Região do Seridó continua na frente em casos de Covid-19 no RN: 77,1%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 65,8%, registrada no fim da manhã desta sexta-feira (15). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 292. Até o momento desta publicação são 83 leitos críticos (UTI) disponíveis e 160 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 149 disponíveis e 132 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana de Natal apresenta 63,6% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 64,6% e a Região Seridó 77,1%.

William Bonner faz desabafo no JN: ‘Estamos esgrimando com loucos’

William Bonner no Jornal Nacional - Reprodução/GloboPlay

William Bonner fez um desabafo ao vivo no “Jornal Nacional” (TV Globo), desta quinta. O âncora do programa defendeu o jornalismo profissional e criticou a gestão da pandemia no Brasil, afirmando que a equipe de notícias estaria “esgrimando com loucos”.

“Aí chega aquele momento em que eu, a Renata Vasconcellos, nós aparecemos aqui ao lado do Alan Severiano que está em São Paulo. Você já sabe o que vai acontecer agora. Mas eu queria só lembrar que se nós fazemos isso todo dia é porque nós estamos cumprindo um dever profissional. Nós aqui e todos os jornalistas do planeta Terra”, afirmou o apresentador.

“Nesse momento, infelizmente, além de dar as notícias, de trazer as informações corretas, nós estamos esgrimando com loucos, com irresponsáveis, com gente que é capaz de entrar num whatsapp da vida e sair espalhando mentira a bel-prazer, mas as mentiras mais absurdas, crendices. Tem gente que faz isso investido de cargo público”

O relato de Bonner movimentou as redes sociais durante à noite, tornando o nome do jornalista um dos assuntos mais comentados no Twitter.

RN: Colisão entre carro e caminhão deixa quatro feridos na BR-304

Acidente na BR-304 deixa quatro feridos — Foto: Cedida

Um acidente envolvendo um carro de passeio e um caminhão no no km 152 da BR-304, entre os municípios de Angicos e Fernando Pedroza, deixou quatro pessoas feridas na tarde desta quinta-feira (14). Um bebê de três meses – menino – estava no carro, na cadeirinha, mas saiu ileso. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os dois veículos bateram de frente. As causas do acidente ainda serão investigadas.

Imagens que circularam na internet mostraram que, pelo menos duas mulheres, foram arremessadas do carro. Elas aguardavam o socorro deitadas na pista. Com o impacto da batida, o veículo menor foi parar fora da pista. A parte frontal do carro ficou destruída.

Segundo a PRF, o motorista do caminhão não teve ferimentos. As quatro vítimas foram socorridas para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.

Rio Grande do Norte tem 126.890 casos confirmados e 3.138 mortes por Covid-19

O Rio Grande do Norte chegou a 126.890 casos de Covid-19 e 3.138 mortes pela doença desde o início da pandemia. O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta quinta-feira (14) aponta 1.340 novos casos e 13 óbitos a mais que o dia anterior – sendo oito nas últimas 24 horas, nos municípios de Caraúbas, Natal (2), Senador Elói de Souza, Parnamirim (2), Caicó e Mossoró.

Números do coronavírus no RN

  • 126.890 casos confirmados
  • 3.138 mortes
  • 66.355 casos suspeitos
  • 288.313 casos descartados
  • 91.645 confirmados recuperados

Pazuello admite colapso do atendimento de saúde em Manaus

Agentes de saúde transportam paciente no hospital Getúlio Vargas, em Manaus, em meio ao novo surto de Covid-19 na capital amazonense Foto: BRUNO KELLY / REUTERS - 14/01/2021

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, admitiu nesta quinta-feira o colapso do atendimento de saúde de Manaus, capital do Amazonas. Ele participou da transmissão ao vivo semanal ao lado do presidente Jair Bolsonaro. O ministro disse que já houve um colapso em abril e a cidade vive novamente uma situação “extremamente grave”.

