Cavaleiros do Forró é atração da 49ª Feira Agropecuária do Seridó em Caicó

Com expectativa de movimentar R$ 5 milhões em negócios, foi lançada nesta terça-feira (17), a 49ª Feira Agropecuária do Seridó. A solenidade aconteceu no auditório da Emater com a presença do prefeito Dr. Tadeu, o secretário estadual de Agricultura Guilherme Saldanha, o presidente da Emater – Rodrigo Maranhão, Major Cirne, o procurador estadual Nivaldo Brum, o presidente da câmara de vereadores de Caicó – Ivanildo do Hospital, além de outras autoridades.

De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha a expectativa para feira são as melhores possíveis, uma vez que a região está vivenciando um bom momento de chuva. Ele adiantou que toda equipe do Agro estará presente, a Agência de Fomento para aquecer os negócios, que prometem ser promissores.

Durante o evento acontecerá o tradicional leilão “Seridó Terra do Leite”, com exemplares das raças Guzerá, Gir, Sindi e Pardo-Suíço.  O pagamento é facilitado através dos financiamentos bancários com o objetivo de oferecer aos criadores potiguares a possibilidade de adquirir animais selecionados das cabeceiras dos rebanhos com alto valor genético e produtividade leiteira e, assim, expandir o trabalho de melhoramento genético.

Em entrevista a nossa reportagem, o prefeito Dr. Tadeu enfatizou que os preparativos do espaço estão a todo vapor e que esta será uma das maiores exposições já realizadas no município.

”Esta deverá ser uma das maiores exposições no município. Caicó é uma das maiores bacias leiteiras do Estado, fruto de muito trabalho dos que se empenham arduamente no trabalho. A exposição fomentará a economia no município e ela será uma das maiores já realizadas na cidade”, disse.

Tadeu ainda aproveitou para enaltecer o termo de sessão do espaço junto ao Governo do Estado onde a Prefeitura levou a feira dos animais para o Parque Monsenhor Walfredo Gurgel, melhorando o espaço de comercialização entre os agropecuaristas.

No evento haverá shows com a Banda Cavaleiros do Forró, Hugo & Heitor e o regional pé de serra que garantirá muito forró durante o evento.

Band, Record e CNN têm interesse no passe de Carlos Tramontina

Jornalista Carlos Tramontina (Reprodução / Globo) - Reprodução / Internet

Recém-saído da Globo, Carlos Tramontina deve ser alvo de uma disputa no mercado em breve. A coluna apurou que os departamentos de jornalismo de três emissoras diferentes estudam ter o âncora em seus times. A mais interessada no passe do jornalista é a Band, que vê nele um rosto com grande apelo para a maior praça publicitária do país, São Paulo.

No entanto, o nome de Tramontina tem circulado nos corredores da Record e também da CNN. Internamente, ele é encarado com um reforço de prestígio para a cobertura das eleições deste ano. Por enquanto, o apresentador segue de férias, cumprindo merecidos dias de descanso.

Em quatro meses, número de casos de dengue soma quase três vezes o total de notificações do ano passado no RN

Mosquito Aedes aegypti é responsável por transmitir a dengue. — Foto: Reprdoução/EPTV

Em quatro meses, até o último dia 7 de maio, o Rio Grande do Norte registrou quase três vezes o total de casos de dengue notificados no estado ao longo de todo o ano de 2021, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) divulgados nesta terça-feira (17).

Segundo o boletim epidemiológico, o estado chegou a 11.427 casos prováveis de dengue – uma incidência de 323,93 casos para cada 100 mil habitantes. O número é 14 vezes superior ao registrado no mesmo período do ano passado (de janeiro até o início de maio), quando o estado registrou 806 casos prováveis.

Além disso, os números registrados até o início de maio superam em quase três vezes o total de casos nos 12 meses do ano passado: 4.301, segundo o Ministério da Saúde.

Governo do RN decreta epidemia de dengue após registrar mais de 11 mil casos suspeitos em 2022

Rio Grande do Norte (RN) está em situação de Epidemia de Dengue. Em 2022, até a semana epidemiológica 01 a 18, terminada em 07 de maio, o estado já registrou 11.427 casos prováveis da doença. A incidência geral de casos está em 323,93 casos/100 mil habitantes.

Os números estão no Boletim Epidemiológico das Arboviroses, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) nesta sexta-feira (13). Em relação às Regiões de Saúde, a maior incidência foi registrada na 1ª Região (489,2/100 mil hab.), seguida da 4º Região (435,77/100 mil hab.) e 7ª Região (435.06/100 mil hab.).

O crescimento da doença no estado pode ser constatado na comparação com 2021, quando foram registrados, até a semana 18, um total de 806 casos prováveis, passando para os 11.427 casos em 2022.

