Caicó: Agente de endemias desenvolve projeto “Meu bairro contra o Aedes aegypti”

O agente de endemias, Lúcio Bezerra, desenvolveu um projeto junto ao Bairro Frei Damião, zona oeste da cidade de Caicó, trabalho este desenvolvido através da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fazendo parte da primeira turma de Especialização em Avaliação em Saúde Aplicada a Vigilância. O projeto tinha o objetivo diminuir o índice de infestação predial daquela localidade, como também realizar a parte educativa com os moradores. O índice predial do Frei Damião no início da realização do projeto era 13,3% e atualmente se encontra com o mesmo zerado (0,0), dados do ultimo LIRAa realizado em Caicó entre os dias 13 á 17 de Setembro de 2021.

“Elaborar o projeto e pôr em pratica são duas fases distintas, e quando o projeto tem êxito a sensação é de dever cumprido, o trabalho de campo é exaustivo e utilizar novas metodologias no combate ao Aedes aegypti é um avanço do SUS para melhor atender a população” disse Lúcio Bezerra. 

O projeto distribuiu kits educativos compostos por dois panos de prato e uma escova, ambos com mensagens educativas e durante a distribuição os moradores foram orientados como proceder para ter higiene pessoal e coletiva junto a população. O projeto teve nota 10 junto a UFPE e apoio do município de Caicó para sua realização no ano de 2020.

“A nossa tentativa é dar continuidade a este projeto levando para toda a cidade de Caicó, quero parabenizar o agente Lúcio pela iniciativa e comprometimento junto ao trabalho de endemias aqui em nosso Município” Luciélio Henrique, Sub Coordenador de endemias.