Nesta sexta-feira (6), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promoverá uma audiência pública para discutir o futuro do Açude Itans, localizado em Caicó, a 272 km de Natal. O encontro será realizado no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) de Caicó, a partir das 14h, e terá como foco a possibilidade de revitalização do reservatório para novas utilidades, além de ações que assegurem sua preservação.
O açude, que hoje conta com apenas 0,45% de sua capacidade, enfrenta a iminência de secar completamente caso não haja chuvas suficientes até janeiro, segundo o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn). Há cerca de dez anos, o Itans deixou de abastecer a cidade de Caicó, que atualmente é suprida pela Adutora Manoel Torres e pelo sistema da barragem de Oiticica.
O debate, intitulado “Projeto SOS Itans: por uma revitalização desse nosso patrimônio”, é uma iniciativa da Frente Parlamentar das Águas, presidida pelo deputado Francisco do PT. A proposta foi desenvolvida pelo professor Carlos Eugênio de Faria, docente de Geografia do IFRN Caicó, e sugere novos usos para o açude, como lazer, cultivo de hortaliças e pesca.