Campeão da Libertadores, Palmeiras se classifica ao Mundial de Clubes e Recopa

— Foto: Foto: Cesar Greco/Palmeiras / Agência O Globo

A taça mais desejada da América do Sul está nas mãos do Palmeiras pois, ao vencer o Flamengo, neste sábado, Montevidéu, no Uruguai, conquistou o título da Libertadores de maneira heroica. Mas não foi só isso. O alviverde também garantiu passagem para mais duas competições na próxima temporada: o Mundial de Clubes, que será deve ser disputado em fevereiro nos Emirados Árabes, e a Recopa Sul-Americana, em 2022.

O Mundial de 2021 deve ser o último no atual formato, adotado pela Fifa em 2005. A entidade planeja fazer um reformulação no torneio. A ideia era fazer já em 2021 um Mundial com 24 participantes, na China, mas o plano teve que ser adiado por causa da pandemia da Covid-19.

Anteriormente, o torneio estava previsto para acontecer em dezembro, no Japão. Mas o país que foi sede das últimas Olimpíadas informou à Fifa que não teria condições de organizar a competição por causa da pandemia. O Rio de Janeiro chegou a mostrar interesse em receber a competição, mas Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, foi escolhido como novo anfitrião do torneio. Os jogos devem acontecer em fevereiro.