O número de casos das demais arboviroses está crescendo em todo o Rio Grande do Norte. Em 2022 já foram registrados 3.397 casos prováveis de chikungunya e 708 casos prováveis de zika vírus.

‘Gente perto de mim, não’: Wesley Safadão se defende de vídeo que viralizou

Não encosta não, não quero ninguém perto de mim", afirma Safadão em vídeo

Wesley Safadão precisou se defender em suas redes sociais depois que um vídeo em que ele aparentemente maltrata uma fã que pede uma foto viralizar. “Não encosta, não. Gente perto de mim, não”, diz o cantor no trecho de cerca de 3 segundos de gravação.

A situação aconteceu durante o show TBT WS em São Luís, no Maranhão. Depois de circular bastante por grupos, o perfil do Instagram Patolino Sincero, que cobre notícias da região, fez um post levantando a polêmica. Rapidamente o vídeo se espalhou por outros perfis, tomando grande proporção.

Segundo o cantor, a fala não foi direcionada a fã, e sim aos seguranças do evento, que nunca tinham trabalhado com ele. O cantor ainda pediu desculpas para a moça que filmou a cena por ela ter se sentido ofendida e reforçou que a fala não foi direcionada a ela.

Após o vídeo viralizar, outros fãs do cantor passaram a divulgar vídeos de outros ângulos do momento que Safadão vai do camarim até o palco, provando a versão do artista de que tirou foto com algumas pessoas naquele momento.

CAERN identifica mais de 13.500 gatos no RN

Caern - Segunda Via de Tudo

A ação irregular prejudica o sistema de abastecimento e é crime previsto no código penal, por esse motivo, a Companhia mantém equipes trabalhando diariamente para investigar denúncias. Nos últimos 12 meses, a Caern realizou mais de 50 mil fiscalizações, em todo o Estado. O furto de água é considerado uma perda comercial para a Companhia, além disso, prejudica o abastecimento, já que essa água deveria ser distribuída apenas para ligações ativas.

“As ações de fiscalização buscam coibir as ligações clandestinas e possibilitar uma melhor distribuição entre os clientes da Companhia”, explica Giordano Filgueira, Superintendente Comercial.

As ligações clandestinas são passíveis de multa, suspensão do fornecimento de água e outras penalidades.

Libertadores: Palmeiras pode já garantir a melhor campanha

Palmeiras encara adversário inédito nas oitavas de final da Libertadores –  Palmeiras

O Palmeiras volta à Copa Libertadores nesta quarta-feira com a tranquilidade de já estar classificado às oitavas de final e com a primeira colocação do Grupo A garantida. Mas o time de Abel Ferreira tem mais um objetivo: a melhor campanha geral da fase de grupos.

Com média de cinco gols por jogo até agora, o Verdão recebe o Emelec nesta quarta-feira, às 19h, no Allianz Parque. Se vencer os equatorianos, os palmeirenses vão a 12 pontos e limitam a disputa pela liderança geral. Além do Verdão, apenas os argentinos Estudiantes e River Plate e o Flamengo abrem a quinta rodada com possibilidade de somar 16 pontos ao fim da fase de grupos. Todos têm dez neste momento.

Exposição Agropecuária de Caicó será lançada na na terça-feira (17)

O lançamento da 49ª Exposição Agropecuária de Caicó, vai acontecer na próxima terça-feira (17), a partir das 9h,  no auditório da Emater, localizado na zona leste da cidade. Estarão presentes, o secretário estadual de agricultura, Guilherme Saldanha, o prefeito Dr. Tadeu e seu vice, Toinho Santiago, além das instituições parceiras como IDIARN, EMATER, ANCOC, entre outros.

A exposição vai acontecer nos dias 27, 28 e 29 de maio no Parque Monsenhor Walfredo Gurgel. No dia 26, os animais serão recebidos.

MPRN cobra da Sesap conserto de veículos para combate á dengue

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN) recomendou à Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap) o conserto da frota de carros fumacê. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (14). Dos 15 carros fumacê da Sesap, 11 estão quebrados por falta de peça. A recomendação é assinada pela Promotora de Justiça Substituta, Raquel Batista de Ataíde Fagundes. No texto, a promotora cita o último boletim epidemiológico da semana 14 — concluído no dia 9 de abril — apontando que no RN foram notificados 4784 casos de dengue, 1719 casos de Chikungunya e 368 casos de Zika.

