Barragem das Traíras, no Seridó, corre risco real de arrobamento se encher

Se o ‘inverno’ tivesse sido rigoroso na região do Seridó e a Barragem Passagem das Traíras acumulasse um grande volume d’água o suficiente para atingir sua lâmina de sangria, correria o risco iminente de ‘arrombar’.

A revelação foi feita ao blogue do Xerife por uma fonte bem informada. Que acrescentou que uma fenda será aberta para que toda água acumulada esvazie para que o serviço de recuperação da parede do reservatório seja feito diante do risco que representa.

A principal intervenção a ser realizada será a abertura de uma fenda na ombreira direita com dois objetivos principais: evitar o acúmulo de água e permitir uma análise maior sobre o estado da fundação do açude.

A abertura da fenda já é o início da recuperação, mas a empresa ainda vai entregar à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) o projeto da recuperação total do reservatório, que prevê ações como envelopamento dos taludes e um rebaixamento de 1 m do vertedouro. De acordo com Molinas, Essas intervenções vão diminuir peso e pressão no reservatório sem fazer com que ele perca capacidade de acumulação.

A barragem foi construída às pressas ao apagar das luzes da gestão do então governador do Rio Grande do Norte, Vivaldo Costa. 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here