Cai o índice de infestação do Aedes Aegypti em Caicó; De 12,7% para 5,8%

O Subcoordenador de Endemias no Município de Caicó, Luciélio Henrique, confirmou nesta quarta (30), que foi concluído o 2º Ciclo do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 23 á 29 de Junho de 2021. Os agentes de Endemias constataram que houve uma queda no índice de infestação predial do mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Zica e Chikungunya. De 12,7% (1º LIRAa – 12/04 á 16/04) para 5,8% (2º LIRAa – 23/06 á 29/06).

“Atribuo esse resultado aos agentes de endemias que através da secretaria municipal de Saúde, realizaram um trabalho no primeiro momento em cima dos bairros onde foi constatado maiores índices de infestação predial no mês de Abril e a ajuda de boa parte da população que colaborou com o trabalho dos agentes, fazendo assim que esse índice baixasse aqui em nossa cidade” disse Luciélio Henrique.

O setor mais crítico em relação a infestação da dengue continua sendo a zona Oeste, mas com um trabalho de conscientização e outras estratégias que a Coordenação fará junto à comunidade, o setor de endemias espera que a referida área tenha um controle melhor para que os índices de infestação baixem a cada ciclo realizado. E uma das principais medidas de prevenção desse vetor é manter a residência, terrenos baldios, comércios, borracharias, dentre outras localidades, sempre limpo e eliminando os possíveis criadouros que ficam expostos sem a devida proteção.