Logo após anunciar que os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estavam matematicamente no 2º turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou balanço do pleito e abriu espaço para perguntas de jornalistas ao presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes.
Ao iniciar a coletiva, Moraes voltou a ressaltar que as eleições foram tranquilas e harmônicas. Ele destacou que isso não significa ausência de contratempos, mas que foram problemas comuns. “O dia de hoje tem dois grandes vencedores: a sociedade brasileira, que demonstrou maturidade, consciência, tranquilidade e harmonia para votar. E o segundo vencedor é a Justiça Eleitoral, que mostrou seriedade e transparência na divulgação dos votos”, assinalou.
Moraes voltou a garantir a transparência e segurança das urnas. Sobre o programa-piloto com biometria para o teste de integridade, ressaltou que, do ponto de vista operacional, foi tudo muito bem. Os resultados de todo o país sairão nos próximos dias.