A temperatura da cidade de Caicó, localizada na região do Seridó do Rio Grande do Norte atingiu 40,04°C na tarde de segunda-feira (25), segundo o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa do Rio Grande do Norte (Emparn). De acordo com a estatal, o sistema vem registrando “discretos e gradativos aumentos nas temperaturas do estado”, sobretudo no interior, ao longo das últimas semanas.
Ainda de acordo com a Emparn, esta é a época do ano mais seca e mais quente no Nordeste Brasileiro, porém as temperaturas estão apresentando valores acima do normal para o período no Rio Grande do Norte, devido aos efeitos do fenômeno El Ñino.
“Ontem na cidade de Caicó, por exemplo, tanto na cidade como em áreas rurais, a temperatura registrada pelo nosso posto de monitoramento ultrapassou a marca dos 40°C”, disse o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.
A previsão para a última semana de setembro é de céu nublado a claro nas regiões Leste e Agreste. Para o interior, a previsão é de céu claro com pouca nebulosidade com temperaturas variando entre 24°C e 38°C. A tendência, segundo a Emparn, é a da permanência do fenômeno no Brasil pelo menos até meados de 2024.