Por que os talk shows praticamente desapareceram da TV?

Danilo Gentili comanda o The Noite no SBT

O SBT, já há tempos, mantém o “The Noite”, do Danilo Gentili, com um formato bem adaptado, exatas medidas, e que atende suas necessidades. A impressão é que, a caminho dos seus 10 anos de exibição, estão todos muito satisfeitos com ele. O curioso é que, após o fim do “Programa do Jô”, na Globo, e do “Programa do Porchat”, na Record, não tivemos mais outras tentativas no gênero. Talvez só o “Conversa com o Bial”, mas com uma pegada diferente.

O talk show ou algo semelhante ao seu formato, em tempos passados, chegou a ser considerado uma solução de grade das mais acessíveis, por não envolver custos tão elevados na sua realização.

Diante até das exigências que passaram a existir, entre produção, transporte, passagens, alimentação, hospedagens e outras na mesma altura, e que acentuaram enormemente o volume de gastos, o entusiasmo que existia aos poucos foi desaparecendo. Aliás, a televisão, como um todo, parece que desaprendeu a trabalhar com pouco. Ou com maior simplicidade. Os tempos mudaram e os exageros não são e nem podem mais ser permitidos.

Fechar a conta passa a ser responsabilidade de todos. Quem sabe por aí, os talk shows possam voltar, já enquadrados em nova realidade.