A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou novidades nesta segunda-feira (14) a respeito da temporada 2022 da Fórmula 1. Entre elas, a permanência das corridas sprint, que estrearam na categoria em 2021 e definem aos sábados o grid de largada das corridas aos domingos.
Na próxima temporada, as corridas sprint acontecerão em três Grandes Prêmios: Emilia Romagna (22 a 24 de abril), Áustria (8 a 10 de julho) e Brasil (11 a 13 de novembro). Em 2021, a novidade foi testada nos GPs de Grã-Bretanha, Itália e São Paulo.
De quebra, as corridas aos sábados darão pontos aos oito primeiros colocados: oito para o vencedor, sete para o segundo colocado, seis para o terceiro e assim por diante. Em 2021, apenas os três primeiros pontuavam, com três pontos para o vencedor, dois para o segundo colocado e um para o terceiro.
Segundo a FIA, a pole position será definida às sextas-feiras nos eventos em questão – até 2021, o pole era o vencedor da corrida sprint aos sábados. Além disso, as medidas referentes ao teto de gastos seguem inalteradas para os sábados.