Vacinação começa em todo o Brasil; Veja quem serão os primeiros

“Está dado o primeiro passo para a maior campanha de vacinação do mundo. O Brasil é referência em vacinas no mundo e vai continuar sendo. Hoje distribuiremos as vacinas para todos os estados. E hoje, a partir das 17h, os estados já podem distribuir aos municípios e dar início à vacinação”, afirmou o Ministro da Saúde ao iniciar a campanha de vacinação nesta segunda-feira (18), ao lado de governadores de todo o Brasil.

A vacinação terá início pelos grupos prioritários da chamada fase 1: trabalhadores de saúde, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena aldeada.

Governo do RN fará ato simbólico de vacinação nesta segunda-feira (18)

Com chegada das vacinas programada para a tarde desta segunda-feira (18), o Governo do Rio Grande do Norte prepara um ato simbólico de início de vacinação para hoje. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), os detalhes do ato ainda não foram definidos. Apesar de confirmar a ação simbólica, a campanha só deve começar oficialmente, no máximo, 72 horas após a chegada dos imunizantes, conforme já havia sido anunciado na semana passada.

 

Brasil registra mais de 7,4 milhões de recuperadas da Covid-19

O Brasil registrou neste domingo (17) mais 22.870 pacientes recuperados do coronavírus, totalizando 7.411.654 pessoas curadas da doença. O número de pessoas curadas já representa 87,3% do total de casos acumulados. A quantidade de pessoas curadas no Brasil é nove vezes superior ao número de casos ativos (866.598), que são os pacientes em acompanhamento médico.

Uma excelente notícia!

Messi é expulso e Barcelona perde título para o Athletic Bilbao

Lionel Messi expulso

Lionel Messi deixando o gramado antes do apito final e de cabeça baixa… A cena nada comum era um sinal claro de que o domingo (17/1) do Barcelona não foi como ele esperava. O time catalão perdeu por 3 x 2 para o Athletic Bilbao, na prorrogação, e ficou com o vice-campeonato da Supercopa da Espanha. O argentino perdeu a cabeça no minuto final da partida e, após uma cotovelada, foi expulso. O castigo do Barcelona foi grande. O empate do Bilbao no tempo normal ocorreu apenas aos 43 minutos do segundo tempo. Já na prorrogação, Iñaki Williams marcou um golaço e colocou o azarão na frente.

Com Messi apagado e nervoso, o Barcelona não teve forças para buscar o resultado e ficou sem o título. Já o Bilbao faz história. Antes de bater o Barcelona, o time basco havia eliminado o outro gigante da Espanha, o Real Madrid. Este foi o terceiro título da história do Athletic Bilbao nesta competição. Os outros dois foram em 1984 e 2015.

Hospital Giselda Trigueiro receberá 5 pacientes de Manaus

O Estado do Amazonas solicitou, neste domingo (17), o acolhimento de mais cinco pacientes provenientes de Manaus (AM). A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) atendeu ao pedido e organizou os leitos no Hospital Giselda Trigueiro para receber os pacientes. Além deles, outros dez pacientes irão para o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).

A previsão é que eles cheguem na noite deste domingo (17). A transferência teve início às 17h e foi possível através da parceria do Ministério da Saúde, Forças Armadas e Governo do Amazonas com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte.

Enem 2020: Candidatos com Covid-19 poderão remarcar data da prova

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que forem diagnosticados com a Covid-19 poderão remarcar a data da prova. Além da infecção pelo novo coronavírus, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também possibilita a nova chance de realizar o exame em casos de confirmação de outras doenças infecciosas, sendo elas coqueluche, difteria, doença invasiva por haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Nestas situações, os participantes precisam anexar o laudo médico confirmando seus diagnósticos na “Página do Participante”. O documento deverá conter o nome completo do candidato, o diagnóstico com a descrição do caso, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), a assinatura e identificação do médico competente – com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente junto à data do atendimento. Segundo o Inep, se o diagnóstico acontecer no mesmo dia da aplicação da prova do Enem, o candidato terá que telefonar para a Central de Atendimento do Inep no número 0800-616161 e comunicar seu quadro de saúde. A aprovação ou a reprovação de cada uma das solicitações será divulgada também na “Página do Participante”. Uma vez aceita a justificativa, o candidato é autorizado a prestar o exame na nova data, em 23 e 24 de fevereiro.

Primeiro dia de Enem tem cerca de 50% de abstenção, diz ministro

O Ministério da Educação e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgaram neste domingo (17) um balanço detalhado do primeiro dia de realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por meio de uma coletiva de imprensa, em Brasília. De acordo com o ministro Milton Ribeiro, o índice de abstenção ficou próximo a 50% por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus.

Fátima Bezerra diz que RN está preparado para vacinação contra Covid-19

whatsapp image 2021 01 14 at 16.44.43 Fátima Bezerra diz que RN está preparado para vacinação contra Covid-19

Após a autorização de uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), disse nas redes sociais que o estado está preparado para a vacinação.

“Finalmente! Vacinas Coronavac e de Oxford aprovadas pela Anvisa! Vitória da vida, vitória da ciência! Já disse e repito: estamos prontos pra dar início à campanha de vacinação em todo o estado!”.