 

Covid-19: Manaus vive colapso com hospitais sem oxigênio

Manaus vive uma crise sem precedentes com o avanço dos casos de Covid-19. Com internações batendo recordes, unidades de saúde ficaram sem oxigênio. O estado está sendo obrigado a enviar pacientes para outros estados. Os cemitérios também estão lotados, ampliaram o horário de funcionamento e instalaram câmaras frigoríficas. Para tentar frear o vírus, o governo estadual decidiu proibir a circulação de pessoas entre 19h e 6h em Manaus.

Whindersson Nunes compra oxigênio para pacientes de Manaus

Youtuber se sensibilizou com a situação que o estado está vivendo

Atento ao aumento de casos do novo coronavírus no Amazonas, Whindersson Nunes decidiu ajudar a população. O youtuber anunciou nesta quinta-feira (14), no Twitter, que está providenciando cilindros de oxigênio para distribuir nas unidades médicas mais urgentes em Manaus para uso dos pacientes.

“Providenciando 20 cilindros de 50L de oxigênio pra distribuir nas unidades mais urgentes em Manaus! “, afirmou.

No post em que divulga o projeto SOS AM, Whindersson pediu ajuda a amigos artistas para que colaborassem com doações. “Alô meus amigos artistas! Na hora de fazer show é tão bom quando o público nós recebe com carinho né, vamos retribuir????”.

Vacinação no Brasil começa na quarta-feira, diz Pazuello a prefeitos

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quinta-feira (14) que a vacinação contra covid-19 começará em todo o país na quarta-feira (20), às 10h, se a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar os imunizantes na reunião marcada para domingo (16). O presidente da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), Jonas Donizette, disse após a reunião que poderia haver atraso de no máximo um dia — iniciando na quinta-feira (21) — por razões logísticas.

“A logística estará pronta, e a vacina estará nos municípios quarta, dia 20, ou quinta, dia 21. Todas as cidades se disseram preparadas já para começar a aplicar a vacina [quando chegar].”

Os municípios não poderão escolher a vacina e receberão as doses na proporcionalidade das suas populações, pontuou Donizetti.

Governo diz que Estados são responsáveis por seringas e agulhas

Na imagem, ministro Eduardo Pazuello (Saúde)

O Ministério da Saúde informou em ofício que não possui estoque disponível de seringas e agulhas para a vacinação da população brasileira contra a covid-19, disse que as aquisições são realizadas pelos próprios Estados e que alguns deles não possuem o material.

“Com relação à comprovação dos estoques dos referidos insumos, cumpre-nos informar que, via de regra, as aquisições são realizadas pelos próprios entes federados, cabendo à União o fornecimento dos imunobiológicos necessários para execuções das ações de imunização. Por esse motivo, este Ministério não possui estoque disponível para a realização da referida campanha de vacinação”, diz o documento, datado de 8 de janeiro e assinado pelo assessor técnico Thiago Fernandes da Costa.

Infecção por coronavírus gera imunidade de ao menos 5 meses

A maioria das pessoas que foram infectadas pelo coronavírus tem uma imunidade média de 83% à doença por pelo menos cinco meses, mas podem ser reinfectadas e transmiti-lo, de acordo com um estudo conduzido pela agência de Saúde Pública da Inglaterra (PHE).

Os pesquisadores recrutaram cerca de 21 mil funcionários de hospitais britânicos, divididos em grupos com base no fato de terem passado pela infecção ou nunca terem sido infectados, e os submeteram a testes PCR quinzenais e a um teste mensal para seu nível de anticorpos entre junho e novembro. As informações são da PHE, que está vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Reino Unido e aconselha sobre saúde pública.

De acordo com os resultados, dos 6.614 profissionais que tinham anticorpos, apenas 44 desenvolveram uma potencial infecção. A pesquisa concluiu que a infecção proporciona 94% de proteção contra a reinfecção sintomática e 75% de imunidade contra a reinfecção assintomática.

