Durante muito tempo foi ensinado que o verde e o amarelo, cores presentes na bandeira do Brasil e tidas como símbolos nacionais, representariam a riqueza das matas e do ouro do país. O azul e o branco seriam o céu.
É uma visão poética, abraçada pelo senso comum, e que faz sentido se levarmos em conta a linha do tempo da origem do Brasil. No entanto, o verde e o amarelo têm significados que remetem a acontecimentos importantes da história de Portugal, nação que colonizou o nosso país.
Entenda a origem das cores
- Verde: a cor era utilizada pelos primeiros povos que habitaram a Lusitânia, região correspondente a Portugal. Essa cor passou a representar liberdade quando os habitantes da região lutaram contra a invasão dos mouros na Idade Média.
- Amarelo: a cor fazia parte do brasão de armas de Portugal e foi adicionada depois da conquista do Algarve, em 1249, simbolizando os castelos conquistados dos mouros. O amarelo também era uma cor símbolo dos Habsburgo-Lorena, dinastia a qual a imperatriz Maria Leopoldina (primeira esposa de Dom Pedro I) pertencia.
- Azul e branco: as cores tidas como uma alusão ao céu do Brasil, com as estrelas representando os estados, são uma referência ao Condado Portucale, condado do qual surgiu Portugal. As cores desse condado foram escolhidas por Dom Henrique da Borgonha.