Inclusive a Governadora já pegou o avião em direção a São Paulo!

guia um Fátima foi buscar a vacina

Ministro Pazuello diz que começa a distribuir vacinas às 7h de segunda-feira para todos os estados

7jan2021 o ministro da saude general eduardo pazuello durante coletiva no palacio do planalto Ministro Pazuello diz que começa a distribuir vacinas às 7h de segunda-feira para todos os estados

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o governo começa nesta segunda, às 7h, a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados.

“Está dado o primeiro passo para o início da maior campanha de vacinação do mundo contra o coronavírus”, afirmou, referindo-se à aprovação da Coronavac e a da Universidade de Oxford pela Anvisa. Poderíamos num ato simbólico ou numa jogada de marketing iniciar a primeira dose em uma pessoa, mas em respeito a todos os governadores, prefeitos e todos os brasileiros, o Ministério da Saúde não fará isso”, acrescentou o ministro. 

Agricultores potiguares esperam boas chuvas e preparam terras para plantio em 2021

Agricultor Manoel Antônio, prepara terra para receber plantação quando chuvas começarem no RN. — Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca

Na propriedade de seu Manoel Antônio, na zona rural do município de Paraú, região Oeste do Rio Grande do Norte, os animais são alimentados com capim e ração. Com o fim da pastagem natural, por conta dos meses secos, essas são as principais alternativas para alimentar o gado e as ovelhas.

“O pasto já acabou e agora a gente tá comprando a ração de armazém e esse capim. Mesmo com a ração mais cara, é o único jeito de alimentar os bichos até começar a chover”, explica o agricultor que já está esperando o período chuvoso começar.

A esperança do agricultor era que o ano de 2021 começasse com chuva. Por isso, o terreno destinado ao plantio de milho e feijão tem quase um hectare e está praticamente pronto para receber as sementes. O agricultor espalhou palhas de carnaúba no solo para servir de adubo. Muitos agricultores da região utilizam essa técnica para preparar a terra antes de receber as sementes.

Candidatos do RN relatam medo de contaminação por Covid-19 no 1º dia de Enem

ENEM 2020 - Natal, 17/01/2021 - Candidatos na entrada do maior local de prova na capital, na avenida Roberto Freire, em Capim Macio, na Zona Sul.  — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Candidatos potiguares relataram preocupação com a contaminação pelo novo coronavírus durante a realização das provas do Enem 2021, que começaram neste domingo (17). Os portões dos locais de prova se abriram às 11h30 e fecharam às 13h. Alguns candidatos, porém, chegaram com mais de uma hora de antecedência.

“Na realidade, eu preferia que o Enem fosse adiado, por questão de segurança. A vacina já está ai em processo de finalização, não é? Mas como não cabe a nós escolher isso, aceitei e estou aqui, tentando”, afirmou Pedro Lucas Calado, de 18 anos, pretende cursar história.

Vários foram os relatos dos candidatos aqui no nosso estado do Rio Grande do Norte.

Estigma das doenças mentais foi o tema de redação do Enem

Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 impresso tiverão de dissertar sobre “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” na primeira prova deste domingo (17). Este foi o tema da redação deste ano.

Anvisa aprova uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford

Uso emergencial se refere a 2 milhões de dose da vacina de Oxford e 6 milhões da CoronaVac

Com quinto e último voto, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou por unanimidade a autorização para uso emergencial da vacina de Oxford e da CoronaVac neste domingo (17). São as primeiras vacinas contra a covid-19 aprovadas para uso no país.

A decisão foi tomada nos primeiros três votos, a favor, da diretoria, composta por cinco membros. Os votos foram da relatora Meiruze Freitas, de Romison Rodrigues e Alex Machado. Eles ressaltaram o contexto de urgência, gravidade e colapso em alguma regiões, prestaram solidariedade às vítimas e familiares da doença, sobretudo aos casos de Manaus, e argumentaram que os benefícios dos imunizantes superam os riscos.

A vacina de Oxford foi desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e pela farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, e, no Brasil, será produzida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro. Já a CoronaVac foi desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac e será fabricada pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

Com vacina aprovada, imunização contra a covid está liberada no país

Vacina contra a covid-19 foi liberada para uso emergencial no Brasil

A imunização nacional contra a covid-19 ainda não tem data oficialmente definida, mas o ministro da Saúde Eduardo Pazuello anunciou na quinta-feira (14), durante reunião com prefeitos, que, se a Anvisa aprovasse a vacina de Oxford e a CoronaVac no domingo (17), a vacinação iniciaria na quarta (20) ás 10h.

É aguardar uma posição oficial!

Enfermeira é primeira pessoa vacinada contra covid-19 no Brasil

Enfermeira Monica Calazans, 54, primeira brasileira a ser vacinada contra a covid-19

A primeira dose de vacina contra covid-19 foi aplicada no Brasil neste domingo (17), após a aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) do uso emergencial da CoronaVac. A primeira pessoa vacinada no país é a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, moradora de Itaquera, com perfil de alto risco para complicações da covid-19.

“O senhor não tem noção da minha felicidade”, disse Mônica ao governador João Doria, antes de tomar a vacina. “Dez meses de sofrimento.”