A Argentina tratou de celebrar o seu tricampeonato mundial, conquistado no último domingo (18), sobre a França. Em meio à festa, sobrou uma ou outra provocação a uma antiga fala do astro rival, Kylian Mbappé, sobre um potencial favoritismo dos europeus frente aos sul-americanos. Dentro de campo, os hermanos venceram e ficaram com a Copa do Mundo, no estádio Lusail.
Mbappé pode nem estar errado se levado em conta, por exemplo, o histórico da seleção brasileira. Os pentacampeões mundiais foram eliminados por europeus nas últimas cinco oportunidades: França (2006), Holanda (2010), Alemanha (2014), Bélgica (2018) e Croácia (2022). Por outro lado, só na campanha de La Tercera, os argentinos venceram Polônia, Holanda, Croácia e França.
Ainda antes de embarcar para Doha, Mbappé lançou a polêmica. O camisa 10 dos Bleus, agora com 12 gols em duas participações em Copas do Mundo, ressaltou o alto nível dos campeonatos disputados na Europa, ainda mais depois que foram diminuídos os amistosos entre seleções de outros continentes.
“A vantagem que nós temos aqui é que sempre jogamos partidas de alto nível. Temos a Nations League, por exemplo. Quando a gente chega à Copa do Mundo estamos prontos. Por isso que, quando você olha para as últimas Copas, sempre são os europeus que ganham”, disse Mbappé, em entrevista à TNT Sports.
“Hoje demonstramos que estamos à altura das seleções europeias”, limitou-se a dizer o jogador para as TV argentinas.