Assim, o Ministério Público recomenda ao secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, que adote em até 30 dias as providências administrativas necessárias para regularizar o funcionamento da frota de veículos estaduais. Nesse mesmo prazo, a Saúde deve informar ao MP quais medidas foram tomadas para atender à recomendação. “Caso contrário, deve apresentar as razões que impedem o cumprimento do que foi recomendado, sob pena de serem adotadas medidas judiciais cabíveis”, diz o informe do Diário.
Procurada, a Sesap informou que já tomou conhecimento da recomendação. “Inclusive já estamos em fase da chegada das peças. Já existia uma aquisição em curso, mas devido ao valor ser muito alto demorou para o parecer sair”.

RN perde 34,5% dos leitos pediátricos

O Rio Grande do Norte fechou 432 leitos pediátricos em 10 anos, de acordo com dados da plataforma Datasus, do Ministério da Saúde. Os números se referem aos leitos clínicos e cirúrgicos do próprio Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada, mantidos com recursos do SUS. A redução em uma década é de 34,58% – eram 1.249 leitos em 2012 e em 2022 são 817. O quantitativo atual foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap/RN).

As estatísticas sobre a quantidade de leitos para tratamento infantil no RN indicam uma redução quase que progressiva ao longo dos últimos 10 anos.

Arthur Aguiar alfineta Globo e diz que não recebeu prêmio do BBB22

Arthur Aguiar no Encontro

Campeão do BBB22, Arthur Aguiar participou do Encontro com Fátima Bernardes nesta segunda-feira (16/5) e aproveitou para dar uma alfinetada na Globo quando questionado sobre os planos com o prêmio de R$ 1,5 milhão do reality show.

O ator foi questionado por um fã sobre o que faria com o dinheiro, mas disse que só poderia pensar no destino do valor quando recebesse o prêmio. “Eu quero pensar com calma, ainda nem recebi esse dinheiro, então vou pensar”, completou ele, deixando claro que ainda não recebeu o prêmio de R$ 1,5 milhão.

McDonald’s anuncia saída definitiva da Rússia após 32 anos

Loja do McDonald's em Moscou, na Rússia, com algumas pessoas dentro, após a rede anunciar que suspenderia temporariamente seu funcionamento no país como reação à guerra na Ucrânia- Metrópoles

A rede americana de fast food McDonald’s anunciou nesta segunda-feira (16/05) que vai encerrar suas operações em definitivo na Rússia e vender seus negócios no país. O anúncio marca o fim da presença de três décadas da rede na Rússia e é mais um sinal do isolamento econômico da Rússia em meio à guerra na Ucrânia. O McDonald’s iniciou suas operações em Moscou em janeiro de 1990, ainda na era soviética, e a inauguração da primeira loja na capital do país foi encarada à época com um dos símbolos da abertura do antigo império comunista para o exterior.

Pai é preso suspeito de estuprar a própria filha de 13 anos, em Campina Grande

1ª Delegacia Distrital do bairro José Pinheiro, em Campina Grande — Foto: Artur Lira/ TV Paraíba

Um homem foi preso suspeito de estuprar a própria filha de 13 anos, neste domingo (15), em Campina Grande. Moradores vizinhos à casa, onde aconteceu o crime, teriam ouviram gritos e foram verificar o que estava acontecendo. Chegando no local, encontraram o pai vestido apenas com uma camisa e a adolescente chorando.

De acordo com a Polícia Militar, uma outra filha de 18 anos relatou que as duas sofriam agressões do pai há algum tempo. Os crimes teriam acontecido após a morte da mãe. As meninas moravam sozinhas com o pai.

MP entra com ação para obrigar governo do RN a nomear aprovados no concurso da Polícia Civil logo após curso de formação

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) entrou com uma ação civil pública com pedido de tutela antecipada para determinar que o estado nomeie todos os candidatos aprovados nas cinco etapas no concurso público para delegado, agente e escrivão de Polícia Civil logo após o curso de formação. No pedido, o órgão pede que a Justiça determina que a nomeação seja feita no prazo de até 30 dias, após o resultado definitivo do curso, previsto para acabar em 31 de agosto deste ano.

No RN, Homem armado se finge de paciente em unidade de saúde e assalta servidoras e estudantes

Um homem armado invadiu uma unidade básica de saúde e assaltou servidores e estudantes, na manhã desta segunda-feira (16) em Mossoró, no Oeste potiguar. Segundo servidores, o homem chegou à UBS do bairro Abolição II por volta das 8h – a unidade estava lotada de pacientes. Ele sentou por um tempo na recepção e se fingiu de paciente, como se estivesse esperando por atendimento. Depois foi direto para a sala de enfermagem, onde mostrou uma arma de fogo e anunciou o assalto.

Na sala, estavam duas enfermeiras e várias estudantes que fazem estágio na unidade, além de uma preceptora – que é a professora que acompanha e orienta os estagiários. O homem roubou celulares, e joias como cordões e anéis usados pelas vítimas e fugiu da unidade em seguida sem que as pessoas nos outros setores percebessem.