LIRAa: Caicó tem índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti de 5,7%

Caicó realiza ações contra o Aedes Aegypti em bairros com elevado índice de  infestação - Gláucia Lima

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, realizou mais um LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), o 2º de 2022. O trabalho foi realizado entre os dias 25 a 28 de Abril. De acordo com os dados levantados, o município de Caicó se encontra com o índice de infestação predial de 5,7%.

Temos que reforçar, principalmente em tempo chuvoso, o cuidado e a orientação para a população. As pessoas devem verificar se no interior e no muro de suas residências tem algum depósito acumulando água parada sem a proteção devida, pois a grande maioria dos focos encontrados foram justamente em depósitos rasteiros, onde a própria população tem acesso fácil e diário aos mesmos. Vale ressaltar que estamos acompanhando com a equipe técnica da secretaria de Saúde os casos notificados, pessoas com suspeita de estarem acometidas com os vírus da Dengue, Zika ou Chikungunya. Neste mês de Abril tivemos 12 casos notificados aqui na cidade de Caicó, sendo que os 12 deram negativo para dengue e 08 positivo para Chikungunya e 04 totalmente descartado“, disse Luciélio Henrique, Coordenador de Endemias de Caicó.

Os maiores índices de infestação predial neste 2º levantamento foram encontrados nos Bairros Castelo Branco, Paraíba, Alto da Boa Vista, João XXIII e Paulo VI.