Comitê Científico sugere toque de recolher a partir de 20h em todo o RN

Em novo documento divulgado nesta sexta-feira (05), o Comitê Científico do RN sugere ao governo do estado a adoção de toque de recolher a partir das 20h até às 6h da manhã, de segunda a sábado, em todo o território estadual. Ainda conforme o documento, só será permitido o funcionamento dos estabelecimentos na modalidade delivery.

Ao todo o Comitê sugere ao Governo do RN 12 medidas que, caso sejam acatadas, deverão ser anunciadas ainda hoje (05) pela governadora Fátima Bezerra (PT).

Entre outras recomendações, o grupo de cientistas sugere “restringir a venda de bebidas alcoólicas nos finais de semana, assim como consumo em locais públicos (como por exemplo em bares, restaurantes, conveniências, praças, praias) como estratégia de auxiliar na redução de aglomerações”.

Os cientistas opinam ainda pela ampliação das medidas restritivas em todo o território estadual, aumentado as estratégias de mitigação por um período de 21 dias, sendo passível de nova avaliação, devendo permanecer abertos apenas os serviços essenciais.

O comitê não recomenda a utilização de medicamentos como prevenção ou tratamento precoce para a COVID-19, uma vez que não existem, na opinião do grupo científico, “evidências científicas que embasam esta conduta”.

A opinião do comitê diverge do que tem sido adotado pela Prefeitura do Natal, que distribui o medicamento Ivermectina e recomenda o uso como prevenção e tratamento da Covid-19 no início da doença.