O MME (Ministério de Minas e Energia) informou, em nota divulgada no início da tarde desta segunda (9), que está garantido o abastecimento nacional de combustíveis. Segundo o ministro Alexandre Silveira, refinarias, terminais e bases de distribuição funcionam normalmente. Na noite de domingo (8), na sequência dos atos de vandalismo em Brasília, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) bloquearam a entrada da Repar (Refinaria Presidente Getúlio Vargas), em Araucária, na Região Metropolitana em Curitiba.
Também em nota, a FUP (Federação Única de Petroleiros) disse que tomou conhecimento da “convocação de atos nas refinarias e distribuidoras de combustíveis”, e que permaneceu a noite toda em alerta, junto aos sindicatos do setor.
Segundo a entidade, a tentativa frustrada de invasão às instalações da Petrobras mostra o quanto a empresa é importante e estratégica para o país, “aumentando a nossa responsabilidade de reconstrução da companhia”. O MME informa que tem conversado com as entidades vinculadas para garantir o abastecimento, e que está monitorando o status dos protestos nessas estruturas.