Taxa de ocupação de leitos críticos por Covid-19 no RN é maior no Seridó: 80%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 64%, registrada no fim da manhã desta quinta-feira (14). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 295. Até o momento desta publicação são 86 leitos críticos (UTI) disponíveis e 153 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 146 disponíveis e 135 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região Oeste apresenta 59,5% dos leitos críticos ocupados, a região metropolitana de Natal tem 62,4% e a Região Seridó 80%.

Mensagem de Dr. Tadeu abrirá trabalho do Legislativo na Câmara de Caicó

A Câmara de Vereadores receberá no próximo dia 03 de fevereiro, às 17:30, o prefeito Dr. Tadeu para fazer a leitura da sua primeira mensagem anual. A sessão que acontece anualmente, tem caráter especial, pois abre os trabalhos do Legislativo, oficialmente. De acordo com o presidente Ivanildo do Hospital, a sessão será para poucas pessoas e obedecerá todos os protocolos de Saúde, em prevenção a COVID-19. Além disso, será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Casa do Povo.

As sessões ordinárias serão retomadas no próximo dia 08 de fevereiro de maneira híbrida, onde o vereador poderá participar de forma presencial ou remota.

Funcionária do DNOCS, chefe da Estação Psicultura de Caicó, morre de Covid-19

Faleceu na manhã desta quinta (14), Maria de Fátima Macedo, 67 anos, era funcionária do DNOCS e chefe da Estação Psicultura, em Caicó. Fátima estava internada no Hospital Regional do Seridó acometida da COVID-19, com agravamento do quadro a mesma não resistiu e faleceu.

Homem agride esposa e esfaqueia a própria filha de 1 ano no interior do RN

Uma criança de 1 ano de idade foi ferida de raspão por uma facada desferida pelo próprio pai na noite desta quarta-feira (13), na cidade de Umarizal, região Oeste potiguar. Segundo informações da Polícia Militar, o homem estava agredindo a esposa e tentou esfaquear a mulher, mas acabou acertando a criança. A mulher e a criança foram levadas ao hospital. O homem foi preso.

A Polícia Militar foi acionada por vizinhos da família por volta das 19h30. De acordo com a corporação, o homem estava bebendo e durante uma discussão, agrediu a esposa e em seguida pegou uma faca para atingir a mulher, mas acabou acertando de raspão a cabeça da filha, que tem 1 ano e 10 meses.

A criança e a mãe foram levadas para o hospital da cidade, mas os ferimentos não tiveram gravidade e elas foram liberadas ainda durante a noite. No local do crime, a polícia ouviu testemunhas que contaram que a mulher já tinha sido agredida outras vezes pelo marido, mas nunca prestou queixa.

O homem foi preso em flagrante pela polícia e ficou detido. Na manhã desta quinta-feira (14), ele deve ser ouvido pelo delegado da cidade.

Caminhoneiros pedem reunião com Bolsonaro para evitar greve nacional em fevereiro

caminhão-paralisação-greve-rodovia-presidente-dutra-RJ (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O presidente da Associação Nacional do Transporte Autônomos do Brasil (ANTB), José Roberto Stringasci, afirmou que a greve dos caminhoneiros prevista para o dia 1º de fevereiro vem crescendo em adesões e poderá ser maior do que a realizada em 2018. Entre os motivos, segundo ele, estão a crescente de insatisfação da categoria em relação ao preço do diesel e às promessas não cumpridas após a paralisação durante o governo de Michel Temer.

Integrante do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC), que na semana passada já alertou para a possibilidade de uma paralisação nacional, a ANTB representa cerca de 4,5 mil caminhoneiros e não vê problema de realizar uma greve em plena pandemia.

“A pandemia nunca foi problema. A categoria trabalhou para cima e para baixo durante a pandemia. Muitos caminhoneiros ficaram com fome na estrada com os restaurantes fechados, mas nunca parou”, afirma Stringasci.