Técnico do Ministério da Saúde esclarece denúncia sobre o uso de “fumacê” no município de Caicó

O Coordenador de endemias do município de Caicó, Luciélio Henrique, entrou em contato com a equipe técnica do Ministério da Saúde que atuam na IV URSAP, na ocasião foi questionado algumas denúncias feitas por moradores em nossa cidade, em relação ao uso do fumacê costal que estaria sendo utilizado por empresas terceiradas, como também um vídeo que circulou nesta segunda (21) mostrando um trabalho que foi feito na zona norte por uma equipe do CCZ-Caicó.

“Alguns pontos a esclarecer sobre o ocorrido. O vídeo em questão trata-se de denúncia sobre “fumacê” no município de Caicó. Pelo que pudemos apurar, na verdade esse trabalho de UBV portátil apresentado no vídeo foi realizado por uma equipe da SMS devidamente autorizado para tal, uma vez que estava sendo feito um “bloqueio” na área. Constatamos, portanto, que houve equívoco da parte do denunciante em dizer que estava sendo feito “fumacê” contratado por particulares e na ocasião mostrou uma filmagem de uma equipe da SMS em ação, realizando um bloqueio de casos”

“Outra situação é o seguinte: Quando qualquer proprietário particular, representante de comércio, órgão público, etc., contratar uma empresa especializada em dedetização para realizar no seu domicílio o trabalho específico de tratamento químico. É de responsabilidade do órgão fiscalizador, ou seja, a Vigilância Sanitária, uma vez acionada pelo município para certificar se aquela empresa está de acordo com a licença sanitária, bem como ser analisado o inseticida e a dosagem utilizada na ocasião, para providências cabíveis” disse Gilson de Brito, técnico do MS que atua na IV URSAP.