediato: E a proteção à vida (que é o objetivo dos governadores)? Também não está na Constituição? Garcia ficou mudo. Parecia indignado. Ficou calado por tempo suficiente para que Colombo acreditasse que havia algum problema técnico na transmissão. Após o silêncio, Garcia respondeu de forma raté certo ponto ude: “Eu não estou sendo entrevistado” —em referência à pergunta do âncora.
Sem se abalar, Colombo seguiu normalmente e disse que (os dois) continuariam falando sobre o assunto no dia seguinte (não havia mais tempo). De semblante fechado, Garcia respondeu que “não sabia” se voltaria no dia seguinte (amanhã, sexta, dia 07).