Ministério Público recomenda torcida única para clássicos entre ABC e América-RN

Torcida organizada do ABC entrou em confronto com a Polícia Militar na frente do Frasqueirão — Foto: Augusto César Gomes

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) que os clássicos entre ABC e América-RN sejam disputados com torcida única.

A recomendação assinada nesta sexta-feira é baseada em vasto material apresentado pelo Comando da Polícia Militar, que apontou inúmeros atos de vandalismo, crime e “total descaso com o que define o Estatuto do Torcedor como normas a serem observadas pelas torcidas organizadas”. O MPRN pede que a FNF adote a medida “de forma imediata”. A federação tem prazo de 48 horas para informar sobre o atendimento da recomendação.

Segundo o documento, a federação deve liberar o acesso ao estádio apenas da torcida do clube mandante do jogo. Não haverá espaço exclusivo para torcida visitante, que, mesmo assim, poderá ter acesso à área mista do estádio, desde que não ostente símbolos (bandeiras, acessórios, camisas, etc) ligados às torcidas organizadas.

O MPRN também recomendou ao comando da Polícia Militar que fiscalize situações de risco, buscando evitar confronto entre torcedores, que seja determinado o uso do poder polícia, de forma motivada, para controle e acesso de torcedores com camisas do time adversário.

Aos clubes ABC e América, o MPRN recomendou que se abstenham de realizar qualquer tipo de evento no dia do jogo, sem que antes seja autorizado e vistoriado pela PM, “inclusive devendo ser vedado o acesso do torcedor às dependências do complexo esportivo sem prévia revista de segurança por parte da Polícia Militar”.