Considerado pela comunidade educacional como um dos projetos de eficiência, o Ronda Escolar está suspenso temporariamente na cidade de Caicó. O comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Walmary Costa explicou que a motivação para a suspensão foi o comprometimento no efetivo destinado ao Ronda, já que dezenas de policiais foram enviados para a realização de cursos e capacitações.
A suspensão do Ronda Escolar, que contava com um efetivo de 9 policiais, pode se estender por até quatro meses. Para as professoras Marta Geruza e Jessiane Fernandes, os prejuízos com a suspensão do Ronda Escolar já serão sentidas nos próximos dias. “Era um braço amigo que podíamos contar diariamente para enfrentarmos esse avanço da violência às escolas”, pontuou Marta que é diretora da Escola Senador Guerra, uma das mais tradicionais de Caicó.
Mesmo reconhecendo a importância da manutenção do Proerd, outro programa da Polícia Militar no combate a violência, em especial as drogas, seu coordenador Sargento Luiz Carlos, que também comandava o Ronda Escolar, destaca que um não substituirá a ausência do outro.